Curso no SESC apresenta quatro perspectivas sobre a arte de contar histórias

Julho 11, 2017

A Palavra de Encantamento, A Palavra Brincante, a Palavra Rimada e a Palavra Brincada. No curso "A arte da palavra em quatro tempos", cada convidado apresenta fundamentos, estratégias e possibilidades de narrativa a partir de sua pesquisa e prática.

No primeiro encontro, o poeta Marco Haurélio propõe a "arte do encontro" e revisita com sua fala reflexiva as noções e a trajetória do afeto, através da tradição oral e escrita popular. No segundo encontro, inspirada na inteireza, presença e beleza da Cultura da Criança e da Cultura Popular, a escritora Cristiane Velasco propõe o diálogo entre histórias de boca, histórias de livro e histórias de vida. Também aponta um olhar sobre os contos tradicionais narrados de boca em boca que atravessam os tempos e, reinventados pela palavra do contador, trazem novos significados para o mundo contemporâneo.

No terceiro encontro, a contadora de histórias Kiusam de Oliveira traz uma visão da palavra enquanto energia, uma força que determina narrativas, um grito de autonomia e independência, que inspira o fortalecimento da identidade principalmente de crianças negras, através do que a contadora chama de Literatura do Encantamento. A palavra é reforçada como um caminho que transcende realidades. No quarto encontro da série, o contador de histórias Valdeck de Garanhuns mostra a Palavra Brinquedo, através da potência do Mamulengo como ato poético, como ferramenta de diálogo do povo para o próprio povo.

Encerrando o curso, a produtora cultural Maria Carolina Marchi media uma conversa entre os especialistas e os participantes convidando a todos para encontrarem sua própria Palavra e linguagem de transformação pessoal e social.

Serviço
A arte da palavra em quatro tempos
De 19 a 28 de julho de 2017, quartas e sextas, das 10h às 17h30 / Dia 31 de julho, segunda, das 14h às 18h.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Preço total: R$ 120,00 (inteira)
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Mais informações: 3254-5600