Concerto da série OSESP MASP relaciona composição de Beethoven a obra de Antônio Parreiras

Setembro 30, 2020

Duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, o MASP e a Osesp retomaram, em agosto de 2020, a série de concertos Osesp MASP. Na próxima quarta, 7 de outubro, às 20h, ocorre a terceira apresentação do programa. Desde 2015, o evento combina arte e música no palco do MASP Auditório.


Crédito: João Musa

Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as apresentações foram reformuladas. Todos os concertos ocorrerão no Auditório do MASP, sem plateia, e serão transmitidos ao vivo pela página do museu no YouTube.

O patrocínio, neste ano, é de Goodyear, Nova Energia e Klabin.

O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre arte e música, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Por isso, cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e composições musicais.

No próximo evento, em 7 de outubro, às 20h, a programação terá uma fala de Sérgio Molina, compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo. Ele relacionará a obra Iracema (1909), de Antônio Parreiras, que pertence ao acervo do MASP, a composições de Ludwig van Beethoven e Alberto Nepomuceno.

As composições serão executadas pelo Quarteto Osesp, formado pelo spalla da Orquestra Emmanuele Baldini e Davi Graton (violinos), Peter Pas (viola) e Rodrigo Andrade (violoncelo).

Serviço

Osesp MASP
7 de outubro, às 20h
Transmissão ao vivo no canal do MASP no YouTube

Palestrante

Sérgio Molina, compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo.

Grupo

Quarteto Osesp
Emmanuele Baldini, violino
Davi Graton, violino
Peter Pas, viola
Rodrigo Andrade, violoncelo

Programa

ALBERTO NEPOMUCENO [1864-1920]
Quarteto nº 3 em Ré Menor - Brasileiro [1891]
Allegro Moderato
Andante
Intermezzo
Allegretto
23 min.

LUDWIG VAN BEETHOVEN [1770-1827]
Quarteto nº 12 em Mi Bemol Maior, Op. 127 [1825]
Maestoso. Allegro.
Adagio ma non Troppo e Molto Cantabile
Scherzando Vivace
Finale: Allegro
37 min.

Obra comentada

Antônio Parreiras
Iracema, 1909
Acervo MASP
Doação Ministro Correia e Castro, 1947
Foto: João Musa