Companhia dos Solilóquios leva teatro de romance ao Sesc Itaquera, na Zona Leste

Julho 31, 2025

De 09 a 16 de agosto de 2025, a Companhia dos Solilóquios (@ciadossoliloquios) se apresenta no Sesc Itaquera, dentro da programação Boca de Cena, que chega à sua quinta edição neste ano. As sessões acontecem no espaço cênico Caixa Preta e fazem parte de um projeto que convida o público a refletir sobre o amor, não só como sentimento, mas como uma força capaz de transformar pessoas e a sociedade. Dentro dessa proposta, a companhia apresenta "Café" e "Doa-se um Sofá Verde Menta", dois trabalhos distintos, mas que compartilham uma abordagem afetuosa e inventiva sobre os vínculos humanos.

No dia 09 de agosto (sábado), às 17h30, o grupo apresenta o espetáculo "Café", uma delicada dramaturgia que acompanha o encontro e a trajetória amorosa de dois rapazes que se conhecem em uma cafeteria. As fases desse relacionamento são narradas a partir da metáfora do preparo de um café — do aroma suave inicial ao gosto amargo do fim — traduzindo emoções em gestos, palavras e movimentos.


Crédito: Rayssa Zago

"Café" une dança, teatro físico e narrativo em uma encenação que celebra o afeto em sua forma mais genuína, a simplicidade da vida e o cotidiano compartilhado. A peça rompe com estereótipos com uma representação natural e leve do amor entre dois homens. A relação acontece com leveza, destacando que corpos dissidentes também vivem histórias amorosas com finais abertos à esperança e à continuidade. O público é convidado a se reconhecer, a se emocionar e a imaginar outras formas de amar e estar no mundo.

Nos dias 15 e 16 de agosto, sexta às 19h e sábado às 17h30, o grupo apresenta "Doa-se um Sofá Verde Menta", uma dramédia carregada de lirismo e humor ácido. Ambientada em um bazar de doações, a peça convida o público a explorar objetos que guardam dedicatórias e memórias, reconstruindo amores passados por meio de cenas ora nostálgicas, ora tragicômicas. Três personagens percorrem esse ambiente remexendo nas histórias deixadas para trás e refletem sobre os vínculos que marcaram seus percursos.

O palco vira uma colcha de retalhos emocionais onde as relações amorosas — com suas contradições e afetos — revelam experiências comuns a todos que já amaram. Em um tempo marcado pela pressa e pelo descarte, o espetáculo propõe uma pausa para refletir sobre o que ainda vale a pena levar adiante.

Serviço: Apresentações da Companhia dos Solilóquios

Espetáculo "Café" - Quando: 09 de agosto de 2025, sábado às 17h30 - Sinopse: Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria e vivem as fases do amor, comparadas ao preparo do café — do sabor suave ao amargo. O espetáculo usa essa metáfora para expressar sentimentos e contar um romance cheio de esperança e perdas. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Link: https://www.sescsp.org.br/programacao/cafe-2/

Espetáculo "Doa-se um sofá verde menta" - Quando: 15 e 16 de agosto de 2025, sexta-feira às 19h, sábado às 17h30 - Sinopse: Três personagens exploram um bazar de doações, onde cada item traz dedicatórias que despertam memórias e histórias de amores passados. Entre humor ácido e leve rancor, a peça explora as narrativas das dedicatórias, que cravam no tempo amores eternos (não tão eternos assim). Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Link: https://www.sescsp.org.br/programacao/doa-se-um-sofa-verde-menta/

Onde: Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera, São Paulo - SP
Grátis - Distribuição de ingressos 1h antes em frente a Caixa Preta - Capacidade: 150 lugares. Acessibilidade: Sim. Estacionamento: Sim
Informações: www.facebook.com/ciadossoliloquios ou @ciadossoliloquios

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php