Curso de escrita criativa do SESC Belenzinho ajuda jovens para o mercado de trabalho

Março 10, 2020

A partir do dia 14 de março de 2020, o Sesc Belenzinho recebe Ricardo Lísias no curso de Escrita Criativa para Jovens. Atividade acontece até 4 de abril, aos sábados às 11h, na Sala de Oficinas III da unidade.

A prática da escrita criativa ampliou-se ao alcançar um público que não só está em busca das relações literárias da atividade, mas também de desenvolver habilidades de concentração e sair dos padrões textuais, podendo dar um trato mais elaborado às produções. Partindo disso, profissionais das mais variadas áreas de atuação encontraram na escrita criativa uma nova possibilidade de sair do senso comum e mergulhar em diferentes gêneros textuais, como poemas, crônicas, contos, romances e roteiros de cinema.
O curso do professor Ricardo Lísias desenvolve habilidades necessárias para o aprofundamento da capacidade de redação, por meio da prática, usando a crônica como gênero de análise principal, por sua característica central de aproximação e retrato da vida cotidiana.
O curso se dá através de quatro encontros divididos em duas partes metodológicas. Na primeira delas, Lísias apresenta uma discussão teórica sobre a escrita criativa, crônica e dicas de redação, passos que preparam os alunos para a segunda etapa, onde é feita a leitura e análise dos textos produzidos antes de cada aula.
A atividade integra o projeto Valorização Social do Sesc São Paulo, que propõe atividades que estimulam a compreensão das etapas de criação e produção em suas dimensões simbólicas e materiais, por meio do desenvolvimento de habilidades criativas e estímulo ao protagonismo, bem como o projeto Empregabilidade Jovem do Sesc Belenzinho, que instrumentaliza o jovem com cursos, oficinas e bate-papos na busca do primeiro emprego.

Sobre o professor
Ricardo Lísias é escritor, autor dos romances O céu dos suicidas, Divórcio, A vista particular, entre outros. Criou a Família Tobias, com a qual produz diversas obras em várias plataformas, como o e-book Delegado Tobias e o livro-objeto Inquérito Policial Família Tobias, assim como a peça Vou, com Meu Advogado, Depor sobre o Delegado Tobias onde atuou como dramaturgo e ator. É doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pós-doutorado na Unifesp.

Serviço

Curso de escrita criativa para jovens
Com: Ricardo Lísias
De 14 de março a 4 de abril de 2020.
Sábados, das 11h às 13h.
Local: Sala de Oficinas III.
Grátis mediante inscrição prévia presencial a partir de 6/3 (público geral)
Recomendação etária: indicado para maiores de 14 anos
Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho
Transporte Público: Metrô Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)