CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações

Outubro 16, 2020

O Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, CPT_Sesc, disponibiliza, na plataforma Sesc Digital, coleções digitais do acervo de encenações do CPT. São imagens de figurinos, cartas, peças gráficas e outros itens que recontam a história dos espetáculos.

Em 14 de outubro, entra em cartaz a coleção sobre a peça A Hora e vez de Augusto Matraga, encenada em 1986. O espetáculo, baseado no conto de Guimarães Rosa, buscava ir além do foco no aspecto externo, nas descrições de paisagens da literatura do autor que Antunes via em outras adaptações. O diretor queria mergulhar na alma, no universo interior de Matraga.

A encenação marcou o encontro de Antunes Filho com Raul Cortez – que definiu o papel como um marco em sua carreira, um personagem que o colocou em outro estágio como ator. Também contava no elenco com Marlene Fortuna e Luís Melo, estreando no Grupo.

A partir de 16 de novembro, o público poderá conferir a coleção de Xica da Silva, que esteve em cartaz em 1988, ano do centenário da abolição da escravidão no Brasil. Protagonizada pela atriz Dirce Thomaz, a peça foi fundamental na trajetória e evolução do grupo com o uso da cenografia como elemento narrativo, mais do que simples recriação realista de um espaço, mas como parte efetiva na criação de significados no relacionamento com atores e texto.

As duas coleções virtuais juntam-se à de A Pedra do Reino, que trata da encenação de Antunes e do grupo Macunaíma em 2006. Foi lançada em setembro, continua online e pode ser acessada na plataforma.

Cada abertura de Coleção é acompanhada por uma mesa temática, que integra o Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa. Serão mesas que contarão com gente do teatro, pesquisadores e envolvidos nas montagens referidas ou com universos correlatos às obras originais e outras teatralizações. O Círculo de Debates – Memória, Acervo e Pesquisa, acontece uma vez por mês e fortalece e fomenta a manutenção da memória e da pesquisa do acervo de artes cênicas.

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC

A guarda do acervo de figurinos e demais documentos do CPT - Centro de Pesquisa Teatral do Sesc - integra as ações do Sesc Memórias, criado em 2006 para reunir, sistematizar e disponibilizar a documentação produzida e/ou acumulada pelo Sesc São Paulo, com o propósito de preservar seu patrimônio histórico e disseminar sua memória institucional.

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT em seus 37 anos de trajetória. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de 150 trajes cênicos compostos por 470 itens, de 12 espetáculos: A hora e vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Pedra do Reino, Vereda da Salvação e Xica da Silva. Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Souza, e essas fotos são hoje o fio condutor das Coleções.

Sobre o Sesc Memórias

Implantado e coordenado pela Gerência de Estudos e Desenvolvimento (GEDES) do Sesc São Paulo, o Sesc Memórias foi criado, em 2006, para reunir, sistematizar e disponibilizar a documentação produzida e/ou acumulada pelo Sesc, com o propósito de preservar o seu patrimônio histórico e disseminar sua memória institucional. Assim, o processo de salvaguarda dos materiais – tanto os de conteúdo programático quanto os vinculados à própria existência das Unidades e órgãos da Administração Central – busca contribuir para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pelo Sesc, nos programas Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Volta-se, também, à promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que oferece ao público, interno e externo, informações qualificadas, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.

Caracterizado como um centro de documentação, o acervo do Sesc Memórias reúne informações que dizem respeito às ações do Sesc desde a sua criação, em 13 de setembro de 1946. Em diferentes gêneros, suportes, formatos, tipos e dimensões, a relação documental compreende materiais de divulgação, imagens, produtos institucionais, projetos e relatórios de avaliação.

Serviço

A partir de 14 de outubro

A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA - coleções e acervos históricos do CPT_SESC [disponível na plataforma Sesc Digital]
Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo "A Hora e vez de Augusto Matraga", montado em 1986 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.

A partir de 16 de novembro

XICA DA SILVA - coleções e acervos históricos do CPT_SESC [disponível na plataforma Sesc Digital]
Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo "Xica da Silva", montado em 1988 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.

Sobre o CPT_SESC

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 36 anos. Agora, passado um ano da morte do diretor, o CPT propõe expandir suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, ampliando o acesso ao Centro, que é referência da área teatral, já formou mais de mil profissionais das artes cênicas e criou dezenas de espetáculos.

A programação, disposta em cinco eixos temáticos: Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa, reúne artistas e técnicos com diversas formações, atuantes em diferentes instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que o CPT sempre se propôs.

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

Instagram | Facebook | Twitter | YouTube

Outras notícias

Jorge Garcia Companhia de Dança transforma a Praça do Teatro Paulo Eiró em A Ilha.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jorge+garcia+companhia+danca+transforma+praca+teatro+paulo+eiro+ilha.php

Ouvindo Passos Cia. de Dança apresenta o espetáculo Xirê de Erê no Sesc Campo Limpo.
Com apresentação única no dia 30 de maio, obra do repertório da companhia propõe uma experiência em dança inspirada no riso, nas infâncias negras e na ancestralidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ouvindo+passos+cia+danca+apresenta+espetaculo+xire+ere+sesc+campo+limpo.php

Itaú Cultural recebe a estreia de JARARACA[S], espetáculo do grupo cearense Pavilhão da Magnólia sobre o maior cangaceiro de Lampião.
Com dramaturgia de Giordano Castro e direção de Murillo Ramos, o espetáculo investiga os últimos dias deste personagem real, que em 1927 foi capturado e morto pela polícia do Rio Grande do Norte, gerando uma comoção e devoção que o levaram a se tornar santo popular. A montagem revisita, ainda, a histórica associação do cangaço ao banditismo e questiona a violência do Estado ontem e hoje.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+estreia+jararaca[s]+espetaculo+grupo+cearense+pavilhao+magnolia+sobre+maior+cangaceiro+lampiao.php

O Mundo do Circo SP apresenta as últimas atrações de maio, com destaque para Circo dos Dinossauros e Circo do Moranguinho.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+apresenta+ultimas+atracoes+maio+com+destaque+para+circo+dos+dinossauros+circo+moranguinho.php

3ª edição da Pina Junina ocupa a praça da Pinacoteca para celebrar os festejos de junho e a cultura popular brasileira.
Festa gratuita reúne apresentações, oficinas, brincadeiras, gastronomia e atividades voltadas à convivência e à ocupação coletiva da Praça da Pina Contemporânea.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+pina+junina+ocupa+praca+pinacoteca+para+celebrar+festejos+junho+cultura+popular+brasileira.php