Em Um Certo Alguém, a diretora da Biblioteca Mário de Andrade diz ter saudade do entardecer no mar de sua infância

Setembro 02, 2020

A próxima edição da coluna Um Certo Alguém, a ser publicada no dia 3 de setembro no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br, tem como convidada a jornalista, curadora e atual dirigente da Biblioteca Mário de Andrade, Josélia Aguiar. O objetivo da série é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura, semanalmente, para criar um material curto e de rápido consumo. Os participantes respondem quatro perguntas fixas sobre o passado, presente e futuro, abordando um ponto de vista pessoal, e sobre como se auto identificam.

Josélia se descreve como alguém capaz de passar horas vendo o mar e diz ser a primeira infância vivida em Salvador (BA) a sua maior saudade, quando sua mãe a carregava até a janela para verem o entardecer no horizonte. “O futuro era imenso”, afirma. Deve ser por isso que hoje em dia ela deseja cada vez mais estar em contato com a natureza. “Vou dar um milhão de jeitos de conseguir isso.” Ao imaginar o futuro, pensa em um amanhã com menos desigualdade.

Diretora da Biblioteca Mário de Andrade, Josélia escreveu a biografia de Jorge Amado, que demorou quase oito anos para ficar pronta e com a qual venceu o Prêmio Jabuti 2019. Ela também é doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou na Folha de S.Paulo e foi curadora do Festival Literário Internacional de Paraty (Flip) nas edições de 2017 e 2018.


Crédito: Agência Ophelia

IC virtual

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Para acessar as edições anteriores de Um Certo Alguém:
Tom Zé: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/tom-ze-um-certo-alguem
Natalia Borges Polesso: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Elza Soares: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/elza-soares-um-certo-alguem
Letrux: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/letrux-um-certo-alguem
Valéria Barcellos: https://www.itaucultural.org.br/valeria-barcellos-certo-alguem
Bruna Valença: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/bruna-valenca-certo-alguem
Jarid Arraes: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/jarid-arraes-certo-alguem
Micaela Cyrino: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/micaela-cyrino-certo-alguem