Confira cinco mitos e verdades sobre a saúde do coração

Setembro 25, 2018

De acordo com o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem infartos no Brasil todos os anos, sendo que em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares lideram o número de mortes no mundo.

“O coração sofre com uma epidemia de doenças que destroem sua função e o enfraquecem, como a pressão alta, o diabetes, gorduras no sangue e mesmo o infarto, muita das vezes silenciosas e que levam anos para que seus resultados se tornem conhecidos. Qualquer um desses males pode levar à insuficiência cardíaca, que é incurável e provoca grave falta de ar, inchaço e emagrecimento, além de uma vida muito restrita, por conta da falência de bomba do coração”, comenta o médico Octavio Fernandes.

Umas das formas de identificar problemas cardíacos é o exame de Proteína C Reativa (PCR). A PCR é produzida pelo fígado quando há alguma inflamação no corpo. Geralmente quando a PCR está aumentada repetidamente pode indicar um risco maior de doenças cardiovasculares. “Estudos recentes mostram que essas doenças estão associadas a uma inflamação moderada mantida, que acaba danificando os vasos sanguíneos do coração e do resto do corpo. Por isso, a PCR pode ajudar a determinar o risco de complicações como infarto, por exemplo”, explica o médico.

Vamos esclarecer cinco mitos e verdades sobre o coração:

Somente obesos têm problemas no coração – Mito. A obesidade é apenas um dos fatores que aceleram o desenvolvimento de aterosclerose, o que pode aumentar a chance de surgir doenças como hipertensão arterial, diabetes e doença cardíaca. Os magros também podem ser afetados com problemas no coração, principalmente se tiverem fatores de risco como colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes tipo 1, tabagismo e história de doença coronária precoce na família.

Mesmo com ausência de fator de risco é possível ter problemas cardíacos – Verdade. Os problemas cardíacos não estão somente relacionados ao infarto, que é causado pela obstrução das artérias do órgão. Há problemas cardíacos de diversas origens e que podem gerar insuficiência cardíaca.

O estresse é um vilão para o coração – Verdade. Somado a outros fatores de risco, o estresse pode aumentar a probabilidade de doença coronária.

Doenças cardíacas atingem apenas idosos – Mito. A incidência de doenças cardíacas aumenta com o avanço da idade. Porém, cada vez mais os jovens se expõe aos fatores de risco para doenças cardiovasculares (sedentarismo, má alimentação, estresse, obesidade, colesterol etc.). Segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, em 2013 houve um aumento de 13% no número de infarto entre adultos de até 30 anos.

Sedentários magros estão livres de doenças do coração – Mito. Mesmo sendo magra, a pessoa sedentária pode ter alterações nos níveis lipídicos, o que pode ajudar a desenvolver doenças cardíacas. Além de saber quais são os fatores de risco, é necessário ter hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular para prevenir as doenças do coração.

Fonte: Press Voice