Julho 29, 2025
Em 3 de agosto (domingo), das 11h às 17h, a nova edição do Menu Cultural, evento mensal do Itaú Cultural que une cultura e gastronomia, celebra e reverencia os povos originários brasileiros. Em diálogo com o Dia Internacional dos Povos Indígenas, que ocorre em 9 de agosto, a feira leva ao Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, dez barracas com comida, bebida e artesanato de diferentes etnias indígenas, como a Guarani Mbiá da Terra Indígena Tenondé Porã, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, e a Yawalapiti, do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
Paralelamente à feira gastronômica, às 14h, no 9º andar do IC, é realizada a roda de conversa Saberes que alimentam. Nela, a curadora do evento, a especialista em culturas alimentares Patty Durães, recebe Jerá Guarani, educadora e liderança da aldeia Kalipety, na Terra Indígena Tenondé Porã, para um encontro que é também escuta, memória e troca de mundos sobre os costumes alimentares dos povos originários.
Como toda a programação do Itaú Cultural, a entrada é gratuita – nesse caso, paga-se somente o consumo nas barracas.

Sabores da terra
Um dos empreendimentos culinários presente na edição de agosto do Menu Cultural é o RaizNorte, restaurante fundado por Josi Anajá em Campinas, no interior de São Paulo. Nascida no Pará, em uma família marajoara de origem Anajá, a cozinheira oferece em seu estande pratos típicos da região Norte, como o famoso tacacá, espécie de caldo composto por tucupi — líquido extraído da mandioca brava, com goma de tapioca —, camarão e folhas de jambu cozidos.
A outra opção salgada do RaizNorte é o peixe frito com molho de alfavaca, uma folha similar ao manjericão. Por fim, a barraca vende sorvetes de frutas e sementes amazônicas, como taperebá, cupuaçu, bacuri e castanha-do-pará, da Amô Sabores Amazônicos, outra marca de Josi. Sem ingredientes artificiais, como corantes e saborizantes, as delícias geladas levam mandioca como emulsificante.
Também de Campinas, o coletivo e ponto de cultura EtnoCidade leva ao Bulevar do Rádio pratos salgados e peças de artesanato. Dirigida por Lu Ahamy (etnia Guarani Mbiá) e Awa M'Barete (etnia Pataxó Kamakã), a iniciativa trabalha na promoção de visibilidade das tradições indígenas no contexto urbano, na cidade e nos arredores. Seu estande vende o Pira Txuun Rewe, prato típico Guarani Mbiá, um caldo de peixe com paçoca de banana verde, arroz branco e palmito, e bolinhos de banana verde com molho.
A Casa de Cultura Indígena Umatalhi marca presença com a cultura do povo Yawalapiti, que vive no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso. A organização leva um cardápio variado, composto pelo Wakula, pirão de peixe com sal de aguapé, o Perreke, peixe tambaqui assado acompanhado de beiju, além de molho de peixe com verduras e frango assado, ambos acompanhados de beiju. Para beber, a barraca oferece sucos de duas frutas típicas brasileiras, o pequi e o murici. Haverá também peças de artesanato, como colares, brincos, cerâmicas e objetos decorativos.
Localizada na capital paulista, a TupiOcas Tapiocaria é reconhecida por vender tapiocas cuja massa é enriquecida e saborizada com outros alimentos, como chia e cúrcuma. A marca, criada pelo empreendedor afroindígena Benício Kaetê Paiva, apresenta no Menu Cultural tapiocas salgadas e doces, com recheios de frango com requeijão, queijo e tomate, brócolis, banana com creme de avelã e Romeu e Julieta, que une queijo e goiabada.
A última barraca gastronômica pertence à Tekoá Yvy Porã – Jaraguá, território que fica na zona sul de São Paulo. Nela, os visitantes podem experimentar três pratos típicos guarani: o Jopará, um "mexido" com carne, arroz e feijão de corda; o mbaipy, uma espécie de polenta, com frango ou palmito; e a xipá, uma espécie de bolacha salgada que leva milho e batata doce.
Ocupam ainda o Bulevar do Rádio mais três barracas, só de artesanato. Uma é de Avani Fulni-ô, artesã e professora da etnia Fulni-ô, que habita territórios de Pernambuco. Radicada em São Paulo há décadas, Avani produz colares, brincos, pulseiras, filtros dos sonhos e demais objetos com sementes e frutos. Outra é de Dona Jaxuka, artesã da Terra Indígena Tenondé Porã, da zona sul da capital paulista, que leva também acessórios, objetos decorativos, cestos e demais peças.
O terceiro estande é comandado por uma parceria entre a FEMSAMPA – Festival Empreenda Mais SAMPA e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), ONG que contribui para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas, que cruza os estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.
Roda de conversa
Como de costume, o Menu Cultural abarca também uma roda de conversa, na qual a curadora Patty Durães convida um(a) chef ou especialista no tema da edição vigente. O bate-papo da vez se chama Saberes que alimentam e recebe Jerá Guarani, educadora e liderança da aldeia Kalipety, na Terra Indígena Tenondé Porã, que fala sobre a cultura alimentar dos povos indígenas não apenas como técnica de preparo ou escolha de ingredientes, mas como forma de viver, de se relacionar com a terra, com o tempo e com a comunidade. Com a força da oralidade e a delicadeza dos gestos que atravessam gerações, Jerá compartilha um modo de estar no mundo em que o alimento é reza, afeto e continuidade.
A programação acontece às 14, no 9º andar do Itaú Cultural. Não é necessário reservar ingresso para participar da roda de conversa, basta chegar.
Sobre
Jerá Guarani é liderança da aldeia Kalipety, na Terra Indígena Tenondé Porã, localizada no extremo Sul de São Paulo. Formada pela Universidade de São Paulo (USP) em Pedagogia, hoje atua como agente ambiental, promovendo a recuperação de sementes tradicionais e áreas degradadas, e realizando projetos de recuperação de florestas na TI.
Escritora, tem um trabalho publicado pela editora Companhia das Letrinhas, intitulado Nós, e outro, Ju'i Poranduja, publicado pela Editora FTD. Faz apontamentos de reflexão profunda sobre sua cultura, no trabalho político com as mulheres.
Patty Durães é pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afrodiaspóricas na culinária brasileira, com experiência significativa em instituições renomadas como MASP, Itaú Cultural, Sebrae e SESC. TEDx Speaker, autora do curso Muito Além da Boca e foi coordenadora pedagógica da escola Gastronomia Periférica. Atua em projetos para a Cia das Letras e em pesquisas de personagens para uma série da Globo Minas e GNT. Sua paixão é ampliar a compreensão sobre a intersecção entre comida e identidade cultural brasileira. No início de 2024, foi professora convidada do Ray Charles Program, da Dillard University, em New Orleans, e mentora de um projeto de pesquisa em cultura alimentar na Escola de Gastronomia Social do Ceará Ivens Dias Branco.
SERVIÇO
Menu Cultural – Agosto Indígena
3 de agosto (domingo), das 11h às 17h
Local: Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Às 14h: Roda de conversa Saberes que alimentam – No 9º andar do Itaú Cultural
Entrada gratuita (a consumação é paga)
Em caso de chuva, a equipe vai avaliar a viabilidade do evento externo. A roda de conversa, interna, será mantida.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Júlia Rodrigues - Assessoria Itaú Cultural
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php
Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php