Curso aborda noção de democracia a partir do pensamento de Albert Camus

Abril 30, 2018

O curso Albert Camus e a Democracia, que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza a partir do dia 5 de maio, tem por objetivo investigar precisamente a noção "dissidente" de democracia, bem como avaliar como ela pode contribuir para o debate contemporâneo sobre o tema.

O escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960) não pensou por meio de sistemas e tratados. Sua profunda desconfiança em relação aos modos totalizantes de filosofar o afastou desse tipo de produção teórica. As noções por ele elaboradas são, assim, de caráter mais fragmentário e circunstancial, emergindo de forma não sistemática ao longo de sua obra ficcional e não ficcional.

Em relação à ideia de democracia, a situação é ainda mais sutil. A noção não é das mais notórias na obra do autor, sendo, a bem da verdade, abordada pelo ele de maneira apenas tangencial em alguns de seus escritos jornalísticos (vide, p. ex., Democracia e modéstia publicado, em 1947, no jornal Combat).

Entretanto, em um um olhar mais atento não apenas aos escritos jornalísticos de Camus, mas, principalmente, à noção de revolta, expressada em obras como A peste (1947) e O homem revoltado (1951), revela uma história um tanto quanto diferente. Distanciando-se de uma ideia de democracia como regime político meramente formal (uma ideia, diga-se de passagem, bastante arraigada em muitos), a noção de revolta permite pensar a democracia como processo inacabado, vibrante e, principalmente, em constante abertura a novas intervenções sociais antagônicas.

Serviço
Albert Camus e a Democracia
Data: 5 e 12 de maio
Horário: sábados, das 14h às 17h
Recomendação Etária: 16 anos
Inscrições através do site
Valor: R$ 50,00
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação com no mínimo dois dias de antecedência da atividade através do e-mail centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br.