Crítica Veronica Stigger discute a obra do artista Hudinilson Jr. em live promovida pela revista ZUM

Agosto 17, 2020

A 18ª edição da ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, já está disponível em formato impresso e digital. Como parte de sua programação de lançamento, a publicação promove uma live com a crítica de arte Veronica Stigger, na próxima quarta-feira, 19 de agosto, às 18h. Ela ministrará uma aula aberta sobre a obra do artista Hudinilson Jr. (1957-2013), tema do seu ensaio publicado na revista. O evento será transmitido ao vivo no canal de YouTube da ZUM (youtube.com/user/revistaZUM).

Na live, Stigger falará especificamente sobre as centenas de cadernos produzidos por Hudinilson Jr. ao longo de sua vida. Registros íntimos, os cadernos reúnem recortes de jornais e revistas, bulas de remédios e notas pessoais. A crítica analisará as obras a partir do prisma do mito de Narciso, constantemente evocado pelo próprio artista em suas anotações.

Em seu ensaio publicado na ZUM, Stigger reforça a importância do material: "Entre os trabalhos de Hudinilson Jr., seus cadernos de referência talvez sejam os mais fascinantes, por se conservarem no limiar entre a preparação para a obra e a obra propriamente dita. Em seu conjunto, constituem uma espécie de atlas pessoal que, ao mobilizar uma rede de citações e ilusões, tanto de imagens quanto de textos, confere evidência, eloquência e complexidade às questões caras ao artista".

A aula aberta com Stigger encerra a programação de lançamento da ZUM #18. Os registros dos debates anteriores - com a presença de nomes como Giselle Beiguelman, Ventura Profana e Berna Reale - estão disponíveis no YouTube da ZUM.

Sobre a revista

A ZUM #18 já está à venda nas livrarias e na loja virtual do IMS. Em edição especial, a publicação conta com 200 páginas (16 páginas a mais que as edições normais), reforçando a importância do formato impresso. Diante das restrições de circulação impostas pela atual pandemia, o conteúdo integral da revista também está disponível online, de forma gratuita, no site da ZUM.

Em sua nova edição, a revista aborda temas contemporâneos, da manipulação de imagens pela política às discussões sobre gênero e raça. Além do artigo de Stigger, a publicação apresenta um ensaio de Giselle Beiguelman sobre deepfakes, os retratos de Deana Lawson, o trabalho de Ahlam Shibli, as performances de Berna Reale, entre outros destaques. A capa e o ensaio visual de abertura são assinados pela artista Ventura Profana.

Serviço

O mito de Narciso e os cadernos de Hudinilson Jr.
Aula aberta com Veronica Stigger
19 de agosto, quarta-feira, às 18h
Ao vivo pelo canal da ZUM no YouTube
Grátis

Revista ZUM

Site | YouTube | Instagram | Facebook

IMS

Site | Twitter | Instagram | Facebook | YouTube