Passagem subterrânea facilitará acesso de veículos ao aeroporto de Congonhas
A passagem subterrânea vai ligar a avenida Washington Luís ao aeroporto e deve estar concluída em 12 meses; o trânsito aumenta durante as obras, mas, uma vez terminadas, a economia vai ser de 15 a 20 minutos
Dezembro 28, 2006
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a monitorar nesta
quarta-feira (27/12) o trânsito na região do aeroporto de Congonhas, por causa
das obras da construção da passagem subterrânea que ligará a avenida Washington
Luís ao aeroporto.
A obra faz parte de uma parceria firmada em novembro de 2005 entre a Prefeitura
Municipal de São Paulo e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária
(Infraero) e deverá estar concluída em 12 meses.
No momento, o acesso ao sistema viário é feito por meio de um semáforo situado
na avenida Washington Luís, o que provoca congestionamentos no local. Após a
obra, a previsão é que os motoristas terão uma economia de tempo que pode variar
de 15 a 20 minutos.
Nesta primeira etapa, a interdição é necessária para o término da construção de
um desvio no canteiro central. Essa fase deverá ser concluída em janeiro de
2007. Depois de pronto, o desvio será usado pelos automóveis para chegar ao
aeroporto, enquanto a passagem subterrânea é construída.
O investimento para a construção da passagem subterrânea está previsto em 23
milhões de reais, com recursos da Infraero. O projeto básico foi elaborado pela
Prefeitura e as obras serão executadas pelo consórcio responsável pela
construção.
O gasto da Prefeitura será de aproximadamente quinhentos mil reais, com desvios
de trânsito, sinalização, elaboração do projeto da obra e projetos da Secretária
do Verde e Meio Ambiente, que incluem estudos de impacto ambiental e remoção de
árvores.
A passagem terá 310 metros de extensão, sendo 160 metros cobertos e 150 metros
descobertos, 9,50 metros de largura e 5,10 metros de altura. Serão duas faixas
de rolamento para veículos, um passeio para pedestres, dotados de sistema de
iluminação, ventilação, monitoramento e combate a incêndio.
A capacidade de passagem do novo acesso será superior à média de tráfego
registrada atualmente nos horários de pico, que é de 2 mil veículos por hora.
A partir desta quarta, estão interditados os acessos da avenida Washington Luís,
sentido Centro, para a rua Lourical e rua Rafael Iório, e o retorno da avenida
Washington Luís para a região de Interlagos. Os motoristas com destino à rua
Lourical, rua Rafael Iório e retorno para a região de Interlagos deverão seguir
pela avenida Washington Luís, sentido Centro, utilizar o retorno sob o viaduto
João Julião da Costa Aguiar, praça Hussam Eddine Hariri, junto à avenida dos
Bandeirantes, e retornar para à avenida Washington Luís, sentido bairro.
Os motoristas provenientes da região de Interlagos com destino à rua Doutor
Jesuíno Maciel e região do Brooklin deverão seguir pela avenida Washington Luís,
sentido Centro, seguir sob o viaduto Deputado Luís Eduardo Maron Magalhães, à
esquerda na avenida Jornalista Roberto Marinho, à direita na rua Conde de Porto
Alegre, à esquerda na rua Doutor Jesuíno Maciel ou seguir em frente em direção
ao Ibirapuera.
Os motoristas provenientes da região do Aeroporto com destino à rua Doutor
Jesuíno Maciel e região do Brooklin que seguem pela rua Tamoios deverão virar à
esquerda na rua Carlos Pinto Alves, à direita na avenida Jornalista Roberto
Marinho e à direita na rua Conde de Porto Alegre.
Os motoristas provenientes da avenida João Pedro Cardoso com destino à rua
Jesuíno Maciel e região do Brooklin deverão acessar à avenida Jornalista Roberto
Marinho através da avenida Doutor Lino de Moraes Leme. A engenharia de campo da
CET vai acompanhar a liberação e orientar motoristas e pedestres.
Mais informações sobre o trânsito e transportes podem ser obtidas pelo telefone
156. Como compensação ambiental pela construção da passagem subterrânea e por
obras no aeroporto, que implicaram a remoção de árvores, a Infraero irá doar
mudas, que serão plantadas nas margens do córrego da Invernada, um parque
linear, no Campo Belo. O local para o plantio dessas mudas foi escolhido pela
Subprefeitura Santo Amaro.
O projeto prevê o uso de espécies nativas como alecrim-de-campinas, cedro,
guapuruvu, pau-ferro, sapucaia, ipê-roxo, entre outras, a instalação de um
playground, áreas de estar e caminhos para passeio. Além do córrego da
Invernada, outra área, a ser indica pela Subprefeitura, será beneficiada pela
compensação ambiental.
[ Avise um amigo ] sobre este assunto
[ Imprima ] esta notícia.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo