Setembro 16, 2020
Moema (1866), de Victor Meirelles (1832-1903), é a escolha da semana para o desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 20 de setembro.

Na segunda, 21 de setembro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.
O quadro apresenta a personagem Moema, do poema épico Caramuru, de frei Durão (1722-1784), morta na praia, depois de seguir a nado o navio de Diogo Álvares, sua paixão que retornava a Portugal, e afogar-se.
A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 16 de setembro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Guilherme Giufrida, assistente curatorial no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.
Moema está no aplicativo gratuito MASP Áudios, com comentários de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo (app disponível para download na App Store e no Google Play). A pintura também integra a exposição virtual Arte no Brasil até 1900 na plataforma Google Arts & Culture.
Já na quinta, 17 de setembro, às 18h, Sandra Benites, curadora adjunta de arte brasileira do MASP, e Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias, conversam por meio de uma live no Instagram do @masp. Sandra é Guarani Nhandewa, doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2019, é curadora adjunta de arte brasileira do MASP. No encontro, elas irão dialogar sobre o quadro Moema e outras formas de representação indígena na arte brasileira.
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.
Sobre a obra
Victor Meirelles
Moema, 1866
Acervo MASP
Doação Indústrias Químicas e Farmacêuticas Schering S.A., 1949
Férias no Museu Catavento: ciência, arte e cultura em mais de 35 atividades gratuitas e oficinas.
Agenda de janeiro inclui apresentações artísticas da Fábrica de Talentos e atividades que unem ciência, cultura e diversão no Museu Catavento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ferias+museu+catavento+ciencia+arte+cultura+mais+atividades+gratuitas+oficinas.php
Tenor Jean William e violeiro Neymar Dias apresentam o show Raízes Caipiras.
Os clássicos do cancioneiro caipira como "No Rancho Fundo", "Luar do Sertão", "Tocando em Frente", "Romaria", "Boiadeiro Errante", "Chalana" e "Galopeira" fazem parte do repertório que será apresentado no CCSP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+violeiro+neymar+dias+apresentam+show+raizes+caipiras.php
Teatro do Incêndio comemora 30 anos em festa no Bixiga.
Companhia comemora 30 anos com leitura pública de Baal - O Mito da Carne e roda de samba aberta.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+incendio+comemora+anos+festa+bixiga.php
Circo Teatro Palombar apresenta o espetáculo Karaokê Palombar no Sesc Santo Amaro.
O "Karaokê Palombar" convida o público a cantar os hits do momento e a se divertir com esquetes circenses inventivas. O espetáculo se inspira nos karaokês populares, que caíram no gosto das quebradas, e celebra a alegria das ruas. Do piseiro ao sertanejo, "Karaokê Palombar" mistura hits com cenas de circo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+teatro+palombar+apresenta+espetaculo+karaoke+palombar+sesc+santo+amaro.php
Projeto Cadência Cultural leva atividades gratuitas para a Zona Norte.
As atividades englobam duas importantes manifestações afro-brasileiras: a Capoeira e o Samba de Roda.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+cadencia+cultural+leva+atividades+gratuitas+para+zona+norte.php
Cia Lúdicos estreia espetáculo infantil gratuito no Museu da Imigração.
Novo espetáculo da Cia Lúdicos de Teatro Popular apresenta um mosaico poético sobre o brincar. No palco, cinco cenas com cinco personagens chamadas Ana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+ludicos+estreia+espetaculo+infantil+gratuito+museu+imigracao.php