Cultura material e arte africana são tema de semana no MASP

Agosto 04, 2020

Duas estatuetas Ibeji (autores desconhecidos) são as obras da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão dos dois trabalhos e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 9 de agosto.

Os ibejis são representações de divindades gêmeas da cultura iorubá. Associadas à ideia de dualidade, também estão ligadas ao nascimento, à origem, por isso são representados como crianças.

Manifestações de cultura e religiosidade dos iorubás são componentes expressivos da sociedade brasileira, já que esse grupo constituía parcela significativa dos 12 milhões de africanos escravizados que vieram para as Américas - cerca de 42% destes aportaram no litoral brasileiro - durante mais de três séculos de tráfico atlântico.

Na segunda, 10 de agosto, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

As estatuetas também serão tema do Diálogos no acervo na quarta, 5 de agosto, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Amanda Carneiro, curadora assistente do MASP, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos do museu.

Já na quinta, 6 de agosto, o MASP promoverá uma live às 18h no Instagram do @masp com o convidado Vagner Gonçalves da Silva e Amanda Carneiro. Vagner é professor de antropologia na Universidade de São Paulo. Na ocasião, eles conversam sobre a coleção de objetos de cultura material e arte africana do MASP. A maioria das peças desse conjunto é iorubá, referente à população plural que habita parte do território da Nigéria e do Benim, e que tem uma produção diversa em razão tanto da variedade de estilos locais quanto das características dos ateliês na região.

A programação desta semana inclui também uma palestra com Renan Marcondes, no sábado, 8 de agosto, às 14h, no Instagram do @masp. Renan é artista, performer e pesquisador. Na conversa, por meio do trabalho de artistas brasileiros como Cláudia Müller, Leandro Souza, Marta Soares e Pol Pi, ele irá analisar como a ausência e o apagamento do corpo podem ser ferramentas criativas e críticas na dança contemporânea. Patrocínio: Instituto Votorantim, Havaianas, Ultra e Aché.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Legenda (é a mesma para as duas estatuetas):

Autor desconhecido
Ibeji, sem data
Acervo MASP
Doação: Cecil Chow Robilotta e Manoel Roberto Robilotta, em memória de Ruth Arouca e Domingos Robilotta