Deborah Finocchiaro ministra oficina virtual e gratuita sobre produção teatral

Novembro 23, 2020

A atriz, diretora e produtora Deborah Finocchiaro preparou uma oficina virtual e gratuita para estimular e contribuir com os artistas durante a pandemia. Na masterclass O Artista Produtor, a profissional compartilhará experiências dos seus 35 anos de carreira, além de mostrar detalhes da criação, produção, circulação e manutenção dos espetáculos e projetos da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, que já atingiu mais de meio milhão de pessoas com seus trabalhos. O curso, com duração total de duas horas, também reúne depoimentos de sete atores, performers, diretores, professores e produtores de diferentes regiões do país: os gaúchos Amanda Gatti, Joana do Carmo, Jordan Maia e Raquel Grabauska; a cearense Dane de Jade, o paulista Vinícius Piedade e o baiano Fábio Vidal.

Reunindo conhecimentos adquiridos antes e após a chegada do coronavírus, Deborah pretende ampliar e estimular o envolvimento dos artistas na produção teatral, com conteúdos que abordam desde a construção de roteiros até a venda dos espetáculos, assim como as diferentes maneiras de se manter uma companhia de teatro e a inserção dos profissionais e suas obras no mercado de trabalho. A atividade será realizada ao vivo nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, das 19h30 às 21h30, pela plataforma Jitsi Meet. Para participar, basta acessar o link https://meet.jit.si/MasterClass-OArtistaProdutor.

Sobre a ministrante Deborah Finocchiaro


Crédito: Glaci Salusse Borges

Ela possui bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. É atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, ministrante e produtora. Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Em sua trajetória, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 fundou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que traz em seu repertório dezenas de trabalhos. Em 2014, foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro "Porto Alegre Em Cena", ganhando a biografia "A Arte Transformadora", escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020, foi tema do documentário 'Deborah! O Ato da Casa', produzido durante a quarentena e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, selecionado no 48º Festival de Cinema de Gramado - Mostra Competitiva de longa-metragens gaúchos.

Sobre os convidados da masterclass

Amanda Gatti, atriz-performer, filmmaker, dubladora e produtora (RS): Artista multidisciplinar e produtora audiovisual formada pela PUCRS. Trabalha como atriz há 10 anos, tendo atuado em mais de 30 projetos cênicos e 18 projetos audiovisuais, além de estar por trás de outros projetos artísticos como produtora cultural, filmmaker e preparadora de elenco.

Joana do Carmo, atriz e produtora (RS): Atua e produz cultura há 22 anos. Trabalhou com grupos diversos no teatro de rua e palco. É Formada na Escola SITORNE, no Curso Técnico-profissionalizante para Formação de Ator - Salvador, Bahia. Como produtora, além dos seus projetos, trabalhou com importantes eventos e artistas no RS e RJ.

Jordan Maia, ator, produtor e professor (RS): Mestrando em Teatro UDESC, possui graduação em Teatro - Licenciatura pela UFRGS (2019). Como ator, integrou grandes projetos de Teatro Itinerante. Idealizador, produtor e ator do espetáculo "Metamorphosis" (2016). Em 2019, assinou a produção executiva de "Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue", da Companhia de Solos & Bem Acompanhados.

Raquel Grabauska, atriz, diretora, radialista e produtora (RS): Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS (1996). Direção geral do grupo Grupo Cuidado Que Mancha (música, rádio, teatro e literatura) desde 1998. Desde 2016, dirige o Espaço Cuidado Que Mancha.

Dane de Jade, atriz, pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e Gestora Cultural (CE): Doutoranda em Cultura pela Universidade de Coimbra/PT. Gerente e Assessora de Cultura no SESC Ceará durante 15 anos, onde fomentou a criação da Mostra Sesc Cariri. Coordenou a Mostra Luso-Brasileira em Coimbra/PT. Trabalha em cultura tradicional popular, implantando a ONG Beatos em 2003 e a criação do Festival Internacional de Máscaras do Cariri/FIMC. Realiza curadoria para Festivais e editais, atuou na curadoria do Palco Giratório por mais de 10 anos. Prêmio Cláudia 2012 na categoria Cultura. Secretária de Cultura, de 2013 a 2016, no Crato/CE. Professora convidada do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Coordenadora da Escola Vila da Música e do Escritório Regional de Cultura Cariri/Secult Ceará.

Vinícios Piedade, ator, produtor, autor e diretor (SP): Trabalha com teatro desde 2003. Estudou com inúmeros mestres e lançou seis livros entre dramaturgias e contos. Apresentou seus espetáculos "Carta de um Pirata", "Cárcere" e "Hamlet Cancelado" em todo território brasileiro e em dezessete países dos cinco continentes. Em 2019, assinou a codireção e co-autoria do solo de Deborah Finocchiaro, "Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue".

Fábio Vidal, ator, produtor, autor, pesquisador, professor e diretor (BA): Mestre e Bacharel pela UFBA. Integrante do Território Sirius Teatro. Criou, dirige e atua nas encenações "Sebastião", "Seu Bomfim", "Velôsidade Máxima", "ERê - Eterno Rêtorno" e "Joelma". Como ator e diretor participou de diversas montagens com diferentes artistas e grupos.

Serviço
Masterclass O Artista Produtor
Com Deborah Finocchiaro
Data: 26 de novembro, quinta-feira
Horário: das 19h30 às 21h30
Pela plataforma Jitsi Meet
Gratuito, com acesso pelo link https://meet.jit.si/MasterClass-OArtistaProdutor
Limitada a 75 participantes
www.facebook.com/companhiadesolosebemacompanhados
www.youtube.com/user/deborahfinocchiaro
www.instagram.com/deborahfinocchiaro
www.deborahfinocchiaro.com