Confira a programação de cidadania de agosto do Sesc Consolação

Agosto 06, 2018

O Sesc Consolação realiza em agosto uma série de ações de cidadania, como o bate-papo "Balaio de Pais", integrando uma ação em rede do Sesc São Paulo, em que um grupo de pais se encontra com o público para discutir questões relacionadas à paternidade. Essa conversa é gravada em um podcast que fica disponível no site do projeto. Outras atrações são oficinas de audiodescrição nas artes cênicas e sobre o corpo deficiente nesse mesmo campo artístico.
A edição 'paternidades' acolhe assuntos referentes às diversas realidades do exercício paterno no cenário da sociedade atual, pautada na equidade, diversidade, pluralidade e transversalidade das relações existentes nos territórios. E a necessidade de debater esses temas passa por questões de gênero, de saúde do homem, de fortalecimento de vínculos e de afetividade.
Os formatos das ações se apresentam nas mais diversas linguagens, com perspectivas provocativas e reflexivas sobre a paternidade hoje, o dia a dia dos pais, a quebra de tabus, a presença ou a ausência da figura paterna, a influência da mãe no protagonismo do pai, o envolvimento afetivo do homem, o instinto maternal x construção histórico-cultural, o compartilhamento no cuidado com a(o)s filha(o)s e na divisão das tarefas da casa, "ajudar" x "participar", o surgimento de grupos de pais, o assunto nas mídias sociais, o assunto no mercado de trabalho e a discussão no âmbito de instituições como a ONU e a UNICEF.
São apresentados no curso 'Corpo deficiente nas artes cênicas' os diversos discursos sobre a deficiência e sua relação com a prática de artistas, intelectuais brasileiros e norte-americanos, a partir das investigações realizadas no percurso artístico e acadêmico empreendido pela pesquisadora Carolina Teixeira.
Deficiência e arte entrecruzam-se neste curso como eixos propulsores de novas possibilidades/diálogos que se vislumbram no campo da cena. Para além das visões fetichistas e reducionistas que ainda predominam sobre este tema, Carolina propõe o aprofundamento do lugar de experiência empreendido por corpos que ao longo da história vivenciaram adversidades de ordem social, cultural e econômica, imbricadas diretamente sobre o projeto político Corpo.
A partir de experiências práticas, Daniella Forchetti e Shirlei Caetano ministrarão o curso de 'Introdução à audiodescrição nas artes cênicas'. O último encontro será uma apresentação de performance, utilizando os recursos de audiodescrição, com a participação de Shirlei, intérprete surdo cega.

Confira abaixo a programação:

BATE-PAPO:

BALAIO DE PAIS
30/8. Quinta-feira, às 19h. Livre. Grátis

O "Balaio de Pais" é grupo que grava uma vez por mês um bate-papo lançado como podcast pela internet. No mês de agosto, fará esta gravação no Sesc Consolação com a participação do público num descontraído bate-papo sobre diferentes temas relacionados à paternidade.

Podcast do Balaio de Pais

www.balaiodepais.com.br

CURSOS:

CORPO DEFICIENTE NAS ARTES CÊNICAS, COM CAROLINA TEIXEIRA
13 a 16/8. Segunda a quinta, das 19h às 22h. Inscrições: de 1 a 11/8, na Central de Atendimento. Grátis. 16 anos.

Carol Teixeira é artista e pesquisadora, com doutorado em Artes Cênicas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Atuou por onze anos, de 1996 a 2007, junto à renomada Roda Viva Cia. de Dança em Natal (RN). É artista independente e trabalha entre Salvador e Natal, criando intervenções e performances acerca do tema deficiência. Já trabalhou com diversos grupos do país, como Coletivo MR (SP), Grupo Roda Pará (PA), Grupo de Estudos em Performance (RS), além do Grupo Dançando com a Diferença, de Portugal. É preparadora cênico-corporal e produtora cultural.
Em 2011, publicou o livro "Deficiência em Cena", lançado pela editora Ideia (PB). O trabalho discute a questão da deficiência, o "projeto inclusivo" no campo das artes da cena e na promoção da autonomia dos artistas, grupos e organizações de pessoas com e sem deficiência no Brasil. Trabalhou como pesquisadora associada na Oberlin College, nos Estados Unidos, em parceria com a Profa. Ann Cooper Albright. Colabora com artigos e palestras para a discussão do tema deficiência nas artes, no país e no exterior.

www.deficienciaemcena.com.br

INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO NAS ARTES CÊNICAS, COM DANIELLA FORCHETTI E SHIRLEI CAETANO
22/8 a 6/9. Às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. Inscrições: Grátis. 14 anos.

Daniella Forchetti é artista-pesquisadora, arte educadora, audiodescritora e fonoaudióloga. Atua como consultora pelo Música e Movimento Acessibilidade Cultural e é diretora e intérprete do DiDanDa Grupo Experimental de Dança. Além disso, é doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp, mestra em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP, especialista em linguagens das artes pela UFJF, especialista em Comunicação pela Hilton Perkins (Estados Unidos) e tem certificação internacional na Audio Description Associates (Estados Unidos).
Outros cursos feitos por Daniella são de Formação do Método Bertazzo, de aperfeiçoamento em dança em cadeira de rodas, pela UFJF; de Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva, pela Pinacoteca do Estado de São Paulo; de Símbolos, Literácia e Comunicação pela Cnoti (Portugal).

Com 65 anos, Shirlei Caetano Pinto Araújo é surdocega, dançarina e artesã. Desde 2003, é associada à ABRASC (Associação Brasileira de Surdocegos). Participa de atividades voltadas para o público surdocego e com múltiplas deficiências, realizando um trabalho voluntário nas oficinas de Padaria, Dança e Argila do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltipla Deficiente, e da ADEFAV (Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual).
Especializou-se nessas atividades e hoje faz parte de um grupo de dança inclusiva (DiDanDa), que faz apresentações em Congressos, na Virada Cultural Inclusiva, na Reatech (Feira de Reabilitação e Tecnologia), no Memorial da Inclusão e em teatros. Atua também como consultora na formação de professores em dança inclusiva e em audiodescrição.

SESC CONSOLAÇÃO
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Fone: (11) 3234-3000
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela

Horário de funcionamento da unidade:
Segunda a sexta, das 7h às 22h.
Sábados e feriados, das 10h às 19h.
Domingos, das 16h30 às 18h

Site: sescsp.org.br/consolacao
Facebook: facebook.com/SESCConsolacao/
Instagram: @sescconsolacao

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SESC CONSOLAÇÃO
(11) 3234-3056 | (11) 3234-3067
imprensa@consolacao.sescsp.org.br