Umapaz oferece cursos grátis para estimular o uso de energia solar
Setembro 25, 2007

O Sol é uma fonte de energia renovável e o aproveitamento dele, tanto como fonte de calor como de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras e vantajosas para a preservação ambiental. Não é poluente, não influi no efeito estufa e não precisa de geradores para a produção de energia elétrica. Para consolidar a implantação do projeto São Paulo a Caminho do Sol, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e com o apoio da iniciativa Cidades Solares, oferece um programa de capacitação e treinamento em energia solar para engenheiros projetistas, arquitetos, instaladores prediais e professores multiplicadores.

São quatro cursos oferecidos gratuitamente. Três deles serão realizados na sede da Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com início a partir desta terça-feira, dia 25 de setembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail umapaz@prefeitura.sp.gov.br.

Programação

Curso 1 - Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar

Objetivo: Capacitar profissionais a projetar instalações de aquecimento solar, fazendo um correto dimensionamento, inserção arquitetônica e integração com instalações hidráulicas prediais.
Publico alvo: engenheiros, arquitetos, projetistas de instalações prediais e multiplicadores.
Recomendações: recomenda-se que os alunos tragam computadores e plantas de edificações para estudos de caso durante o curso.
Datas: 25 de setembro, 9 de outubro, 6 de novembro e 4 de dezembro.

Curso 2 - Aquecimento Solar na Arquitetura

Objetivo: Capacitar profissionais a inserir e integrar instalações de aquecimento solar; dimensionamento, inserção arquitetônica e integração às edificações. Debater e propor repertório de soluções arquitetônicas com aquecimento solar integrado.
Público alvo: arquitetos, projetistas e professores multiplicadores.
Recomendações: recomenda-se que os alunos tragam computadores e plantas de edificações para elaborar estudos de casos reais durante o curso.
Datas: 26 de setembro, 10 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

Curso 3 -  Aquecimento Solar - Importância para o Brasil e para as questões climáticas

Objetivo: Encontro informativo sobre a importância do aquecimento solar como geração de eletricidade e mitigação das mudanças climáticas globais, na Cidade de São Paulo e no Brasil.
Público alvo: aberto a interessados.
Datas dos encontros: 2 e 23 de outubro; 13 e 27 de novembro e 3 de dezembro.

Curso 4 - Instaladores de Sistemas de Aquecimento Solar

Objetivo: Capacitar profissionais para instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar.
Materiais didáticos: Manual de Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar, kits de instalação, normas e códigos de boas práticas de instalação, vídeos, etc.
Público alvo: instaladores, professores multiplicadores.
Datas: 10 e 11 de outubro; 8 e 9 de novembro; 6 e 7 de dezembro Módulo 1 (instalações em termossifão): 8 às 12 horas Módulo 2 (instalações em circulação forçada): 14 às 18 horas Módulo 3 (aquecimento solar de piscinas): 8 às 12 horas



 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Site da Prefeitura

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo