Debate sobre o longa Parasita e entrevista com Lenine estão na programação do #MISemCASA

Agosto 24, 2020

A programação do #MISemCASA, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo –, traz uma série de eventos em seu canal no YouTube. Além do cinema, sempre presente na programação do Museu, a fotografia e a música também ganham destaque, com os já tradicionais programas Notas Contemporâneas, que nesta quarta-feira apresenta uma entrevista de Lenine gravada em 2017 e o Lendo Imagens, que traz uma análise de uma fotografia de Fernanda Frazão.

Na terça-feira, o público acompanha mais uma edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a Folha de S.Paulo), que debate o aclamado Parasita (기생충, dir. Bong Joon-ho, Coreia do Sul, 2019, 16 anos, 132 min). O longa foi o grande vencedor do Oscar 2020, sendo o primeiro longa não falado em língua inglesa a vencer o Oscar de Melhor Filme, além de levar outros prêmios importantes como a Palma de Ouro em Cannes e o prêmio de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro.

O Festival Internacional de Curtas – Kinoforum continua com sua programação especial em parceria com o MIS, e nesta semana traz mais quatro atividades ao vivo: o webinar Animação como cinema, artes visuais e design: intersecção entre universos; duas edições do Conexão USP Kinoforum, com os temas Como as universidades podem ajudar a criar um mundo mais justo e igualitário?, e Arlindo Machado – uma celebração poética (uma homenagem a Arlindo Machado, pensador que se pautou pela radicalidade e invenção); por fim, no sábado, acontece o Crítica Curta, oficina destinada a estudantes de audiovisual, que tem o objetivo de promover a reflexão em torno da produção de cinema contemporâneo no formato de curta-metragem. No encontro, os participantes fazem um balanço do Festival em uma live aberta ao público, sob a mediação do jornalista e crítico de cinema Thiago Stivaletti.

Completam a programação do #MISemCASA desta semana o depoimento do diretor e produtor cinematográfico Jeremias Moreira Filho, que integra a coleção Memória do Cinema do Acervo MIS; e mais uma edição do Pontos MIS – Bate-papo de Cinema, que, em parceria com a Gata Cine, traz uma sessão gratuita do longa nacional Colegas, de Marcelo Galvão, seguida por bate-papo ao vivo com o diretor e convidados.

24.08 | Segunda-feira | 16h | Kinoforum – Webinar Animação como cinema, artes visuais e design: intersecção entre universos (ao vivo)
Para falar sobre animação, o Kinoforum convida membros do SEANIMA (Seminário Brasileiro de Estudos em Animação). Participam da conversa Carla Schneider (professora e pesquisadora no curso Cinema de Animação na Universidade Federal de Pelotas), João Paulo Schlittler (professor doutor no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP), Claudia Bolshaw (professora e supervisora do Departamento de Artes e Design da PUC- Rio) e Antonio Fialho (Professor adjunto do curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG). Para participar do webinar, clique aqui.

24.08 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Jeremias Moreira Filho
Neste episódio, o MIS apresenta uma edição especial do depoimento do diretor e produtor cinematográfico Jeremias Moreira Filho, realizado no MIS em parceria com a Heco Produções em 2013. Em depoimento ao projeto, Jeremias contou sobre sua trajetória e seu início no cinema trabalhando com montagem. O diretor aborda também os filmes Mágoa de boiadeiro, Fuscão preto e as duas versões de O menino da porteira (1976/2009) que dirigiu, bem como as diferenças para a realização de cada trabalho. Confira o depoimento aqui.

25.08 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Parasita (ao vivo)

O programa, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e a Folha de S.Paulo, traz em cada edição um debate sobre um filme com um jornalista e um psicanalista convidado. Desta vez, entra em debate Parasita (기생충, dir. Bong Joon-ho, Coreia do Sul, 2019, 16 anos, 132 min), grande vencedor do Oscar 2020 e de diversos outros prêmios importantes. Participam da conversa, mediada por Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, o psicanalista, médico e psiquiatra Plinio Montagna e a jornalista da Folha Clara Balbi. O longa não será exibido.

Em Parasita, a família coreana Ki-taek está desempregada. Vivem em um porão sujo e apertado. Alimentam-se de sobras. Afundados na pobreza, não sabem como sair dessa situação até que, por um lance de sorte, o jovem Ki-taek começa a dar aulas de inglês para uma garotinha de família rica. Ele vislumbra a oportunidade de empregar pai, mãe e irmã. Os três organizam um plano para se infiltrar na família burguesa. Participe do bate-papo no canal do MIS no YouTube.

26.08 | Quarta-feira | 11h |Conexão USP Kinoforum | Pedagogia Pós-Pandêmica – como as universidades podem ajudar a criar um mundo mais justo e igualitário? (ao vivo)
O encontro proporciona uma conversa entre escolas de cinema e audiovisual de diversos países a partir de temas que abarcam diversidade, justiça e o ensino dessas escolas em um mundo pós-pandêmico. Apresentado por Theodore Life (Emerson College, Estados Unidos), o encontro tem como convidados Esther Hamburger (Universidade de São Paulo); Griselda Flesler (Universidad de Buenos Aires); Karla Berry (Southern Illinois University, EUA); Lilian Solá Santiago (cineasta, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Livia Perez (cineasta e doutoranda Universidade de São Paulo); Nduka Mntambo (Wits School of Arts, África do Sul) e Bert Beyens, do Royal Institute for Theatre, Cinema and Sound (RITS), Bruxelas, Bélgica. Para participar, clique aqui.

