Julho 31, 2025
De 09 a 16 de agosto de 2025, a Companhia dos Solilóquios (@ciadossoliloquios) se apresenta no Sesc Itaquera, dentro da programação Boca de Cena, que chega à sua quinta edição neste ano. As sessões acontecem no espaço cênico Caixa Preta e fazem parte de um projeto que convida o público a refletir sobre o amor, não só como sentimento, mas como uma força capaz de transformar pessoas e a sociedade. Dentro dessa proposta, a companhia apresenta "Café" e "Doa-se um Sofá Verde Menta", dois trabalhos distintos, mas que compartilham uma abordagem afetuosa e inventiva sobre os vínculos humanos.
No dia 09 de agosto (sábado), às 17h30, o grupo apresenta o espetáculo "Café", uma delicada dramaturgia que acompanha o encontro e a trajetória amorosa de dois rapazes que se conhecem em uma cafeteria. As fases desse relacionamento são narradas a partir da metáfora do preparo de um café — do aroma suave inicial ao gosto amargo do fim — traduzindo emoções em gestos, palavras e movimentos.

"Café" une dança, teatro físico e narrativo em uma encenação que celebra o afeto em sua forma mais genuína, a simplicidade da vida e o cotidiano compartilhado. A peça rompe com estereótipos com uma representação natural e leve do amor entre dois homens. A relação acontece com leveza, destacando que corpos dissidentes também vivem histórias amorosas com finais abertos à esperança e à continuidade. O público é convidado a se reconhecer, a se emocionar e a imaginar outras formas de amar e estar no mundo.
Nos dias 15 e 16 de agosto, sexta às 19h e sábado às 17h30, o grupo apresenta "Doa-se um Sofá Verde Menta", uma dramédia carregada de lirismo e humor ácido. Ambientada em um bazar de doações, a peça convida o público a explorar objetos que guardam dedicatórias e memórias, reconstruindo amores passados por meio de cenas ora nostálgicas, ora tragicômicas. Três personagens percorrem esse ambiente remexendo nas histórias deixadas para trás e refletem sobre os vínculos que marcaram seus percursos.
O palco vira uma colcha de retalhos emocionais onde as relações amorosas — com suas contradições e afetos — revelam experiências comuns a todos que já amaram. Em um tempo marcado pela pressa e pelo descarte, o espetáculo propõe uma pausa para refletir sobre o que ainda vale a pena levar adiante.
Serviço: Apresentações da Companhia dos Solilóquios
Espetáculo "Café" - Quando: 09 de agosto de 2025, sábado às 17h30 - Sinopse: Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria e vivem as fases do amor, comparadas ao preparo do café — do sabor suave ao amargo. O espetáculo usa essa metáfora para expressar sentimentos e contar um romance cheio de esperança e perdas. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Link: https://www.sescsp.org.br/programacao/cafe-2/
Espetáculo "Doa-se um sofá verde menta" - Quando: 15 e 16 de agosto de 2025, sexta-feira às 19h, sábado às 17h30 - Sinopse: Três personagens exploram um bazar de doações, onde cada item traz dedicatórias que despertam memórias e histórias de amores passados. Entre humor ácido e leve rancor, a peça explora as narrativas das dedicatórias, que cravam no tempo amores eternos (não tão eternos assim). Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Link: https://www.sescsp.org.br/programacao/doa-se-um-sofa-verde-menta/
Onde: Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera, São Paulo - SP
Grátis - Distribuição de ingressos 1h antes em frente a Caixa Preta - Capacidade: 150 lugares. Acessibilidade: Sim. Estacionamento: Sim
Informações: www.facebook.com/ciadossoliloquios ou @ciadossoliloquios
Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php