Em Um Certo Alguém, Preta Ferreira diz desejar um futuro para as crianças crescerem em paz, sem medo de morrer pelo racismo

Setembro 16, 2020

Janice Ferreira da Silva, mais conhecida como Preta Ferreira, é a nova convidada da série de entrevistas Um Certo Alguém. O seu olhar sobre si mesma, o passado, presente e futuro entram no ar a partir das 13h, do dia 17 de setembro, quinta-feira, no site do Itaú Cultural.


Crédito: Thi Santos

O objetivo da série semanal é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura para criar um material curto e de rápido consumo, em que o entrevistado responde a quatro perguntas: qual é a história de sua maior saudade? o que mais te emociona? como imagina o amanhã? e quem é?

A baiana de 36 anos de idade é graduada em publicidade, cantora, atriz e uma das lideranças da Ocupação 9 de Julho, no centro de São Paulo, onde vivem centenas de famílias, que não têm acesso à moradia, um dos diretos fundamentais do ser humano, previsto na Constituição Federal de 1988. “Minha maior saudade é de ser aquela criança que não pensa em racismo antes e depois de dormir, mesmo já sofrendo as consequências dele,” relata ela, que foi uma das protagonistas do premiado filme de Eliana Caffé, Era o Hotel Cambrige. As suas respostas continuam neste caminho e, quando questionada sobre o que mais a emociona não titubeia: “quando vejo uma pessoa preta entrar na universidade. Eu não faço nada pensando somente em mim, tudo que faço tem de ser em plural, pois a conquista só será válida se for dividida por todos.”

Ela foi presa, em 24 de junho de 2019, junto de outros ativistas pela moradia, acusada de extorsão e associação criminosa por supostamente coagir moradores a pagarem taxas nas ocupações do centro da capital paulista, porém, após 70 dias na prisão, nenhuma prova contra ela foi apresentada. Hoje, Preta responde ao processo em liberdade e prepara, junto à editora Boitempo, o livro MINHA CARNE: diário de uma prisão. O amanhã dela ainda é atrelado ao fato de ter sido encarcerada. “Quero estar em liberdade, a verdadeira liberdade, principalmente a que me foi tirada. Pretendo estar nos palcos levando música e cultura para todos os povos,” diz ela, que se vê como uma mulher preta que luta por igualdade e justiça social.

IC virtual

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Para acessar as edições anteriores de Um Certo Alguém:

Tom Zé: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/tom-ze-um-certo-alguem
Natalia Borges Polesso: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Elza Soares: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Letrux: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/letrux-um-certo-alguem
Valéria Barcellos: https://www.itaucultural.org.br/valeria-barcellos-certo-alguem
Bruna Valença: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/bruna-valenca-certo-alguem
Jarid Arraes: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/jarid-arraes-certo-alguem
Micaela Cyrino: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/micaela-cyrino-certo-alguem
Esmir Filho: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/esmir-filho-certo-alguem

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural