Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Curadora indígena analisa em live obra Moema, de Victor Meirelles

Setembro 16, 2020

Moema (1866), de Victor Meirelles (1832-1903), é a escolha da semana para o desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 20 de setembro.


Crédito: Alexandre Leão

Na segunda, 21 de setembro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

O quadro apresenta a personagem Moema, do poema épico Caramuru, de frei Durão (1722-1784), morta na praia, depois de seguir a nado o navio de Diogo Álvares, sua paixão que retornava a Portugal, e afogar-se.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 16 de setembro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Guilherme Giufrida, assistente curatorial no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.

Moema está no aplicativo gratuito MASP Áudios, com comentários de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo (app disponível para download na App Store e no Google Play). A pintura também integra a exposição virtual Arte no Brasil até 1900 na plataforma Google Arts & Culture.

Já na quinta, 17 de setembro, às 18h, Sandra Benites, curadora adjunta de arte brasileira do MASP, e Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias, conversam por meio de uma live no Instagram do @masp. Sandra é Guarani Nhandewa, doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2019, é curadora adjunta de arte brasileira do MASP. No encontro, elas irão dialogar sobre o quadro Moema e outras formas de representação indígena na arte brasileira.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. O MASP tem como parceiros estratégicos o Itaú e a Vivo.

Sobre a obra

Victor Meirelles
Moema, 1866
Acervo MASP
Doação Indústrias Químicas e Farmacêuticas Schering S.A., 1949

Outras notícias

Alho roxo por menos de Um Real? Saiba o que você está comprando.
Saiba quais os perigos de comprar alho chinês, e como diferencia-lo do alho nacional
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alho+roxo+chines+perigos.php

Itaú Cultural transmite online o IV Fórum Mostra e filmes premiados nas últimas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O site da instituição traz mostra online com cinco filmes já premiados pelo festival.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+transmite+online+o+iv+forum+mostra+e+filmes+premiados+nas+ultimas+edicoes+da+mostra+internacional+de+cinema+de+sao+paulo.php

Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram
Os episódios serão lançados toda quarta-feira, no canal do YouTube da artista, de 21 de outubro a 4 de novembro. A live acontecerá no Instagram, no dia 22 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alessandra+leao+retoma+web+serie+acesa+com+mestres+da+cultura+popular+e+live+no+instagram.php

Novidades agitam a semana do IC para Crianças
A programação acontece de 23 a 27 de outubro e os vídeos vão ao ar sempre às 11h, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novidades+agitam+a+semana+do+ic+para+criancas.php

João Marcello Bôscoli participa de live do Memorial da América Latina
O projeto Memorial Lives recebe o produtor musical no dia 21 de outubro, quarta-feira, com transmissão pelo Instagram.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/joao+marcello+boscoli+participa+de+live+do+memorial+da+america+latina.php

Espetáculos, performances, estreias e temáticas diversas compõem o segundo bloco de outubro do Festival Arte como Respiro – Cênicas
A programação acontece de 21 a 25 de outubro, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+performances+estreias+e+tematicas+diversas+compoem+o+segundo+bloco+de+outubro+do+festival+arte+como+respiro+cenicas.php

CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações
Em outubro, será disponibilizada A Hora e Vez de Augusto Matraga e em novembro, Xica da Silva, que podem ser acessadas na plataforma Sesc Digital.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cpt_sesc+lanca+colecoes+digitais+ineditas+de+seus+acervos+de+encenacoes.php

Orquestra Tom Jobim participa da série Ô de Casas de Mônica Salmaso.
Grupo foi convidado para participar da série de encontros virtuais da cantora
https://www.sampaonline.com.br/noticias/orquestra+tom+jobim+participa+da+serie+o+de+casas+de+monica+salmaso.php

Projeto Sala da Casa, da Casa Natura Musical, encerra 2020 com 16 novas atrações
As apresentações são transmitidas pelo Instagram, de 17 de outubro a 6 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 19h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+sala+da+casa+da+casa+natura+musical+encerra+2020+com+16+novas+atracoes.php

Teatro Vivo em Casa abre 3ª temporada reforçando o tema da diversidade.
A Vivo apoia, incentiva e tem a diversidade como um de seus principais pilares
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+vivo+em+casa+abre+3+temporada+reforcando+o+tema+da+diversidade.php