Dia das Mães é celebrado com agenda especial na capital paulista

Maio 08, 2017

Para celebrar o Dia das Mães, as instituições culturais do Governo do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial no sábado e no domingo (13 e 14 de maio). Confira os destaques:

Sala São Paulo
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) fará concerto no sábado (13), às 16h30, sob regência de Arvo Volmer e com Isabelle Faust no violino. No programa, obras de Erkki-Sven Tüür, Jean Sibelius e Johannes Brahms. No domingo (14) às 11h, a série Concertos Matinais apresentará concerto da Academia Jovem Concertante, criada em 2012 pela pianista Simone Leitão. Os músicos interpretarão obra de Edvard Grieg para piano e orquestra.

Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
A Cia. de Dança À Fleu de Peau se apresenta no projeto “Dança no MIS”, sábado (13), às 19h, com o bate-papo e espetáculo “Conférence Dansée”. Participam a dupla de pesquisadores, coreógrafos e dançarinos Denise Namura e Michael Bugdhan, da Alemanha. A atividade será no auditório MIS, com entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência.

Museu da Casa Brasileira
A partir das 11h de domingo (14), o violinista Paulo Paschoal e a Camerata Darcos se apresentam no projeto “Música no MCB” interpretando Mozart e Edward Elgar. Entrada gratuita.

Museu Afro Brasil
Para as mães que gostam de arte e história, no dia 13 (sábado), às 11h, o Museu inaugura três novas exposições: “Geometria afro-brasileira e africana”, que alia modernidade e ancestralidade em um conjunto de obras de artistas afro-brasileiros; “A quem interessar possa – Trajetos e Trejeitos de São Paulo”, composta por obras que representam a história da cidade de São Paulo, com pinturas, esculturas, fotografias, documentos e objetos; e, por fim, “1888”, que tem como tema central a relação entre a escravidão e religiosidade.

Pinacoteca de São Paulo
Com gratuidade ao público no domingo (14), o espaço fará mais uma edição do Pina Família das 11h às 15h, com a programação completa: distribuição de Jogo e Guia para famílias; Ilha de atividades e visitas, com a mediação de educadores e o espetáculo “PinaCanção: uma história cantada entre pinturas”, de Hélio Ziskind.

Memorial da Resistência
No domingo (14), às 10h30 e às 14h30, os educadores do Museu irão explorar a aproximação entre mães e filhos a partir das cartas trocadas entre os presos políticos e suas mães durante a Ditadura Militar, utilizando como referência a exposição “Carta Aberta – Correspondência na prisão”. O objetivo é refletir sobre os sentimentos vividos por elas neste período de repressão. Entrada gratuita.

Museu da Imigração
Na Hospedaria dos Imigrantes, que fica dentro do Museu, as mães podem tirar fotografias à moda antiga, com roupas e ambientação especial, no estúdio que fica na estação ferroviário do Museu a partir de R$ 35,00.

Museu do Futebol
Haverá visitas mediadas especiais, no domingo (14), às 11h, com o tema “A presença das mães na vida dos profissionais do futebol”, que abordará as mães dos juízes homenageadas pelo Museu em exposição do acervo. Entre 14h e 15h30, será realizada a atividade “Mulheres de Expressão”, que convida o público a conhecer mais sobre mulheres que participaram, no século XX, da transformação de uma sociedade onde até mesmo o futebol era proibido.

Casa das Rosas
No domingo (14), às 15h, o público poderá participar do passeio que visa contemplar e refletir “Os Sentidos e as Flores” no jardim do Museu-Casa. Ao final, todos serão convidados a aprender a plantar mudas de flores.

Fábricas de Cultura
A unidade de Vila Nova Cachoeirinha vai oferecer uma aula especial de Zumba para mães, no sábado, dia 13, às 18h. A atividade é gratuita.

Teatro Sérgio Cardoso
No domingo, 14 de maio, a programação do Teatro ComVida terá uma atividade especial para crianças, com a contação de histórias "Ela Que Está Só", da Cia. Repara Mundo, às 11h. Logo depois, às 11h40, os pequenos poderão participar de uma oficina de sacola de TNT com pintura mágica para presentear as mães. As atividades são gratuitas.

São Paulo Companhia de Dança
A Companhia apresentará coreografias no domingo (14), às 19h, no Teatro Zanoni Ferriti. O público poderá conferir O Grand Pas de Deux de Dom Quixote, a partir do original de 1869 de Marius Petipa (1818-1910); Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, com colaboração de Rodrigo de Castro e Pivô, de Fabiano Lima. A apresentação é gratuita e é necessário retirar os ingressos uma hora antes na bilheteria do Teatro.

Fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=f70994065abab510VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default#.WRCn49IrKM8