É bom consumir suplementos de óleo de peixe?

Julho 23, 2018

Segundo publicado na seção de Saúde do site BBC.COM em 18 de Julho de 2018, a ingestão de suplementos de óleo de peixe é "bobagem"

Pesquisadores de Cochrane (https://www.cochrane.org), uma rede global de profissionais, pesquisadores, pacientes e pessoas interessadas em saúde, liderados pelo Dr Lee Hooper, da Universidade de East Anglia, investigaram estudos efetuados em mais de 100 mil pessoas e encontraram poucas evidências que os suplementos de óleo de peixe prevenissem doenças coronárias ou tivessem efeito na saúde cardiovascular.

Mas os pesquisadores, entre eles o Prof. Tom Sanders, um especialista em nutrição do King's College London e diretor honorário de Heart UK, recomendam comer peixe duas vezes na semana, uma delas sendo de peixes como salmão ou atum, que contém gordura "saudável". Entretanto, peixes como tubarão ou peixe-espada, que contém pequenas quantidades de mercurio, devem ser evitados por grávidas, mulheres que pretendem engravidar e por qualquer pessoa com menos de 16 anos.

O professor Tim Chico, um cardiologista da Sheffield University, sugere aos que consomem suplementos de óleo de peixe como forma de reduzir o risco de doenças cardiovasculares "que gastem o dinheiro em vegetais".

Nem todos concordam, porém. O Dr Carrie Ruxton, do Health and Food Supplements Information Service (https://www.hsis.org/), afirma que estudos demonstraram efeitos benéficos do omega-3, presente nos peixes, e que recomenda que aqueles que por qualquer motivo não comem peixe consumam uma dosagem diária de suplemento de óleo de peixe, já que o omega-3 também contribui para manter a saúde dos olhos, a imunidade e a saúde do cérebro.