Encontro de práticas corporais do Sesc Belenzinho promove debate sobre ancestralidade no esporte

Novembro 18, 2020

Nos dias 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro de 2020, o Sesc Belenzinho promove a edição 2020 do Encontro de Práticas Corporais. Em formato online, a atividade engloba uma série de encontros ao vivo pelo Instagram da unidade em bate-papos que discutem e evidenciam elementos ancestrais no esporte. Participam da programação Mestre Janja, Jeanne Kuk e Roberto Simões, em conversas aos sábados, às 11h.

Ancestralidade e Capoeira é o tema da primeira transmissão, que conta com a participação da Mestre Janja e com mediação do educador Gilberto Almeida. Nessa atividade, que acontece no dia 21, Janja faz um panorama sobre as origens da capoeira, passa por nomes que marcaram a história da prática, como os Mestres Pastinha e Bimba, entre outros. Ainda será abordada a musicalidade intrínseca à capoeira, a luta regional baiana e a capoeira contemporânea.

Rosângela Costa Araújo, também conhecida como Mestre Janja, é uma historiadora e capoeirista brasileira. Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), tem em seu currículo a atuação acerca da herança cultural do povo negro e a luta pelo respeito e igualdade de gênero.

Em Ancestralidade e Tai Chi Chuan, no dia 28, Jeanne Kuk aborda a trajetória e história da arte marcial chinesa conhecida como Tai Chi Chuan. Ela conta como foi seu primeiro contato com a prática e guia os espectadores na relação da modalidade com o autocuidado. O bate-papo é mediado pelo educador Edson Moura.

Filha de chineses, Jeanne Kuk é formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha com práticas corporais chinesas, o Tai Chi Chuan, o Lian Gong e Qi Gong da Garça.

Com mediação do educador Bruno Lucca, dia 5 de dezembro, acontece Ancestralidade e Yoga. Nesta atividade, Roberto Simões aborda as práticas regionais, a descolonização do Yoga na Índia e no Brasil e como aconteceu a ocidentalização da prática.

Mestre e pós-doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), é também graduado em Educação Física, especialista em psicologia, yoga e fisiologia e autor dos livros Neurobiologia e Filosofia da Meditação (2ª edição pela Ed.Phorte) e Ioga Malandro: Uma perspectiva histórica do ioga na América Latina e sociorreligiosa brasileira.

Gerado a partir da ampliação dos encontros de yoga promovidos pela unidade desde 2014, o Encontro de Práticas Corporais do Sesc Belenzinho está em sua terceira edição, com reflexões sobre formas alternativas de educação do corpo e a busca não só do movimento e da melhora da saúde, mas do autoconhecimento, sensibilização, expressividade e criatividade.

Sesc na Quarentena

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas online, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Serviço

ENCONTRO DE PRÁTICAS CORPORAIS 2020

- Bate Papo Ancestralidade E Capoeira
Com Mestre Janja
Dia 21 de novembro de 2020 (sábado), às 11h
Plataforma: Instagram da unidade (@sescbelenzinho)
Grátis
Livre

- Bate papo Ancestralidade e Tai Chi Chuan
com Jeanne Kuk
dia 28 de novembro de 2020 (sábado), às 11h
Plataforma: Instagram da unidade (@sescbelenzinho)
Grátis
Livre

- Bate papo Ancestralidade e Yoga
Com João Gonçalves e Roberto Simões
Dia 5 de dezembro de 2020 (sábado), às 11h
Plataforma: Instagram da unidade (@sescbelenzinho)
Grátis
Livre

Sesc Belenzinho

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP)
www.sescsp.org.br/belenzinho

Sesc Belenzinho nas redes

Facebook | Twitter | Instagram | YouTube