CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações

Outubro 16, 2020

O Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, CPT_Sesc, disponibiliza, na plataforma Sesc Digital, coleções digitais do acervo de encenações do CPT. São imagens de figurinos, cartas, peças gráficas e outros itens que recontam a história dos espetáculos.

Em 14 de outubro, entra em cartaz a coleção sobre a peça A Hora e vez de Augusto Matraga, encenada em 1986. O espetáculo, baseado no conto de Guimarães Rosa, buscava ir além do foco no aspecto externo, nas descrições de paisagens da literatura do autor que Antunes via em outras adaptações. O diretor queria mergulhar na alma, no universo interior de Matraga.

A encenação marcou o encontro de Antunes Filho com Raul Cortez – que definiu o papel como um marco em sua carreira, um personagem que o colocou em outro estágio como ator. Também contava no elenco com Marlene Fortuna e Luís Melo, estreando no Grupo.

A partir de 16 de novembro, o público poderá conferir a coleção de Xica da Silva, que esteve em cartaz em 1988, ano do centenário da abolição da escravidão no Brasil. Protagonizada pela atriz Dirce Thomaz, a peça foi fundamental na trajetória e evolução do grupo com o uso da cenografia como elemento narrativo, mais do que simples recriação realista de um espaço, mas como parte efetiva na criação de significados no relacionamento com atores e texto.

As duas coleções virtuais juntam-se à de A Pedra do Reino, que trata da encenação de Antunes e do grupo Macunaíma em 2006. Foi lançada em setembro, continua online e pode ser acessada na plataforma.

Cada abertura de Coleção é acompanhada por uma mesa temática, que integra o Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa. Serão mesas que contarão com gente do teatro, pesquisadores e envolvidos nas montagens referidas ou com universos correlatos às obras originais e outras teatralizações. O Círculo de Debates – Memória, Acervo e Pesquisa, acontece uma vez por mês e fortalece e fomenta a manutenção da memória e da pesquisa do acervo de artes cênicas.

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC

A guarda do acervo de figurinos e demais documentos do CPT - Centro de Pesquisa Teatral do Sesc - integra as ações do Sesc Memórias, criado em 2006 para reunir, sistematizar e disponibilizar a documentação produzida e/ou acumulada pelo Sesc São Paulo, com o propósito de preservar seu patrimônio histórico e disseminar sua memória institucional.

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT em seus 37 anos de trajetória. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de 150 trajes cênicos compostos por 470 itens, de 12 espetáculos: A hora e vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Pedra do Reino, Vereda da Salvação e Xica da Silva. Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Souza, e essas fotos são hoje o fio condutor das Coleções.

Sobre o Sesc Memórias

Implantado e coordenado pela Gerência de Estudos e Desenvolvimento (GEDES) do Sesc São Paulo, o Sesc Memórias foi criado, em 2006, para reunir, sistematizar e disponibilizar a documentação produzida e/ou acumulada pelo Sesc, com o propósito de preservar o seu patrimônio histórico e disseminar sua memória institucional. Assim, o processo de salvaguarda dos materiais – tanto os de conteúdo programático quanto os vinculados à própria existência das Unidades e órgãos da Administração Central – busca contribuir para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pelo Sesc, nos programas Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Volta-se, também, à promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que oferece ao público, interno e externo, informações qualificadas, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.

Caracterizado como um centro de documentação, o acervo do Sesc Memórias reúne informações que dizem respeito às ações do Sesc desde a sua criação, em 13 de setembro de 1946. Em diferentes gêneros, suportes, formatos, tipos e dimensões, a relação documental compreende materiais de divulgação, imagens, produtos institucionais, projetos e relatórios de avaliação.

Serviço

A partir de 14 de outubro

A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA - coleções e acervos históricos do CPT_SESC [disponível na plataforma Sesc Digital]
Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo "A Hora e vez de Augusto Matraga", montado em 1986 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.

A partir de 16 de novembro

XICA DA SILVA - coleções e acervos históricos do CPT_SESC [disponível na plataforma Sesc Digital]
Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo "Xica da Silva", montado em 1988 pelo CPT/Sesc, com direção de Antunes Filho.

Sobre o CPT_SESC

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 36 anos. Agora, passado um ano da morte do diretor, o CPT propõe expandir suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, ampliando o acesso ao Centro, que é referência da área teatral, já formou mais de mil profissionais das artes cênicas e criou dezenas de espetáculos.

A programação, disposta em cinco eixos temáticos: Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa, reúne artistas e técnicos com diversas formações, atuantes em diferentes instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que o CPT sempre se propôs.

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais:

Instagram | Facebook | Twitter | YouTube