Cultura material e arte africana são tema de semana no MASP

Agosto 04, 2020

Duas estatuetas Ibeji (autores desconhecidos) são as obras da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão dos dois trabalhos e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 9 de agosto.

Os ibejis são representações de divindades gêmeas da cultura iorubá. Associadas à ideia de dualidade, também estão ligadas ao nascimento, à origem, por isso são representados como crianças.

Manifestações de cultura e religiosidade dos iorubás são componentes expressivos da sociedade brasileira, já que esse grupo constituía parcela significativa dos 12 milhões de africanos escravizados que vieram para as Américas - cerca de 42% destes aportaram no litoral brasileiro - durante mais de três séculos de tráfico atlântico.

Na segunda, 10 de agosto, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

As estatuetas também serão tema do Diálogos no acervo na quarta, 5 de agosto, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Amanda Carneiro, curadora assistente do MASP, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos do museu.

Já na quinta, 6 de agosto, o MASP promoverá uma live às 18h no Instagram do @masp com o convidado Vagner Gonçalves da Silva e Amanda Carneiro. Vagner é professor de antropologia na Universidade de São Paulo. Na ocasião, eles conversam sobre a coleção de objetos de cultura material e arte africana do MASP. A maioria das peças desse conjunto é iorubá, referente à população plural que habita parte do território da Nigéria e do Benim, e que tem uma produção diversa em razão tanto da variedade de estilos locais quanto das características dos ateliês na região.

A programação desta semana inclui também uma palestra com Renan Marcondes, no sábado, 8 de agosto, às 14h, no Instagram do @masp. Renan é artista, performer e pesquisador. Na conversa, por meio do trabalho de artistas brasileiros como Cláudia Müller, Leandro Souza, Marta Soares e Pol Pi, ele irá analisar como a ausência e o apagamento do corpo podem ser ferramentas criativas e críticas na dança contemporânea. Patrocínio: Instituto Votorantim, Havaianas, Ultra e Aché.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Legenda (é a mesma para as duas estatuetas):

Autor desconhecido
Ibeji, sem data
Acervo MASP
Doação: Cecil Chow Robilotta e Manoel Roberto Robilotta, em memória de Ruth Arouca e Domingos Robilotta

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php