Padaria do Vovô ensinará técnicas de panificação a idosos
Setembro 12, 2007

Pães, bolos, doces e salgados. A maneira de fazer esses produtos será ensinada aos idosos do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci) a partir desta terça-feira (11/09), quando começa a funcionar a Padaria do Vovô, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Arno, empresa de produtos domésticos.

O Termo de Cooperação foi assinado na última quarta-feira (05/09), com uma aula-demonstração da oficina. Serão duas turmas: uma de terça-feira e outra de quarta-feira, das 14h às 16h.

“O projeto fará com que o idoso se sinta integrado à sociedade e consiga ter uma alternativa de fonte de renda, por meio da capacitação recebida no projeto”, diz o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Com o projeto, busca-se também melhorar a auto-estima dos idosos participantes e, conseqüentemente, sua qualidade de vida.

Para Mauro Santiago, presidente do Conselho de Sustentabilidade do Grupo SEB do Brasil Produtos Domésticos (Conseb), que administra a Arno, o objetivo principal do curso “é sempre a inclusão”.

O projeto-piloto da Padaria do Vovô é direcionado a pessoas com 60 anos ou mais, que participarão da oficina de panificação (módulos padaria e comercialização). São 15 vagas por turma. A inscrição e as aulas são gratuitas.

Só na semana passada, 45 pessoas fizeram a inscrição no Creci, número suficiente para formar duas turmas. Os demais são incluídos em uma lista de espera para as próximas turmas.

A oficina dura um mês e será ministrada por professores da Casa Gourmet, um centro culinário da Arno. “Nós vamos ensinar a não jogar nada fora. São receitas básicas, que gastam muito pouco”, explica Ana Maria Chapela Costa, coordenadora da Casa Gourmet.

O curso visa a capacitar o idoso para a atividade da panificação, além de prepará-lo para a comercialização de sua produção para que tenha, assim, uma opção de fonte de renda. Serão capacitados, no mínimo, três instrutores para cada turma formada.

Cristiane Santana da Silva, coordenadora de Responsabilidade Social do Conseb, conta que a Padaria do Vovô é um projeto que existe desde 2003. “Mas esta é a primeira parceria com a Prefeitura”, diz. “Além de proporcionar o aprendizado de coisas novas, esta oficina favorece a sociabilidade e o aumento da auto-estima”, explica Miriam Oliveira, coordenadora do Creci.

Os idosos devem participar de pelo menos 75% das aulas para ter direito ao certificado de conclusão. Não é exigida nenhuma formação prévia.

À frente da cozinha no abrigo Sítio das Alamedas, Norberto Isaías, de 62 anos, foi um dos primeiros a se inscrever na oficina. “Quero aprender os conhecimentos básicos do pão e levar isso para o Sítio das Alamedas”, afirma. A aposentada Maria Santos Teles, de 63 anos, também está bastante animada por participar da Padaria do Vovô. “Tudo que a gente possa aprender é muito, e passar para outras pessoas é melhor ainda”, diz ela, que já participa de outras oficinas no Creci, como capoeira, artesanato e ioga.

O local conta com infra-estrutura necessária para a realização da oficina: cozinha experimental, instrutor capacitado, matéria-prima, utensílios de cozinha e de higiene e apostilas do curso. Cabe ao Conseb fornecer matéria-prima, utensílios de cozinha e de higiene e apostilas para o piloto do projeto, incluindo a capacitação dos instrutores, durante o projeto-piloto, que termina em dezembro.

Padaria do Vovô
Endereço: Creci - rua Formosa, 215 - Vale do Anhangabaú
Informações: 3255-5302

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo