Conheça a feira de discos em SP que só tem vinis de reggae

Abril 30, 2019

Caixas com centenas e mais centenas de LPs, compactos (pequenos discos de vinil que só têm uma música de cada lado), livros, acessórios e diversos outros itens relacionados ao universo da música jamaicana, expositores que curtem reggae e desempenham outros trabalhos dentro dessa cultura, e um público ávido para garimpar. Esse é o cenário frequente da Feira de Discos de Reggae, criada em 2017 pela produtora paulistana Daniella Pimenta.

Itinerante, o evento já passou por diversos endereços da capital, e tem um propósito: reunir em um só lugar títulos cobiçados e raros da ilha caribenha, e também os lançamentos prensados em vinil de dub, dancehall e reggae feitos em todos os cantos do planeta. "O universo de colecionadores de discos de reggae têm crescido exponencialmente no Brasil, não só entre os DJs especializados, mas também entre pessoas que antes não tinham tanta preferência por esses títulos e hoje fazem questão de tê-los em suas estantes.", conta Daniella.

Das redes sociais para as ruas

Segundo a produtora, que também é DJ de reggae, há no país um considerável mercado digital de venda e troca de discos de vinil dos gêneros e subgêneros jamaicanos- sobretudo nas redes sociais, em grupos e perfis - mas até o surgimento da Feira não havia em São Paulo um evento específico, que reunisse essa quantidade de acervos preciosos. "A ideia da Feira, que é a única do estado e uma das únicas do Brasil com esse foco, surgiu por meio de um papo com outro produtor de reggae, chamado Raoni Fulone, justamente partindo do pressuposto de reunir presencialmente alguns dos principais importadores e vendedores do país. Eu adotei a sugestão e decidi executá-la."

A Feira de Discos de Reggae ocorre três vezes no ano, e costuma reunir uma média de 15 expositores por edição, atendendo sobretudo aos colecionadores e DJs (chamados de "seletores" na cultura jamaicana). No entanto, o público da Feira é bastante diversificado, e contempla desde compradores bem jovens, que estão iniciando suas coleções, a DJs já consagrados e famosos, inclusive de fora do reggae.

Além das vendas e trocas, toda edição conta também com uma atração musical: DJs e bandas fazem parte da programação do evento, criando o cenário ideal para os amantes do reggae e suas vertentes.

"Caixa de Trocas" disponibiliza vinis gratuitamente ao público

Feira também disponibiliza em suas edições a "Caixa de Troca". "A ideia da caixa é permitir que os discos que já não servem pra uma pessoa virem itens úteis na prateleira de outra pessoa O público chega e deposita na caixa os vinis que não quer mais, e pega vinis que sejam do seu interesse. É algo bem simples, mas muito importante para fazer a música, literalmente, girar.", conta Daniella.