Inscrições abertas para Concurso de Fotografias Árvores de São Paulo
Maio 29, 2007

Estarão abertas até 6 de agosto de 2007 as inscrições para o 2º Concurso de Fotografias Árvores de São Paulo. A participação está aberta a fotógrafos profissionais ou amadores, com até dois trabalhos por categoria - beleza e relevância. As fotos devem ser coloridas e podem ser encaminhadas em papel ou em arquivo digital (CD). Os premiados receberão cursos livres e livros oferecidos pelo Senac. As árvores fotografadas deverão estar localizadas, obrigatoriamente, na Cidade de São Paulo.

A primeira edição do concurso, realizada em 2006, resultou em uma exposição fotográfica que contemplou as 20 melhores fotos recebidas. Foram inscritas 134 fotos, enviadas por 104 participantes, grande parte delas para a categoria beleza. Nesse caso, a escolha das fotos levou em consideração critérios como composição, corte, cores, além da mensagem transmitida pelo fotógrafo. Já na escolha da categoria relevância os critérios mais observados foram a interação da vegetação com a fauna, a relação da arborização com a Cidade, aspectos da composição da vegetação e do maciço arbóreo, espécie, etc.

João Kulcsár, curador da exposição resultante do primeiro concurso, conta que se surpreendeu com o material recebido na primeira edição. "Os trabalhos ultrapassaram as expectativas tanto em quantidade como em qualidade", comenta. Kulcsár acredita que, com a ampliação do recebimento de trabalhos digitais, um público muito maior estará livre para ver a cidade com outros olhos e participar do concurso.

A segunda edição do Concurso continua com a proposta de mudar a percepção existente da Cidade, sugerindo que as pessoas olhem para São Paulo de forma diferenciada, a fim de descobrir o que existe além do asfalto e do concreto. ''Nos últimos dias a paisagem de São Paulo tem se apresentado bem diferente do que estávamos acostumados a observar, com a Lei Cidade Limpa em vigor, sem faixas e outdors gigantes escondendo a verdadeira cidade, podemos ver mais árvores pelas ruas'', diz ele.

Conheça o regulamento do concurso e os ganhadores do ano passado no site http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente