CTI Cia. Teatro da Investigação inaugura sede na Zona Leste

Outubro 31, 2017

A CTI Cia. Teatro da Investigação completa 14 anos de estrada e comemora com a abertura de um espaço cultural na Zona Leste de São Paulo. Construída a muitas mãos, a Sede CTI abrigará as atividades da Cia, assim como receberá grupos parceiros e artistas convidados.

A inauguração contará com apresentações artísticas dos grupos: Ciclistas Bonequeiros, Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, Forró de Muié, Tribo Mirim, Castelo das Artes, Dona Flor e a CTI Cia. O espaço abrigará o Memorial Chico, Gonzaga e Jackson, uma homenagem a Chico de Assis, grande dramaturgo brasileiro que apadrinhou e orientou o grupo no início da pesquisa do Teatro-Baile, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, artistas da cultura brasileira que são pontos de partida para pesquisa do grupo.

A programação do dia 10, conta com uma roda de conversa com Vânia de Fária Noronha Alves e os festeiros da cultura popular, a partir das 19h. Já no dia 11, o evento começa às 14h, com roda de capoeira com o grupo infantil Tribo Mirim. Às 18h, a programação segue com um cortejo com o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã e às 20h, Dona Flor apresenta um show. A banda Forró de Muié se apresenta logo em seguida, às 21h.

No último dia de comemoração, 12 de novembro, a celebração conta com quatro peças de teatro. O espetáculo "As Aventuras e Desventuras de Maria Malazartes Durante a Construção da Grande Pirâmide", do grupo Castelo das Artes de São Sebastião, conta a história de um faraó que, para resolver uma crise no Egito, resolve construir uma grande pirâmide dando trabalho ao povo. Maria Malazartes, dona de um cabaré, ganha a concorrência ao oferecer o menor preço para o fornecimento de comida e água. Comprometendo a qualidade dos produtos, Maria garante os seus lucros. A apresentação começa às 13h.

No mesmo dia, às 14h, o Grupo Vice e Versa de Registro, apresenta a peça "Maria Peregrina", que conta a história de uma das mais importantes personagens do folclore do Vale do Paraíba, considerada santa após sua morte. Às 16h, o grupo Intervenção Ciclistas Bonequeiros apresenta um teatro em miniaturas de bonecos na garupa de bicicletas. Para finalizar a programação, o próprio grupo da CTI, apresenta a peça "A Casa de Farinha do Gonzagão. A música de Luiz Gonzaga dá origem ao espetáculo, que é um híbrido de teatro, música, dança, culinária e público, trazendo elementos da vivacidade do povo nordestino que se redimensiona na força e intensidade da poesia que pulsa na obra de Gonzaga. As apresentações duram em média 60 minutos.

Serviço
Inauguração da Sede CTI
Data: de 10 a 12 de novembro
Horários:
10 de novembro, sexta-feira
19:00 - Roda de Conversa com Vânia de Fátima Noronha Alves e festeiros da cultura Popular
11 de novembro, sábado
14:00 - Roda de Capoeira com grupo infantil Tribo Mirim.
18:00 - Cortejo com o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã.
20:00 - Show Dona Flor do Dona Flor.
21:00 - Forró de Muié.
12 de novembro, domingo
13h00 - Peça As Aventuras E Desventuras De Maria Malazartes Durante A Construção Da Grande Pirâmide do grupo O Castelo das Artes de São Sebastião
14h00 - Peça Maria Peregrina com Grupo Vice e Versa de Registro
16h00 - Teatro em miniaturas da Intervenção Ciclistas Bonequeiros
17h00 - Peça A Casa de Farinha do Gonzagão da CTI – Cia. Teatro da Investigação
Local: Sede CTI
Rua Oti, 212 - Vila Ré (Próximo ao Metrô Patriarca)