26.08 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Lenine
Em junho de 2017, o programa Notas Contemporâneas teve como convidado Lenine, um dos maiores artistas da música brasileira contemporânea, ganhador de seis Grammy Latino, dois prêmios da APCA e nove Prêmio da Música Brasileira. Este vídeo traz uma edição do depoimento do artista gravado no estúdio do MIS, com a historiadora Rosana Caramaschi, e no auditório em bate-papo com o jornalista Cadão Volpato, onde relembra sua trajetória.

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria de Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. Assista ao vídeo aqui.

27.08 | Quinta-feira | 16h | Conexão USP Kinoforum l Arlindo Machado – uma celebração poética (ao vivo)
O encontro apresenta uma homenagem/celebração poética a Arlindo Machado, pensador que se pautou pela radicalidade e invenção. Depoimentos de familiares, amigos, pesquisadores e parceiros de Arlindo Machado serão matéria-prima a ser utilizada em uma performance audiovisual por artistas convidados. Apresentado pela artista Patrícia Moran (Universidade de São Paulo), tem como convidados Almir Almas (artista/Universidade de São Paulo), Dudu Tsuda (músico e artista), Lucas Bambozzi (artista multimídia/Fundação Armando Alvares Penteado), Lucio Agra (artista/Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e Marcus Bastos (artista/Pontifícia Universidade Católica, SP). Acompanhe o encontro aqui.

28.08 | Sexta-feira | 16h | Kinoforum – Crítica Curta (ao vivo)
O Crítica Curta é uma oficina destinada a estudantes de audiovisual, que tem o objetivo de promover a reflexão em torno da produção de cinema contemporâneo no formato de curta-metragem, contribuindo para o exercício, a produção e a difusão de textos durante a realização do Festival. Coordenada este ano pelo crítico de cinema e jornalista Thiago Stivaletti, a oficina contará com a participação de 25 estudantes, selecionados entre 80 alunos a partir de inscrições online. Durante o Festival, os alunos atuam como críticos de cinema, analisando os curtas selecionados desta edição de 2020 e publicando seus textos no Blog Crítica Curta. Nesta live aberta ao público, os participantes fazem um balanço do Festival, sob a mediação de Stivaletti. Acesse a live aqui.

29.08 | Sábado |16h e 18h l Pontos MIS Bate-papo de Cinema | Colegas (ao vivo)
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o longa Colegas (dir. Marcelo Galvão, Brasil, 2012, 100 min, livre), em parceria com a Gata Cine. Para assistir gratuitamente ao filme, que será exibido às 16h, basta preencher um cadastro neste link. Já a conversa, que acontece às 18h no canal do MIS no Youtube, será mediada por Vanise Ribeiro (atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco) e contará com a presença do diretor e do produtor cinematográfico do longa Marcelo Galvão e Marçal de Souza, respectivamente, Bruno Cucio (cineasta e professor de cinema) e Laís Garcia (educadora do MIS responsável pelo Acessa MIS, projeto que busca aproximação de públicos com deficiências ao universo cultural do museu).

Stallone, Aninha e Márcio são grandes amigos e vivem juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes a que assistem na videoteca local, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro. O caso chega até a imprensa, e a polícia coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que estão dispostos a viver essa grande aventura.

30.08 | Domingo | 11h | Lendo Imagens l Fernanda Frazão
O projeto Lendo Imagens apresenta um diálogo direto entre artistas e público, partindo das fotos do Acervo MIS. O Museu convida artistas a escolherem uma imagem do acervo para compartilhar uma leitura com o público, com o objetivo de divulgar as obras e, também, valorizar fotógrafos, curadores, críticos e pesquisadores contemporâneos. Nesse sexto episódio, o fotógrafo Felipe Larozza apresenta detalhes de uma imagem de Fernanda Frazão, fotógrafa participante do programa Nova Fotografia 2018 com a série Amazônia lado B. O ensaio retrata uma jornada em um cruzeiro all inclusive ao longo do Rio Negro, na Floresta Amazônica brasileira, no qual a fotógrafa investiga o turismo de massa. Veja o vídeo aqui.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes, que traz imagens de diversas situações de deslocamentos e trabalhos itinerantes que muitas vezes passam despercebidos, invisíveis, na correria cotidiana; Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana, com imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista; Cinema paulista nos anos 1970, sobre a produção e bastidores do cinema paulista dessa década presente no acervo do MIS; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970, resgate de uma das primeiras coleções do acervo do MIS com documentação dos fotógrafos de rua em atividade no início dos anos 1970; e A mulher na Revolução de 32, mostra com fotografias, arquivos de áudio e trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução.

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte da documentação reunida ao longo dos 50 anos do Museu.