Eduardo Saron abre Diálogos Itaú Cultural de julho com Eliane Parreiras e Ricardo Ohtake

Julho 01, 2020

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, tem compromisso marcado com o público online da instituição todas as quartas-feiras, por 45 minutos, a partir das 17h. Entre live e gravações, a série de bate-papos semanais com os seus convidados do mundo da cultura brasileira, entre gestores culturais, pesquisadores e artistas,  foi iniciada em maio e segue até agosto. Ele abre os bate-papos de julho no dia 1, com Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, e Ricardo Ohtake, que preside o Instituto Tomie Ohtake.

A cada semana, Saron escuta cada interlocutor sobre as suas perspectivas para o futuro sob o ponto de vista da gestão cultural, economia da cultura e política para as artes. Procura, também,
conversar com eles sobre as instituições, grupos, coletivos e projetos de que fazem parte e sobre as suas vidas e trajetórias. Até aqui, ele já travou ricos debates com Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, em live inaugural; dando sequência com mais um ao vivo com Fernanda Feitosa, da SP-ARTE e Adriana Barbosa, organizadora da Feira Preta.

Na sequência, as conversas passaram a ser gravadas mantendo o formato de duplas: o diretor e produtor Jô Santana e Monique Cardoso, que dirige o Festival de Artes Cênicas do Ceará; Ricardo Piquet, do Museu de Língua Portuguesa, de São Paulo, e do Paço do Frevo, em Recife, mais Antônio Grassi, dirigente do Instituto Inhotim. Saron encerrou os bate-papos de junho com Eliana Sousa, fundadora e diretora da Redes da Maré e Sergio Vaz, criador da Cooperifa. 

Todos os Diálogos Itaú Cultural são transmitidos pelo site www.itaucultural.org.br e a página no YouTube da instituição; quando têm o formato ao vivo, podem ser acompanhados também pelo seu FaceBook. Até agora, entre todas as ferramentas, as cinco conversas foram seguidas por aproximadamente 40 mil pessoas.

“Três palavras sintetizam o que essas primeiras conversas do Diálogos Itaú Cultural me despertaram: troca, reflexão e aprendizado”, diz Saron. “Meu desejo é que o público que nos acompanhou também tenha tido essa percepção, uma vez que a contribuição que cada um de nossos convidados nos trouxe passa por estes três pontos, dada a potência das experiências e ideias que impactaram as conversas”, completa ele, que já projeta os próximos bate-papos na mesma linha.

Eliane e Ohtake

Antes de assumir – no ano passado e pela segunda vez –, a presidência da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, Eliane Parreiras acumulou experiência em instituições do poder público e da iniciativa privada nas áreas de gestão e produção cultural, em uma trajetória de pelo menos 25 anos. Entre outras áreas de atuação, foi secretária de estado de Cultura de Minas Gerais, foi diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas e gerente geral de cultura do Sesc em Minas. Eliana é graduada em Comunicação, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Cultural, pela IEC, pós graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

Ricardo Ohtake, atual presidente do Instituto Tomie Ohtake, formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e teve escritório de design gráfico durante 50 anos, abrangendo principalmente projetos editoriais e gráficos de livros de arte. A esta carreira, soma cargos na administração pública. Foi, por exemplo, o primeiro diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP), dirigiu o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a Cinemateca Brasileira. Ainda foi secretário de estado da Cultura de São Paulo e secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. Em 2017, foi o titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria do Itaú Cultural com o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP).

Ainda em julho

No dia 8, segunda quarta-feira do mês, Saron conversa, no formato live, com Marcelo Araújo, museólogo, arquiteto e atual diretor-geral do Instituto Moreira Salles, que também dirigiu importantes instituições da cidade, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, e presidiu o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) e a Japan House São Paulo, além de ter ocupado o cargo de secretário de estado da Cultura de São Paulo. Seu par, neste dia, é Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, criado por ele assim como o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Bienal do Livro, a Orquestra Eleazar de Carvalho e a Escola de Artes e Ofício Tomas Pompeu Sobrinho. Linhares, também presidiu o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) e ainda é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Voltando para as conversas previamente gravadas, no dia 15, a fala é com Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social e diretor presidente da Fundação Vale, desde 2019, e Mário Mazzilli, diretor superintendente do Instituto CPFL. Dia 22, o tema dominante é a literatura, com Mauro Munhoz, diretor da Associação Casa Azul, que, entre outras atividades, realiza a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e Júlio Ludemir, um dos idealizadores da Festa Literária das Periferias (FLUP), cuja principal característica é acontecer em favelas cariocas, com a qual ganhou o Faz Diferença de 2012 do jornal O Globo, o Excellence Awards de 2016 da London Book Fair e Retratos da Leitura de 2016 do Instituto Pro-Livro. Também é um dos idealizadores da Batalha do Passinho, que levou para Londres e Nova York.

O mês será encerrado com o bate-papo de Saron com personalidades do audiovisual. Está confirmada a participação de Renata de Almeida, diretora e produtora de Mostra Internacional de Cinema (MiC), desde 1990, ganhadora do prêmio Governador do Estado, na categoria Destaque Cultural, do Prêmio Especial APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, e agraciada pelo governo francês com a Chevalier de L’ordre du Mérite. O convidado que a acompanhará está sendo definido.

Live Brazil Forum UK

Ainda nesta quarta-feira, 1 de julho, às 17h, Saron participa de live da conferência Brazil Forum UK, na mesa Os Desafios da Cultura. Como ele, estão o consultor João Leiva, a cantora e compositora Teresa Cristina e a pesquisadora Claudia Leitão. A mediação é de Eduardo Carvalho, bolsista do programa britânico Chevening Clore Leadership, voltado a emerging leaders internacionais em arte e cultura. O debate trata das condições infra estruturais da área cultural nos últimos anos, com foco na competição com grandes grupos econômicos e em questões como perseguição política e estigma social. Fala-se também da extinção do Ministério da Cultura e dos impactos da pandemia sobre o setor. 

O Brazil Forum UK é uma iniciativa de pós-graduandos brasileiros que estudam no Reino Unido e é promovido desde 2016. Neste ano, além da conversa sobre cultura, o evento conta com discussões sobre governança pública, saúde, meio ambiente, ciência, desenvolvimento, política e democracia, economia, gênero, política externa, justiça e eleições municipais. O evento tem parceria do jornal O Estado de S. Paulo.

Itaú Cultural digital 

Neste período de suspensão de atividades presenciais em sua sede, o Itaú Cultural está ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como cursos de EAD e vídeos, programação para crianças, podcast de literatura e de música no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br
 
Serviço
Diálogos Itaú Cultural 
Todas as quartas-feiras, às 17h
Dia 1 de julho:
Bate-papo de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, com: Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, e Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake
Em: 
www.itaucultural.org.br
www.youtube.com/itaucultural 
 
Conferência Brazil Forum UK
Dia 1 de julho, quarta-feira, às 17h
Saiba mais no site da organização
Para acompanhar:
Canais do Brazil Forum UK:
https://www.facebook.com/brazilforum/
https://www.youtube.com/channel/UCNOMSkT2tkg8lo0zR5agbLA)
Canais do jornal O Estado de S. Paulo:
https://www.facebook.com/estadao/
https://www.youtube.com/user/estadao