Cursos grátis no Sesc Belenzinho ensinam a diversidade da arte com fios

Janeiro 15, 2019

O Sesc Belenzinho apresenta, em janeiro, uma séries de cursos e oficinas grátis, que envolvem o mágico universo dos fios, integrando a programação de artes visuais da unidade. Trata-se do projeto Entre Fios e Meadas, que inclui tapeçaria, bordados, tecelagem e artesanatos, entre outros.

As atividades em questão são: Tapeçaria Contemporânea (15 a 18/01), Criação de Artesanato com Fibras de Buriti (22 a 25/01), Pingente em Mini Tear Caseiro (30 a 31/01), Bordado Manual em Camiseta (18 a 25/01), Macramê em Painéis Decorativos (26/01) e Pulseira de Miçanga em Tear Alternativo (29 e 30/01).

Acesse o portal e inscreva-se: Entre Fios e Meadas.

Entre Fios e Meadas é um projeto do Sesc Belenzinho que promove atividades pertinentes ao universo dos fios, independentemente dos materiais utilizados, tendo como objetivo explorar algumas das muitas possibilidades que suas meadas podem oferecer.

Programação

Curso: Tapeçaria Contemporânea
Com Eglair Quicolli
A atividade tem como principal objetivo divulgar a arte da tapeçaria como forma de expressão individual e resgatar técnicas ancestrais de entrelaçamentos de fios e fibras. As pessoas aprendem noções básicas de tapeçaria, produção de franjas e acabamento. Eglair Quicolli é artista têxtil, formada em desenho industrial pela faculdade de artes plásticas FAAP com especialização em projeto de produto. O fio e sua trajetória poética são seus principais objetos de pesquisa. Seu trabalho percorre o caminho da experimentação de materiais e suas potências, a impermanência das coisas e o sagrado feminino. Desenvolve peças decorativas de parede e acessórios pessoais no tear manual utilizando técnicas têxteis, além de fazer uso de metais e processos de ourivesaria e joalheria artesanal.
Local: Oficina 1
Grátis. Duração: 4 encontros. Acima de 18 anos.
15 a 18/01. Terça a sexta, das 14h às 17h

Curso: Criação de Artesanato com Fibras de Buriti
Com artesãs Warao
As artesãs ensinam a confecção de pequenos objetos utilizando técnicas de trançado e pintura da fibra do buriti. Elas fazem parte de uma comunidade de refugiados Warao, vindos da Venezuela e habitantes de Tacaraima (Roraima). Em situação de abrigo, estão sendo acompanhadas por organizações como a UNICEF.
Local: Oficina I
Grátis. Duração: 4 encontros. Acima de 16 anos.
22 a 25/01. Terça a sexta, das 14h às 17h

Curso: Pingente em Mini Tear Caseiro
Com Maria Gabrielle
Curso com foco na construção de um colar, desenvolvido pela técnica de tecelagem manual individual, que pode ser usada acessivelmente para a construção de produtos ou como simples exercício de criatividade. Maria Gabrielle é estilista formada pelo Senac SP. Desfilou na Casa de Criadores, em 2012, pelo Talentos Senac. Desde então, percorreu caminhos variados na fronteira da arte e moda, tendo também experiências em outros campos e fora do país. Hoje, atua construindo sua marca que carrega informações artesanais e sustentáveis e procura caminhar nesse discurso em oficinas e projetos.
Local: Oficina
Grátis. Acima de 16 anos. Duração: 2 encontros.
30 a 31/01. Quarta e quinta, das 15h às 18h

Oficina: Bordado Manual em Camiseta
Com Bruno Aranha
A oficina proporciona o aprendizado do bordado manual em camisetas de malha, estimulando a criatividade e apresentando uma proposta de processo de criação. Bruno Aranha iniciou seu interesse por moda cursando cinema pela FAAP, onde se especializou em Direção de Arte e Figurino. Posteriormente, cursou a graduação em moda pela Universidade de Desenho de Moda de Barcelona (ESDI). Na Espanha, apresentou sua coleção El Viajero no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, além de feiras, como ModaFAD e Salão Têxtil Internacional de Barcelona. Regressou ao Brasil, em 2009, para completar o time de jovens talentos na Casa de Criadores. Após incursão em grandes empresas de moda, criou a marca De Araque que está no mercado, há mais de dois anos, produzindo camisetas 100% de algodão e bordadas à mão.
Local: Oficina I
Grátis. Acima de 16 anos. Duração: 2 encontros
18 a 25/01. Sexta, das 10h às 13h

Curso: Oficina de Macramê em Painéis Decorativos
Com Míriam Rocha
Nesta oficina, são apresentadas as técnicas básicas fundamentais do macramê, como nós simples, e são produzidos pequenos painéis para utilização na decoração. Miriam Rocha é designer de interiores com especial carinho empregado pelas peças feitas à mão. Já há algum tempo, coloca em prática suas ideias que resultou na criação da marca Ponto Cromê.
Local: Oficina I. Não é necessário conhecimento prévio na técnica.
Grátis. Duração: 1 encontro. Acima de 12 anos.
26/01. Sábado, das 14h às 17h

Curso: Pulseira de Miçanga em Tear Alternativo
Com Liliam Barboza
A tecelagem com miçangas foi criada dentro da arte têxtil indígena. É aplicada em seus artefatos, demonstrando sua cultura, contando histórias e preservando tradições. Utilizam como matéria prima sementes, contas de madeiras, miçangas e fibras naturais. A atividade possibilita a confecção de uma pulseira utilizando a técnica indígena da tecelagem com miçangas e a fabricação de um tear alternativo utilizando a reciclagem de piso laminado, filetes de madeira e pregos. Liliam Barboz é graduada em design de interiores pela Universidade Paulista. Estudou tecelagem com Tiyoko Tomikawa; atua como designer têxtil e desenvolve tecidos com padronagens exclusivas e peças utilitárias para decoração; também atua como arte-educadora (tear manual), desde 2000, e ministra oficinas de criatividade nos Sesc’s e ONGs.
Local: Oficina II
Duração: 2 encontros
Grátis. Acima de 18 anos.
29 a 30/01. Terça e quarta, das 14h às 17h

Serviço

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Fonte: elianeverbena@terra.com.br