Agosto 04, 2020
Duas estatuetas Ibeji (autores desconhecidos) são as obras da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão dos dois trabalhos e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 9 de agosto.

Os ibejis são representações de divindades gêmeas da cultura iorubá. Associadas à ideia de dualidade, também estão ligadas ao nascimento, à origem, por isso são representados como crianças.
Manifestações de cultura e religiosidade dos iorubás são componentes expressivos da sociedade brasileira, já que esse grupo constituía parcela significativa dos 12 milhões de africanos escravizados que vieram para as Américas - cerca de 42% destes aportaram no litoral brasileiro - durante mais de três séculos de tráfico atlântico.
Na segunda, 10 de agosto, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.
As estatuetas também serão tema do Diálogos no acervo na quarta, 5 de agosto, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Amanda Carneiro, curadora assistente do MASP, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos do museu.
Já na quinta, 6 de agosto, o MASP promoverá uma live às 18h no Instagram do @masp com o convidado Vagner Gonçalves da Silva e Amanda Carneiro. Vagner é professor de antropologia na Universidade de São Paulo. Na ocasião, eles conversam sobre a coleção de objetos de cultura material e arte africana do MASP. A maioria das peças desse conjunto é iorubá, referente à população plural que habita parte do território da Nigéria e do Benim, e que tem uma produção diversa em razão tanto da variedade de estilos locais quanto das características dos ateliês na região.
A programação desta semana inclui também uma palestra com Renan Marcondes, no sábado, 8 de agosto, às 14h, no Instagram do @masp. Renan é artista, performer e pesquisador. Na conversa, por meio do trabalho de artistas brasileiros como Cláudia Müller, Leandro Souza, Marta Soares e Pol Pi, ele irá analisar como a ausência e o apagamento do corpo podem ser ferramentas criativas e críticas na dança contemporânea. Patrocínio: Instituto Votorantim, Havaianas, Ultra e Aché.
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Legenda (é a mesma para as duas estatuetas):
Autor desconhecido
Ibeji, sem data
Acervo MASP
Doação: Cecil Chow Robilotta e Manoel Roberto Robilotta, em memória de Ruth Arouca e Domingos Robilotta
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php