Curador John Hanhardt ministra curso sobre arte da imagem em movimento nos trabalhos de Andy Warhol e Nam June Paik

Agosto 15, 2018

O curso propõe uma reflexão sobre a arte da imagem em movimento através do trabalho de artistas como Andy Warhol e Nam June Paik, juntamente com a análise de obras derivadas do filme de vanguarda e da arte da instalação/performance. As aulas serão desenvolvidas a partir da abordagem de imagens de vídeos e filmes.

John G. Hanhardt, que fez uma longa carreira dedicada à inserção de filmes e arte-mídia em exposições, coleções e programas voltados à constituição de arquivos em museus, iniciou sua carreira no Departamento de Filmes do Museum of Modern Art, de onde saiu para implementar o programa de filmes e a coleção de estudos fílmicos no Art Center. Em 1974, foi indicado como Curador e Chefe do Departamento de Filme e Vídeo no Whitney Museum of American Art, onde dirigiu a New American Film and Video Series, composta por filmes independentes e videoarte. Esta série no Whitney também realizou encomendas de projetos artísticos e expandiu o acervo do museu para incluir instalações de videoarte.

Em 1996, Hanhardt ingressou no Guggenheim Museum como Curador Sênior de Filmes e Arte-Mídia e desenvolveu o seu programa de exposições internacionais e o acervo de instalações de videoarte. Em 2006, foi indicado Consultor Sênior de Curadoria para Filmes e Arte-Mídia no Smithsonian American Art Museum, no qual criou o Arquivo Nam June Paik. Em 2015, tornou-se Pesquisador Associado na Smithsonian Institution e foi o curador da exposição Nam June Paik: The Late Style na Gagosian Gallery em Hong Kong. Seu livro sobre outro videoartista seminal, Bill Viola, foi publicado nesse mesmo ano pela editora Thames & Hudson. É coeditor dos escritos reunidos de Nam June Paik para a MIT Press, Editor Chefe do Andy Warhol Film Catalogue Raisonné (volume II) para o Whitney Museum of American Art, e trabalha em uma exposição de Bill Viola para a Barnes Foundation na Filadélfia.

Serviço:
Nome: A Arte da Imagem em Movimento
Quando: Dias 3 e 5 de setembro
Horário: Segunda e Quarta, das 14h30 às 17h30
Preço: R$ 60,00
Classificação: 16 anos
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Fonte: Sesc