Setembro 16, 2020
Moema (1866), de Victor Meirelles (1832-1903), é a escolha da semana para o desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 20 de setembro.

Na segunda, 21 de setembro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.
O quadro apresenta a personagem Moema, do poema épico Caramuru, de frei Durão (1722-1784), morta na praia, depois de seguir a nado o navio de Diogo Álvares, sua paixão que retornava a Portugal, e afogar-se.
A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 16 de setembro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Guilherme Giufrida, assistente curatorial no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.
Moema está no aplicativo gratuito MASP Áudios, com comentários de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo (app disponível para download na App Store e no Google Play). A pintura também integra a exposição virtual Arte no Brasil até 1900 na plataforma Google Arts & Culture.
Já na quinta, 17 de setembro, às 18h, Sandra Benites, curadora adjunta de arte brasileira do MASP, e Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias, conversam por meio de uma live no Instagram do @masp. Sandra é Guarani Nhandewa, doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2019, é curadora adjunta de arte brasileira do MASP. No encontro, elas irão dialogar sobre o quadro Moema e outras formas de representação indígena na arte brasileira.
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.
Sobre a obra
Victor Meirelles
Moema, 1866
Acervo MASP
Doação Indústrias Químicas e Farmacêuticas Schering S.A., 1949
Biblioteca Parque Villa-Lobos reúne cinema, oficinas, contação de histórias e clube de leitura na programação de julho.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+parque+villa+lobos+reune+cinema+oficinas+contacao+historias+clube+leitura+programacao+julho.php
Biblioteca de São Paulo reúne exposição acessÃvel, cinema, contação de histórias, espetáculo e oficina de esgrima histórica na programação de julho.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+reune+exposicao+acessivel+cinema+contacao+historias+espetaculo+oficina+esgrima+historica+programacao+julho.php
Espetáculo Olga tem curtÃssima temporada gratuita no Teatro Paulo Eiró.
A Companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro, estreia em São Paulo em 25 de julho, com entrada gratuita. Com direção de Luiz Fernando Lobo, a peça relembra a trajetória da militante Olga Benario Prestes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+olga+tem+curtissima+temporada+gratuita+teatro+paulo+eiro.php
Festival gratuito Mapa Sound System Brasil ocupa o Tendal da Lapa.
Música, dança, documentários, bate-papo, feira criativa e vivências gratuitas fazem parte da programação do evento, que acontece no domingo, 19 de julho.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+mapa+sound+system+brasil+ocupa+tendal+lapa.php
Helena Ignez é a primeira cineasta a ser homenageada por uma mostra da série Ocupação Itaú Cultural.
Exposição celebra a artista em primeira pessoa e destaca sua trajetória no teatro e no cinema com materiais raros, filmes restaurados e programação especial. Aos 87 anos, Helena Ignez segue em plena efervescência, produzindo e atuando nos palcos e sets de filmagens.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/helena+ignez+primeira+cineasta+ser+homenageada+por+uma+mostra+serie+ocupacao+itau+cultural.php