Dino Vicente, Dimos Goudaroulis e Eduardo Contreras participam da programação de cursos do Sesc

Abril 04, 2016

Dino Vicente e Álvaro Kapaz ministram, a partir do dia 6 de abril, o curso ReOuvir: uma imersão sonora e estética e análise de 6 grandes LPs (1950 a 1970). A atividade oferece novos caminhos para (re)ouvi-los com a possibilidade de vivenciar em um estúdio profissional as várias técnicas de gravação e mixagem.

Na série Discografias, Dimos Goudaroulis e Eduardo Contreras apresentam o processo criativo envolvido na produção do disco 'Diálogos Interiores' no dia 11 de abril.

No dia 12, o professor Adalberto Paranhos fala sobre seu livro Os desafinados: sambas e bambas no "Estado Novo". Já a partir do dia 18, a jornalista Agnes Franco e o músico e jornalista Vinícius Castelli promovem uma discussão sobre quem é o artista independente dos dias de hoje, como este se relaciona com a sociedade e qual seu papel como formador de opinião.

Encerrando a programação de abril no dia 23, o tenor Alberto Vieira e o multi-instrumentista Nicolas de Souza Barros, executando guitarra romântica e viola de arame, apresentam as origens do cancioneiro brasileiro.

Confira a programação:

ReOuvir: imersão e análise de 6 grandes LPs (1950 a 1970)
De 6 a 16 de abril de 2016. Quartas, quintas e sextas, das 19h30 às 21h30. Sábados, das 11h às 13h.
Preços: R$60,00 / R$30,00 / R$18,00
O produtor, músico e compositor Dino Vicente e o empreendedor Álvaro Kapaz apresentam uma análise musical, tecnológica, estética e comportamental. São álbuns icônicos, relevantes por trazerem o que vinha sendo tocado à época e por terem contribuído para uma mudança importante, um turning point na cena musical e que até hoje são referências para gerações e amantes da música.
Dia 6/4 – das 19h30-21h30 - Kind of Blue (Miles Davis, 1958)
Dia 7/4 – das 19h30-21h30 - Are You Experienced? (Jimi Hendrix, 1967) Se
Dia 8/4 – das 19h30-21h30 - Sgt. Peppers Lonely Heart's Club Band (Beatles, 1967)
Dia 9/4 – das 11h-13h (no estúdio*)
Dia 13/4 – das 19h30-21h30 - Construção (Chico Buarque, 1971)
Dia 14/4 – das 19h30-21h30 - Dark Side Of The Moon (Pink Floyd, 1973)
Dia 15/4 – das 19h30-21h30 - Autobahn (Kraftwerk, 1974)
Dia 16/4 – das 11h-13h (no estúdio*)
*DVMúsica – Rua Piragibe, 366 – Butantã – São Paulo - SP

Discografias: A pesquisa musical, histórica e antropológica por trás do processo criativo de um CD.
A arte o instante: Dimos Goudaroulis e Eduardo Contreras
Dia 11 de abril de 2016. Segunda, das 19h30 às 21h30
Grátis. Mediante inscrição. Limitado à capacidade do espaço.
Nesse encontro, os músicos falam sobre o processo de criação de um disco de música de improviso, onde cada faixa só existe no instante em que ela é tocada; sobre a importância do registro fonográfico, que tenta captar algo etéreo; e também sobre as dificuldades e prazeres implícitos na proposta de tocar esse tipo de música.
Com Dimos Goudaroulis, violoncelista grego versátil e músico ativo, e Eduardo Contrera, percussionista e compositor.

Os desafinados: sambas e bambas no "Estado Novo"
Dia 12 de abril de 2016. Terça, das 19h30 às 21h30
Grátis. Mediante inscrição. Limitado à capacidade do espaço.
O historiador Adalberto Paranhos fisga um número apreciável de sambas que "desafinaram o coro dos contentes" e não se deixaram capturar na rede do culto ao trabalho. Ele capta, assim, vozes destoantes do discurso trabalhista, indo na contracorrente de muitos estudos que asseguram que os sambistas - naqueles tempos em que se desfechou uma cruzada contra a malandragem - foram convertidos em simples caixas de ressonância do discurso oficial.
Com Adalberto Paranhos, professor dos Programas de Pós-graduação em História e em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

O artista independente: perspectivas da comunicação contemporânea
De 18 a 22 de abril de 2016. Segunda, quarta e sexta, das 19h30 às 21h30. Preços: R$50,00 / R$25,00 / R$15,00
O público será levado a refletir sobre as mudanças nos meios de comunicação e como isso beneficia - ou não - o artista independente; como ‘classificar’ o artista; os desafios da difusão cultural; o papel que este agente vem desempenhando enquanto formador de opinião diante das constantes tensões sociais, ambientais, econômicas e políticas.
Com Agnes Franco, jornalista especializada em políticas públicas, e Vinícius Castelli, músico e jornalista do Diário do Grande ABC.

O cancioneiro brasileiro: origens e gêneros
Dia 23 de abril de 2016. Sábado, das 16h às 18h
Grátis. Mediante inscrição. Limitado à capacidade do espaço.
O tenor Alberto Vieira e o multi-instrumentista Nicolas de Souza Barros, executando guitarra romântica e viola de arame, apresentam as origens do cancioneiro brasileiro.
Quando se pensa no cancioneiro brasileiro dos séculos XVIII e XIX, a modinha e o lundu são geralmente as formas lembradas. Uma realidade mais complexa é revelada através da pesquisa dos repertórios, que mostra grande variedade de gêneros: fados, cançonetas, tangos, barcarolas, xulas, cateretês, recitativos de salão etc. Neste recital palestra, explicações sobre características relevantes das formas serão seguidas pela apresentação de canções representativas.
Com Alberto José Vieira Pacheco, doutor em Canto pela UNICAMP, e Nicolas de Souza Barros, doutor em Música.

Serviço

Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600