Disco em tributo a Pena Branca e Xavantinho com Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc será lançado no CCSP

Julho 31, 2025

No dia 14 de agosto de 2025 (quinta-feira), às 19h, com entrada gratuita, o Centro Cultural São Paulo — ao lado da estação Vergueiro do Metrô — será palco de um emocionante espetáculo em homenagem à inesquecível dupla Pena Branca e Xavantinho, ícones da música caipira.

O show marca o lançamento do EP Tributo à Pena Branca e Xavantinho, projeto dos cantores e compositores Cláudio Lacerda (@claudiolacerdaoficial) e Rodrigo Zanc (@rodrigozanc), que se unem para reviver a essência da música de raiz brasileira, e convidam o público a uma viagem musical cheia de poesia, memória e afeto — celebrando a vida no campo, os sons do interior e a riqueza da nossa cultura.

O repertório traz releituras de clássicos eternizados por Pena Branca e Xavantinho que compõem o EP: "Vaca Estrela e Boi Fubá" (Patativa do Assaré), "Chuá Chuá" (Pedro Sá e Ari Pavão), "Triste Berrante" (Adauto Santos), "Bandeira do Divino" (Ivan Lins e Victor Martins) e "Jardim da Fantasia" (Paulinho Pedra Azul). E inclui ainda canções que tocam na alma brasileira, como: "Cio da Terra" (Milton Nascimento/Chico Buarque), "Vide, Vida Marvada" (Rolando Boldrin), "Romaria" (Renato Teixeira), "Cuitelinho" (Paulo Vanzolini),"Cálix Bento" (D.P. adapt. Tavinho Moura) e "Você Vai Gostar" (Elpídio dos Santos).


Crédito: Adriano Rosa

O tributo é um gesto de carinho e respeito à memória de uma das duplas mais importantes da música caipira. Com sensibilidade, autenticidade e a mesma paixão pelo Brasil rural que guiava Pena Branca e Xavantinho, Cláudio e Rodrigo mantêm viva essa herança, em um espetáculo marcado por histórias, causos, ritmos e melodias que refletem a beleza do interior do nosso país.

O projeto nasceu de forma simbólica: a última apresentação de Pena Branca em vida, no dia 25 de janeiro de 2010, foi ao lado justamente de Cláudio e Rodrigo, em uma roda de violas no Teatro do SESC Pompeia. Dias depois, o cantor faleceu. O que era para ser uma nova proposta de turnê em trio transformou-se, por respeito e afeto, neste Tributo à Pena Branca e Xavantinho, que desde então percorre os palcos do Brasil.

Cláudio Lacerda, com mais de 20 anos de carreira, é conhecido por defender com paixão a cultura caipira. Idealizador do projeto ConSertão, que une orquestra sinfônica à música sertaneja de raiz, ele já dividiu palco com mestres como Rolando Boldrin, Dominguinhos, Renato Teixeira e o próprio Pena Branca.

Rodrigo Zanc, violeiro e cantador de alma brasileira, tem seu trabalho profundamente enraizado na tradição oral e musical do interior do país. Com dois discos lançados e participação constante em festivais e programas de TV, como o "Sr. Brasil", Zanc é referência na nova geração da música regional.

Informações: www.instagram.com/claudiolacerdaoficial e www.instagram.com/rodrigozanc

Serviço: Tributo à Pena Branca e Xavantinho - Com Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc
Quando: 14 de agosto de 2025 (quinta-feira), às 19 horas - Duração: 90 minutos
Onde: Centro Cultural São Paulo - CCSP - Sala Adoniran Barbosa - Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo/SP Não possui estacionamento. Capacidade: 400 pessoas. Classificação Livre – Grátis

Ficha Técnica - Músicos: Bruno Bernini (percussão), Cláudio Lacerda (violão e voz), Ricieiri Nascimento (Contrabaixo) e Rodrigo Zanc (viola caipira e voz). Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Cantoria Produções Artísticas Ltda

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

Volte às aulas com a mostra "Roubarão Tudo" no CINUSP.
A mostra segue até o dia 10 de agosto, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/volte+aulas+com+mostra+roubarao+tudo+cinusp.php

Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo chega a 40 municípios para celebrar a cultura e a história paulista.
Com foco na memória ferroviária, a 6ª edição do evento leva diversas atividades educativas, artísticas e culturais às cidades.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jornada+patrimonio+estado+sao+paulo+chega+municipios+para+celebrar+cultura+historia+paulista.php

Projeto Mercedes Ladies realiza a Jam Mercedes Party na Vitrine da Dança da Galeria Olido.
Com discotecagem das DJs Priscila Groove e Shonda, a JAM celebra a presença feminina na cultura Hip-Hop.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+mercedes+ladies+realiza+jam+mercedes+party+vitrine+danca+galeria+olido.php

Companhia dos Solilóquios leva teatro de romance ao Sesc Itaquera, na Zona Leste.
Com direção, atuação e produção artística assinadas por jovens artistas da cena teatral, os espetáculos oferecem ao público experiências sensíveis e provocadoras, refletindo sobre o amor.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/companhia+dos+soliloquios+leva+teatro+romance+sesc+itaquera+zona+leste.php

Gastone Novelli em exposição no MAC USP.
Com entrada gratuita, a exposição abre no dia 2 de agosto e vai até 12 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gastone+novelli+exposicao+mac+usp.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta A Casa de Bernarda Alba, com elencos rotativos e abordagem contemporânea.
Espetáculo revisita clássico de Federico García Lorca em versão provocadora sobre repressão, gênero e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+casa+bernarda+alba+com+elencos+rotativos+abordagem+contemporanea.php

Bando Golíardis inicia celebração de 10 anos com núcleo de artes cênicas inédito na Zona Norte.
O projeto oferece um espaço gratuito de experimentação artística para iniciantes e artistas em formação. Uma ação inédita que celebra os 10 anos de resistência do grupo na Zona Norte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bando+goliardis+inicia+celebracao+anos+com+nucleo+artes+cenicas+inedito+zona+norte.php

Teatro dos Sentidos, criado por Paula Wenke, comemora 25 anos e apresenta-se pela primeira vez em São Paulo.
As apresentações gratuitas no Edifício Oswald de Andrade são destinadas a pessoas com deficiência visual e espectadores de olhos vendados, que vivenciam o teatro ativando a imaginação com estímulos auditivos, táteis, olfativos e gustativos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+dos+sentidos+criado+por+paula+wenke+comemora+anos+apresenta+pela+primeira+vez+sao+paulo.php

15º FESTCAL leva espetáculos, bate-papos e oficinas a diversos espaços culturais da região do Campo Limpo.
Programação totalmente gratuita reúne grandes coletivos e artistas que atuam na cena paulistana como LaMínima, Trupe Lona Preta, Pombas Urbanas, A Próxima Companhia, Ciclistas Bonequeiros, Cia. Dois Ventos, Brava Cia., entre muitos outros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festcal+leva+espetaculos+bate+papos+oficinas+diversos+espacos+culturais+regiao+campo+limpo.php

De dinossauros animatrônicos às navegações do marinheiro Simbad, agosto é o mês da aventura n
Simbad, o Navegante conquistou o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias Melhor Espetáculo, Direção, Ator (Ronaldo Aguiar) e Iluminação. Também foi eleito Melhor Espetáculo do Ano pelo jornal O Estado de S. Paulo e segundo melhor pela Folha de S.Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dinossauros+animatronicos+navegacoes+marinheiro+simbad+agosto+mes+aventura+mundo+circo.php

CHIII – Festival de Música Criativa chega à sexta edição com encontros inéditos entre artistas do Brasil e do exterior.
Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com apresentações gratuitas em São Paulo; a programação ocupa a Biblioteca Mário de Andrade e propõe novos modos de escuta por meio da música experimental. No dia 13, o festival segue para Belo Horizonte (MG).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/chiii+festival+musica+criativa+chega+sexta+edicao+com+encontros+ineditos+entre+artistas+brasil+exterior.php

2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra celebra diversidade, inclusão e sustentabilidade.
280 escritores participam do evento que dá visibilidade para escritores periféricos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bienal+livro+taboao+serra+celebra+diversidade+inclusao+sustentabilidade.php

Edição de agosto do Menu Cultural reverencia os povos originários brasileiros, com barracas de comida, bebida e artesanato típicos.
Em diálogo com o Dia Internacional dos Povos Indígenas, feira gastronômica do Itaú Cultural leva ao Bulevar do Rádio, entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, estandes de empreendimentos culinários, organizações e artesãos de etnias como a Guarani Mbiá de São Paulo e a Yawalapiti, do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+agosto+menu+cultural+reverencia+povos+originarios+brasileiros+com+barracas+comida+bebida+artesanato+tipicos.php

Espetáculos da Cia. LaMínima, Vick & Greta e Caravana Tapioca são atrações de agosto do Circo Contêiner.
Até o final de 2025, projeto leva 20 espetáculos gratuitos e com tradução em Libras ao Teatro de Contêiner com a proposta de valorizar a arte circense e sua potência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+cia+laminima+vick+greta+caravana+tapioca+sao+atracoes+agosto+circo+conteiner.php

Itaú Cultural recebe a temporada de estreia da ORioLEAR, livre adaptação de clássico de Shakespeare.
Projeto da Heróica Companhia Cênica e do Escritório das Artes, a peça aborda a urgência climática e a questão dos territórios nas florestas brasileiras. Com esse novo mergulho no universo shakespeareano, dá continuidade à pesquisa iniciada pelo grupo há quatro anos, com Sueño, inspirado em Sonho de uma Noite de Verão.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+temporada+estreia+oriolear+livre+adaptacao+classico+shakespeare.php