Cultura Indígena inspira oficinas no Sesc Avenida Paulista

Janeiro 29, 2020

A cura a partir das plantas e a história por meio da tinta. Essas são as narrativas desenvolvidas em duas oficinas no Sesc Avenida Paulista. A cultura indígena traz conhecimentos ancestrais desenvolvidos a partir do contato e observação da natureza. Por meio dessa cultura que as oficinas, que acontecem durante o mês de fevereiro, aproximam o público e meio ambiente, em uma troca de saberes e histórias. Na oficina de "Fitoterapia indígena e conhecimentos tradicionais", que acontece nos dias 1 e 2/2, os participantes aprendem sobre as principais plantas utilizadas pelos povos antigos para cuidar de sua saúde. Em "Arte Ancestral: Os grafismos indígenas e suas relações com a natureza", que acontece de 04 a 06/2, os participantes aprendem sobre o processo de concepção dos grafismos indígenas e utilizando esse conhecimento criam seus próprios padrões. As atividades são gratuitas e para participar é necessário realizar uma inscrição.

Confira a programação completa:

CURSOS

Fitoterapia indígena e conhecimentos tradicionais

Com Vivência na Aldeia

Neste curso, Dona Catarina e Andreza Poitena, apresentarão as principais ervas utilizadas pelos povos indígenas e tradicionais do Brasil. Para elas, é da floresta que vem a cura e é observando como os animais da floresta se curam que os povos antigos aprendiam sobre a sua própria cura.

Andreza Poitena é bióloga e fundadora do projeto social "Vivência na Aldeia", acompanha e trabalha com comunidades indígenas desde 2012. Seu principal foco é o resgate da medicina ancestral dentro das Aldeias. Seu trabalho se alinha aos anciões e anciãs das comunidades, aqueles que ainda detêm este saber milenar do cuidado que envolve a natureza. Andreza é curadora do curso de Fitoterapia Indígena que vem sendo ministrado desde 2015.

Dona Catarina é uma liderança indígena que despontou logo cedo nas lutas pelo seu povo. Pouco a pouco foi aprendendo sobre ervas medicinais com os mais velhos e em cursos que fez em suas viagens pelo Brasil. Já foi parteira e hoje é a eterna cacique na Terra Indígena Piaçaguera além de ser liderança espiritual e especialista em ervas da floresta ao seu redor.

Josimas Ramos é permacultor e fundador do projeto social "Vivência na Aldeia". É também produtor cultural, desenvolve trabalhos sociais com aldeias indígenas desde 2012 e é organizador dos cursos de Fitoterapia Indígena ministrados pelas comunidades indígenas desde 2015.

Quando: Dias 1 e 2/2, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Quanto: Grátis
Inscrição: no primeiro dia do curso a partir das 10h no local
Classificação: 16 anos


Arte Ancestral: Os grafismos indígenas e suas relações com a natureza

Com Denilson Baniwa

Os conhecimentos e técnicas desenvolvidas pelos povos indígenas para contar suas histórias sempre foram, além de uma expressão artística, uma forma de manter os conhecimentos vivos. A partir do contato com esses conhecimentos, muitas vezes advindos da natureza com referências visuais, os alunos poderão entender como são criados os grafismos, uma arte ancestral e alguns de seus significados, a partir daí de maneira livre eles poderão traçar seus próprios grafismos que representem sua própria identidade.

Denilson Baniwa nasceu em Mariuá, no Rio Negro, Amazonas. Sua trajetória como artista inicia-se a partir das referências culturais de seu povo já na infância. Na juventude, o artista inicia a sua trajetória na luta pelos direitos dos povos indígenas e transita pelo universo não-indígena apreendendo referenciais que fortaleceriam o palco dessa resistência. Denilson Baniwa é um artista antropófago, pois apropria-se de linguagens ocidentais para descolonizá-las em sua obra. O artista em sua trajetória contemporânea consolida-se como referência, rompendo paradigmas e abrindo caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional.

Quando: De 4 a 6/2, terça a quinta, das 19h às 22h
Onde: Tecnologias e Artes (4º andar)
Quanto: Grátis
Inscrição: Pré-inscrição online em sescsp.org.br/avenidapaulista, a partir de 29/1 (credencial plena) e 5/2 (público em geral)
Classificação: 16 anos

Serviço:

Quando: Fevereiro de 2020
Local: Sesc Avenida Paulista, Tecnologias e Artes (4º andar)
Como participar: Verifique a necessidade de inscrição em sescsp.org.br/avenidapaulista
Classificação: 16 anos