USP mostra 200 itens que pertenciam ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos
Junho 01, 2006

A mostra “Acervos para descobrir”, oriunda do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira - Banco Santos, e sob guarda do Museu Paulista da USP por determinação judicial, está distribuída em três salas do andar térreo do Museu Paulista. É um convite ao conhecimento de diversos instrumentos científicos relacionados a astronomia, cosmografia, cálculo e desenho, geofísica e oceanografia, medição de tempo, navegação, óptica e topografia.

Também estão em exposição uma coleção de condecorações, com relevância as três Ordens de Cavalaria Portuguesas, a Ordem de Cristo, a de São Bento de Aviz e a de São Tiago da Espada. Junto do acervo do Banco estão papéis monetários, apólices, ações e debêntures de várias regiões brasileiras.

Objetos e apetrechos usados para diversas formas de escrita, próprias a diferentes épocas e culturas, tais como: pincéis, lapiseiras, canetas, tinteiros e máquinas de escrever, entre outras peças, também poderão ser apreciados.

De um total de 7.600 itens que vieram para o Museu, cerca de 200 itens estão expostos.

A nova mostra traz ainda a história da fotografia no século XIX a partir de objetos como o daguerreótipo, o ferrótipo, ambrótipo, entre outros. Retratos de importantes fotógrafos como Leuzinger, Marc Ferrez, Christiano Jr, Guilherme Gaensly estão ali apresentadas.

Serviço

A exposição fica em cartaz até dezembro. O Museu fica no Parque da Independência s/n°, Ipiranga, e abre de terça a domingo, das 9h às 16h45. Os ingressos custam R$ 2,00 e a entrada é gratuita no terceiro domingo de cada mês. Crianças até cinco anos e pessoas com mais de 60 anos estão isentas.

Outras informações pelo telefone (11) 6165-8000.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Dorival Pegoraro Junior - Museu Paulista Comunicação

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo