Documentário da República Ativa de Teatro estreia no próximo sábado

Agosto 07, 2020

No dia 08 de agosto de 2020, sábado, às 19h, haverá a primeira exibição ao vivo do documentário “Nossa Cruzada – Sonhando em Tempos de Guerra” da República Ativa de Teatro. Parte integrante do projeto Sonhos em Tempos de Guerra, da República Ativa de Teatro, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, o documentário conta a trajetória do grupo no desenvolvimento desse projeto, traçando um panorama das ações desenvolvidas e a pesquisa artística. Filosoficamente, aborda a visão dos artistas do grupo em torno da pergunta: “o que é sonhar em tempos de guerra?”. A exibição é gratuita e ocorrerá na página do Facebook da companhia.

Documentário “Nossa Cruzada: Sonhando em Tempos de Guerra”

Com a impossibilidade de dar continuidade ao processo de criação do espetáculo “A Cruzada das Crianças”, que estrearia em maio de 2020, no Teatro Cacilda Becker, e cujo processo foi interrompido pela pandemia, o grupo resolveu explorar outras formas de comunicação e compartilhamento de seus trabalhos. E, para isso, mergulhou em sua própria rotina de trabalho, compartilhando com o público a jornada vivida nesses dois últimos anos.

No documentário, dirigido por Rodrigo Palmieri, a República Ativa de Teatro partilha com o público depoimentos dos participantes e imagens gravadas durante a execução do projeto, e que mostram os modos de produção e pesquisa desenvolvidos (voltada ao público infanto-juvenil). Os relatos, colhidos durante a pandemia (seguindo os protocolos de segurança e distanciamento social), expõem o processo criativo da República Ativa de Teatro, que nesse projeto foi intenso e muito instigante: a conquista da sua sede, na Vila Dom Pedro II, na Zona Norte, diversos debates, a troca de experiências com diversos profissionais, a nova metodologia de trabalho, as dificuldades e soluções conquistadas na sala de ensaio e os desafios de tratar temáticas tão urgentes e delicadas com o público infantil e adulto.

O projeto propõe debater poeticamente a relação da criança com os conflitos do cotidiano. A companhia traz à tona esses questionamentos, se propondo a pensar, discutir e direcionar o olhar para a formação das crianças que cresce em meio a uma sociedade tomada por diversos conflitos, apresentando ao público essas problemáticas com responsabilidade e poesia. Os resultados desse processo de pesquisa poética foram apresentados no ano de 2019 em diferentes teatros públicos municipais e, agora, com o distanciamento social imposto pela pandemia do Covid-19, foram feitos uma série de debates e apresentações virtuais entre julho e agosto, na página do facebook do grupo. O documentário é a última ação deste projeto, iniciado em setembro de 2018.

Sobre a companhia

A República Ativa de Teatro desenvolve desde 2006 uma sólida pesquisa dentro do universo teatral para crianças, intitulada “O Real Imaginário”. Com um premiado repertório de espetáculos, contações de histórias e oficinas, a Cia. continua atuante, experimentando e reafirmando escolhas em prol de um teatro infantil artisticamente relevante.

Recentemente, a Cia foi contemplada pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, com o projeto “Sonhos em Tempos de Guerra”, que conta com a participação de diversos artistas e coletivos para a criação, desenvolvimento e reflexão da criança dentro das pequenas guerras cotidianas. O projeto está em desenvolvimento desde setembro de 2018, e já realizou 4 temporadas em teatros públicos da cidade: "O Inimigo" (Teatro Décio de Almeida Prado), "A Sombra do Vale" (Teatro João Caetano), "Invocadxs" (Teatro Alfredo Mesquita) e “A Cidade de Dentro” (Teatro Alfredo Mesquita).

Serviço
Lançamento: 08 de agosto de 2020, sábado, às 19h
Página do Facebook da Cia (facebook.com/RepublicaAtiva)
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre

Ficha Técnica do Documentário
Direção: Rodrigo Palmieri
Texto Narrativo: Vivi Gonçalves
Narração: Leandro Ivo
Documentados: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo, Vivi Gonçalves, Fernando Neves, Marcelo Soler, Eliana Monteiro, Marcelo Denny, Vitor Vieira, Célia Ramos, Amanda Cruz, Ana Medeiros, Jhon Yuri e Thauany Mesquita.