Curso de Formação CRDSP abre inscrições em janeiro

Janeiro 02, 2018

O projeto "Formação de Empatia" faz parte do Novo Circuito de Afetos que propõe um programa de formação em dança e amplia a ideia de formação além das técnicas, estéticas e estilos de danças com as quais nos afinamos. Este programa abrange também as relações de mundo que estão inseridos em cada um deles, deste modo além de cursos e práticas a formação passará também por atividades complementares como: espaços de reflexão, conferências, conversas, apreciação e debate sobre trabalhos artísticos, espaços de convívios e modos coletivos de trabalho e troca.

O Programa "Dança: Formação de Empatia" será a linha condutora-pedagógica do CRDSP e ao mesmo tempo estará em relação com todas as outras ações que acontecerão dentro e fora do espaço. Os artistas serão acompanhados pela orientação de Paula Petreca e Paula Salles em todas as etapas da formação. Observando as dinâmicas que se estabelecem no CRDSP, propomos percursos específicos de linguagem, a partir de quatro eixos de discussão: Danças Afrodiaspóricas, Formação do Intérprete, Dança e Gênero e Orientação de Processos de Criação.

O eixo "Danças Afrodiaspóricas" pretende refletir como pensar a formação em dança a partir dos referenciais do corpo negro, procurando entender sua construção técnica e estética aliada com sua percepção de mundo através dos códigos, gestuais e imaginários das culturas negras – oriundas das matrizes africanas ou reorganizadas a partir de outras confluências culturais. Serão duas aulas semanais regulares de uma hora e meia (1h30) de corpo- encruzilhada, pluralidades gestuais, que acontecerão no período de março a novembro. Na oficina serão desenvolvidas pequenas células coreográficas a partir exercícios técnico-criativos e da relação entre a memória corporal de cada participante e estímulos sonoros, visuais, literários/mitológicos presentes e/ou oriundos das culturas negras. Além dessas aulas, este eixo será acompanhado de orientações mensais e atividades complementares que possam ajudar a aprofundar as reflexões sobre essa formação.

No eixo "Formação do Intérprete" será voltado a prática e a discussão do trabalho do intérprete e ao apuramento do ofício artístico em dança. Com o exercício constante dos estados de presença a partir do treino da sensibilidade, da observação do mundo e da criação de si. Serão duas aulas semanais regulares de uma hora e meia (1h30) de formação do Intérprete, que acontecerão no período de março a novembro. Além dessas aulas, este eixo será acompanhado de orientações mensais e atividades complementares que possam ajudar a aprofundar as reflexões sobre essa formação.

O eixo "Dança e Gênero" será voltado para a discussão das questões de gênero no ambiente da dança, tendo como ponto de partida a prática de danças como Voguing e Wacking. A proposta é refletir sobre a construção dos discursos corporais a partir das representações sociais de LGBTQ+. Serão duas aulas semanais regulares de uma hora e meia (1h30) de aula de voguing, que acontecerão no período de março a novembro. Além dessas aulas, este eixo será acompanhado de orientações mensais e atividades complementares que possam ajudar a aprofundar as reflexões sobre essa formação.

O eixo "Orientação de Processos de Criação" tem como proposta acompanhar processos de criação em desenvolvimento voltada para a construção cênica. Envolverá reflexões sobre escolhas de: treinamentos, poéticas, composições, dramaturgias, formatos cênicos, desdobramentos e outras discussões que contribuam para a potencialização de cada processo em si. Será um ensaio por semana de três horas de duração (3h) e uma vez por semana ocorrerá uma orientação. Além disso, esse eixo será complementado com uma aula do ciclo de aulas e uma orientação quinzenal.

Serviço
Curso de Formação CRDSP
Data: De 15 a 28 de janeiro
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá, s.n, Galeria Formosa - Centro
O formulário para inscrição será disponibilizado através do facebook