Eduardo Colesi apresenta a exposição "Remotamente", e conta sobre suas histórias ao fotografar 40 países

Junho 08, 2020

Quem ama fotografia, viagens e tradições pouco conhecidas não pode perder a visita-guiada online da exposição "Remotamente", uma seleção de sua produção recente que será transmitida ao vivo na próxima terça-feira, 9/6, às 19h30, direto do Instagram do fotógrafo Eduardo Colesi (https://www.instagram.com/educolesi). A transmissão, uma iniciativa inédita, com três câmeras e luz profissional, será realizada pelo coletivo audiovisual Pinball, do qual o fotógrafo faz parte. Os participantes estarão cada um em sua casa, como manda o figurino da quarentena.

A mostra fotográfica, montada pela primeira vez na residência do próprio fotógrafo e no contexto de isolamento social, será uma experiência única e incomum. Eduardo acompanhará a visita compartilhando, ao longo do trajeto, desde surpresas perigosas, como a aparição de um lobo na Mongólia enquanto registrava uma corrida de cavalos selvagens, até o contato com culturas pouco conhecidas, como as visitas às tribos Himba, na Namíbia e Masai, no Quênia. Será possível interagir com o artista e fazer perguntas ao vivo.

Conhecido no meio da fotografia publicitária, Colesi realiza já há duas décadas imersões por lugares distantes, especialmente dos continentes asiático e africano, em busca de imagens que registrem saberes e culturas ancestrais. Dessa vez ele, que muitas vezes visita casas desconhecidas para ouvir histórias, faz o movimento inverso com o público, compartilhando aprendizados e detalhes de suas jornadas. "Me sinto guardado, e não confinado, e achei que trazer, ainda que remotamente, os visitantes à minha casa seria a melhor forma. A distância física não precisa significar necessariamente isolamento", diz o fotógrafo.

Para os aspirantes a fotógrafo, ainda, Eduardo irá recapitular seus primeiros passos na fotografia de viagem e dar depoimentos sobre a profissão e sobre as especificidades de cada povo e geografia que conheceu.

Seus registros vão de paisagens grandiosas com animais até retratos de pessoas de todas as idades em situações cotidianas, de trabalho, imagens que unem o desejo de documentar o instante único com uma técnica apurada ao olhar poético e experimental. Dentre suas séries, destacam-se as visitas a nômades na Mongólia, as últimas mulheres de Mianmar com o rosto tatuado, monastérios budistas, tribos de domadores de renas e povos africanos, muitos vivendo em lugares bastante inacessíveis.

Conceitos como sustentabilidade, o valor da união entre comunidades e o aprendizado frente a situações de isolamento e silêncio prolongado se fizeram presentes em diversas das empreitadas do fotógrafo pelo mundo. Tais habilidades, além de serem o pano de fundo de diversas de suas imagens, são muito importantes e presentes na realidade da quarentena enfrentada por cada um de nós. Por isso também a vontade de realizar o bate-papo e a transmissão diretamente de sua casa. É mais uma realização com rigor e sem precedentes do artista. Uma oportunidade de viajar de forma remota para diversos lugares a partir da sala do anfitrião da noite. "Às vezes é preciso ir longe para chegar perto", constata e convida Colesi.

Serviço: Visita Guiada Remotamente
09 de junho de 2020, 19h30
Transmissão ao vivo: https://www.instagram.com/eduardocolesi

Sobre Eduardo Colesi

Fotógrafo com 20 anos de experiência em publicidade, é formado em fotografia pela escola Panamericana de Arte. No início de sua carreira fez assistência para fotógrafos renomados como J.R. Duran, Andreas Heiniger, Fabio Bataglia, Luis Crispino e Maurício Nahas. Diretor de fotografia, tem em seu currículo também trabalhos em videoarte e em documentário, como o curta-metragem sobre a Revolução de 32 "Pro Brasilia Fiant Eximia" (2012), como diretor de fotografia. Já fotografou em mais de 20 países Informações ao longo de duas décadas e realizou exposições como De Ásia a Z na galeria Andrea Rehder, em 2017.

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php