Maio 09, 2025
Ao longo do mês de maio, o CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará uma programação especial, que unirá as comemorações do Dia do Orgulho Nerd (celebrado anualmente em 25/05), com as reflexões propostas pela 23ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano incentivará as instituições culturais a considerar “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Desta maneira, dentro desta proposta, a programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará ao longo do mês uma oficina de história em quadrinhos seguida de uma oficina de stop motion, além de apresentações contadas e cantadas do livro "Indivisível" (de Marília Marz), em edições especiais dos projetos "Conto Um Conto" e "Que Livro É Esse?".

Oficina De Histórias em Quadrinhos – com Marília Marz
A primeira oficina contará com a presença de Marília Marz, autora da história em quadrinhos "Indivisível", que ganhou o prêmio HQ Mix 2020, na categoria Novo Talento - Roteirista e integrada na listagem de livros didáticos do Ministério da Educação. Essa HQ é dividida em duas narrativas opostas associadas às memórias coletivas paulistas negra e leste-asiática, principalmente a japonesa. Propondo um diálogo intercultural e intergeracional, mostra como o bairro da Liberdade é simbólico pela resistência de escravizados no século XIX assim como uma colônia oriental em São Paulo no século XX e XXI.
Marília Marz – É formada em arquitetura pela Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo, e trabalha como ilustradora e quadrinista. Em 2015, durante a graduação, foi contemplada com uma bolsa do programa Ciências Sem Fronteiras e estudou por um ano na University of Oregon, onde começou a desenvolver seus primeiros quadrinhos nos cursos das disciplinas de "Comic and Cartoon Studies".
Dia: 14 de maio, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório
Oficina de Stop Motion – com Oel
A segunda oficina terá a presença de Leo Sampaio, artista plástico e grafiteiro conhecido como Oel, que ensinará aos participantes a técnica de stop motion, que cria a ilusão de movimento através de fotografias. Em português é chamada também de quadro-a-quadro e na oficina será produzida com bonecos articulados. Cada participante irá cortar o seu personagem, prender seus membros com os fixadores e produzir as fotografias com os próprios celulares.
Oel é Leonardo Sampaio, grafiteiro com a tag Oel (instagram @oel.artes), com experimentações ecológicas na arte-educação. Promove eventos de grafite, assim como cursos para idosos, pessoas em vulnerabilidade social e estudantes do ensino básico.
Dia: 14 de maio, quarta-feira
Horário: 16h
Local: Auditório
OUTRAS ATIVIDADES
Conto um Conto
Dias: 16, 17 e 18 de maio, Sexta-feira, Sábado e Domingo
Horário: 14h
Local: Mezanino
Que Livro é Esse?
Dias: 17 e 18 de maio, Sábado e Domingo
Horário: 11h
Local: Mezanino
CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA
O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.
O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.
Serviço
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.
bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_sp
facebook.com/ccbbsp
instagram.com/ccbbsp
ccbbsp@bb.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa: Sylvio Novelli
Com entrada gratuita, acontece o Festival do Milho, Arraial no Memorial, Festival do Acarajé, Festival de Sopas e Feira de Adoção.
Promovido pela Art Shine, o evento tem expectativa de consumo de 8 toneladas de derivados de milho
https://www.sampaonline.com.br/noticias/entrada+gratuita+festival+milho+arraial+memorial+acaraje+sopas+feira+adocao.php
Itaú Cultural recebe a peça-instalação A Bailarina Fantasma, que tensiona os apagamentos raciais na dança clássica.
Com dramaturgia de Dione Carlos e encenação de Wagner Antônio, o solo da bailarina e performer Verônica Santos transforma o palco em uma instalação cênica imersiva, na qual o público acompanha de perto reflexões sobre violência, memória e resistência, a partir da experiência pessoal da artista
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+bailarina+fantasma+tensiona+apagamentos+raciais+danca+classica.php
Exposição inédita Território de passagem traz ao MIS a primeira individual de Ruchita a São Paulo.
Com curadoria de Brunno Almeida Maia e direção de arte e expografia de Leandro Leão, a mostra reúne videoartes e séries fotográficas, além de ativações e o lançamento de um livro da artista multimÃdia curitibana
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+inedita+territorio+passagem+traz+mis+primeira+individual+ruchita+sao+paulo.php
Inclusão em Movimento – edição festa julina espera receber 20 mil pessoas em São Paulo e reforça a importância do lazer acessÃvel a todos.
Evento gratuito reúne atrações musicais, comidas tÃpicas, economia criativa, espaço sensorial para autistas, brinquedos adaptados, feira de adoção de animais e ações voltadas para pessoas com deficiência e famÃlias
https://www.sampaonline.com.br/noticias/inclusao+movimento+festa+julina+sao+paulo+2026.php
Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes paÃses e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propoe+viagem+gastronomica+pelos+sabores+copa+mundo.php
Arqueóloga Niède Guidon inspira teatro para bebês.
RUPESTRE – o que a terra conta, da 2 Mililitros Cia. Teatral, convida bebês a escutar as histórias guardadas no chão do Brasil transformando referências da arqueologia em linguagem poética e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/arqueuologa+neide+guidon+inspira+teatro+para+bebes.php
Seminário sobre a Commedia Dell´ Arte, a Máscara e o Teatro de Dario Fo no Teatro Commune.
De 14 a 20 de julho acontece o Seminário sobre a Commedia Dell´ Arte, a Máscara e o Teatro de Dario Fo no Teatro Commune. Participam Fred Hunzicker, Helô Cardoso, Neyde Veneziano e Wanderley Martins. A mediação é de Augusto Marin. Grátis!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/seminario+ommedia+dell+arte+teatro+dario+fo+teatro+commune.php