Debate aborda as especificidades dramatúrgicas presentes nas produções das Danças Contemporâneas Negras

Setembro 04, 2020

Entre os dias 1 e 11 de setembro de 2020, a Nave Gris Cênica recebe inscrições para o “Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras - Gira de Debate”, evento que discutirá as especificidades dramatúrgicas presentes nas produções das danças contemporâneas negras e em danças fundamentadas nas culturas negras e ameríndias. Ele acontecerá no dia 12 de setembro de 2020, às 16h, na plataforma O.C. Oswald Andrade.

No campo da performance e da dança, tornou-se cada vez mais comum a incorporação do termo dramaturgia na construção de obras e, algumas vezes, de profissionais que desenvolvem especificamente a função de dramaturgistas durante os processos de criação. Há, atualmente, diversos pesquisadores que se debruçam sobre a produção de dramaturgias na dança, mas é evidente o quão amplo e focado na cultura europeia é essa área de estudo e o quanto é ainda inexplorado quando se trata das danças contemporâneas negras ou danças que se inspiram nas culturas negras e ameríndias.

O encontro “Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras - Gira de Debate” faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão - circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Sobre os debatedores e a Nave Gris

Carmen Luz é coreógrafa, cineasta, curadora, artista audiovisual e cênica. É ainda fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança e Teatro e integrante da Orquestra de Pretxs Novxs.

Renata Lima, docente da Universidade Federal de Goiás, é diretora artística da Núcleo Coletivo 22, capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô e pesquisadora de performances negras e poéticas afro-ameríndias.

Kleber Lourenço é artista da Dança e do Teatro. Dirige o Visível Núcleo de Criação e é doutorando em artes pela UERJ.

A Nave Gris Cia Cênica dedica-se à pesquisa e criação da cena como campo de pluralidade, espaço expandido e limiar entre dança e teatro, tendo nas culturas afro-brasileiras e ameríndias as motrizes para sua produção artística.

Serviço
Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras - Gira de Debate
Mediação: Nave Gris Cia Cênica (Kanzelumuka e Murilo De Paula)
Debatedores: Carmen Luz, Kleber Lourenço e Renata Lima
Data: 12/09/2020
Horário: das 16h às 18h30
Local: O.C. Oswald de Andrade (atividade online)
Plataforma de exibição: Google Meet
Inscrições: por meio do site do site http://navegris.com.br/ no período de 01/09 a 11/09.