Julho 01, 2020
Elza Soares é a nova entrevistada de Um Certo Alguém, série de depoimentos veiculados no site do Itaú Cultural. No dia 2 (quinta-feira), às 13h, o Itaú Cultural apresenta a terceira entrevista com reflexões da cantora, que mais do que um ícone da cultura brasileira, sendo mulher e negra, dá voz à maior parte da população do país. Como ela mesma define: “Elza é esperança”. Na próxima semana é a vez da cantora Letrux responder às quatro perguntas feitas pelo Núcleo de Comunicação da instituição, que idealizou o projeto. Antes delas, o cantor e compositor Tom Zé abriu a série, seguido da escritora Natalia Borges Polesso.
Cantora do milênio, como a elegeu a BBC de Londres na virada para os anos 2000, ela tem saudades musicais de sua longa trajetória, não somente de carreira, mas de vida, tendo completado 90 anos de idade na última semana. A Mulher do Fim do Mundo, Deus é Mulher e Planeta Fome são alguns dos títulos citados pela artista com esse carinho nostálgico. Com eles, Elza acessou multidões e fez ecoar lutas políticas, sociais e identitárias, as quais vive na pele desde que nasceu. “É uma saudade boa”, identifica ela.
A voz polifônica de Elza, reverbera até nas questões mais simples. O que ela mais quer nesse momento, é o desejo de muitos: o fim da pandemia. “Espero que as pessoas tenham aprendido e se conscientizado politicamente sobre muita coisa”, diz. Com muitos altos e baixos na vida, ela, que é a própria mulher no fim do mundo, depois de nove décadas de luta, tem um desejo para o futuro que transborda generosidade: “que seja diferente do que passei ontem ou no mês passado. Que seja tudo muito ensolarado, com o povo mais feliz, mais consciente. A gente sorrindo de verdade.” Aos seus próprios olhos, ela é a mesma incansável guerreira da felicidade que se nota nos palcos. “Elza Soares é a mesma de sempre, não muda. Ela é isso: esperança, certeza de um amanhã melhor, de vida feliz, do povo com um sorriso de canto a canto”, diz sobre si mesma.
Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php