DSV inicia atendimento na Prefeitura Regional do Ipiranga

Outubro 04, 2017

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) inicia na próxima segunda-feira (09/10) o atendimento para a emissão de cartões especiais na Prefeitura Regional do Ipiranga. A medida faz parte do trabalho de descentralização do atendimento do DSV para facilitar o acesso às Autorizações Especiais de Estacionamento (Cartão DeFis e Idoso).

“A importância da inauguração dessa unidade é ampliar o atendimento à população. Evitar que os idosos tenham que se deslocar grandes distâncias para solicitar o Cartão. É com esse objetivo que o DSV tem fechado parcerias com as Prefeituras Regionais”, destaca o diretor do DSV, Edson Caram, em referência às prefeituras regionais de Aricanduva, Pinheiros, Santana/Tucuruvi e, agora, Ipiranga.

O posto da Prefeitura Regional do Ipiranga funcionará na Rua Lino Coutinho, 444, no bairro do Ipiranga, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h (exceto em feriados e dias de ponto facultativo).

Postos de atendimento

Em todos os postos será necessário agendamento eletrônico prévio para o serviço, a partir de segunda-feira.

.: Sede do DSV: Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, Zona Oeste
.: Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Zona Norte;
.: Prefeitura Regional de Aricanduva: Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste;
.: Prefeitura Regional de Pinheiros: Avenida Nações Unidas, 7123, Pinheiros, Zona Oeste;
.: Prefeitura Regional do Ipiranga: Rua Lino Coutinho, 444, Zona Sul;
.: Departamento de Transportes Públicos (DTP): Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro

Agendamento eletrônico

A partir de segunda-feira, dia 9 de outubro, o atendimento presencial para emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso em todas as unidades do DSV será agendado eletronicamente. A medida faz parte do processo de modernização do Departamento e tem como objetivo garantir o conforto e agilidade no procedimento de solicitação do documento.

O procedimento para solicitação do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) não será alterado, portanto especificamente para o cartão DeFis não há necessidade de agendamento.

Passo a passo para agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso:

- Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) no seguinte link: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx

- Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;
- Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;
- O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática
- Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;
- O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço (veja os locais abaixo);
- Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo

É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Internet e Correios

O DSV reforça que não é necessário solicitar o cartão presencialmente. O procedimento pode ser realizado pela internet e pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para idoso estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, por meio da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões são enviados em um prazo médio de 15 dias úteis para os Correios, que farão a entrega final dos documentos à casa do solicitante.

Como obter o Cartão de Estacionamento para Idoso:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225

Fonte: SMT - Coordenadoria de Comunicação