Agosto 17, 2020
No dia 20 de agosto de 2020, às 17h, a Companhia dos Solilóquios vai realizar uma live especial para apresentar o espetáculo de teatro jovem "CAFÉ", convidando as pessoas que estiverem conectadas a compartilhar experiências de amor e de café. O objetivo é conectar jovens de diferentes lugares para uma experiência afetiva em ambiente virtual.
A live será transmitida simultaneamente pelo Facebook do grupo e pelo Facebook da Biblioteca Ricardo Ramos, localizada na Vila Prudente.

Diante da impossibilidade de seguir com as temporadas presenciais que estavam programadas, a Companhia dos Solilóquios adaptou o espetáculo para a internet, buscando na conexão virtual um meio de alcançar os jovens que passam por diferentes conflitos e pela privação da liberdade neste momento.
Criada a partir de um poema escrito pelo dramaturgo Herácliton Caleb, "CAFÉ" é uma peça jovem que aborda as expectativas e rituais de passagem dos romances juvenis para a fase adulta, com verdade e empatia, convidando o público de todas as idades para um momento de aproximação com o universo juvenil.
A montagem, que tem direção e dramaturgia de Bruna Vilaça, atuação de Felipe Herculano e Weslley Nascimento, busca dialogar com o público jovem de forma sincera.
Através de uma conexão verdadeira com suas verdades e inverdades, fugindo de estereótipos e formas caricatas de se retratar a juventude, o espetáculo valoriza o jovem como protagonista de sua própria história, já que uma fatia expressiva deste público, por muito tempo, se viu pouco representada em espetáculos teatrais.
A obra adentra a vida de dois garotos que vivenciam uma trajetória romântica permeada somente por assuntos sobre café. Conflitos, inseguranças, paixões, fantasias, um misto de sensações que permeiam o período da juventude, retratadas com sensibilidade, cuidado e empatia.
"Como é se perceber e perceber o outro, em meio a este grande período de transição que a juventude representa a cada um de nós?" é uma das reflexões propostas por esta montagem cuja encenação ultrapassa o convencional teatro realista, misturando linguagens como artes plásticas, dança-teatro e musicalidades, facilitando a aproximação e a conexão entre a obra e o público jovem.
CAFÉ é um convite para jovens e adultos refletirem sobre a passagem do tempo e sobre como cada um de nós lida com as mudanças inerentes a ela. A montagem marca a estreia da Companhia dos Solilóquios, que busca, através do Teatro Jovem, se aproximar de temas e reflexões muito importantes e necessárias.
Idealizada em 2018, a Companhia dos Solilóquios tem como proposta a montagem de obras inéditas, afim de contribuir com a propagação de dramaturgias exclusivamente brasileiras e de novos formatos cênicos que possuam um grande poder de comunicação com o público, partindo sempre das temáticas sociais referentes ao nosso tempo.
A montagem CAFÉ estreou no Centro Cultural São Paulo em janeiro de 2019, onde realizou uma temporada de grande sucesso de público e repercussão na mídia. A convite da SP Escola de Teatro, realizou sua segunda temporada de abril a maio. Em agosto de 2019, a Companhia dos Solilóquios arrebatou o público em uma temporada de muito sucesso no SESC 24 de Maio, encerrando sua programação do ano uma temporada de circulação pelo Programa Biblioteca Viva. Agora, o grupo realiza uma nova temporada em um dos mais novos espaços culturais da cidade: o Centro Cultural da Diversidade.
Mais informações em: www.facebook.com/ciadossoliloquios
Serviço
CAFÉ
Sinopse: Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo.
Drama, teatro jovem, narratividade
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Onde: www.facebook.com/ciadossoliloquios e www.facebook.com/BibliotecaRicardoRamos
Quando: 20 de agosto de 2020, quinta-feira
Horário: às 17h
Apresentação seguida de bate-papo
Ana Botafogo inspira mostra de dança no Itaú Cultural.
Em sinergia com a exposição da série Ocupação dedicada à artista e um dos maiores nomes do balé clássico do país, a programação apresenta cinco espetáculos com bailarinas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Elas partem do legado de Ana Botafogo para dar luz a outras camadas da atual produção da dança no país. No palco, o clássico serve de base para um diálogo com o contemporâneo, o popular e a tradição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+botafogo+inspira+mostra+danca+itau+cultural.php
Ocupação Ruth Rocha abre o universo da autora que, há cinco décadas, forma gerações com sua literatura para crianças.
Em mais uma exposição dedicada ao público infantil e aos adultos que beberam da mesma fonte, o Itaú Cultural propõe uma jornada pela vida e obra de uma das maiores autoras da literatura infantojuvenil brasileira. Em 2026, Ruth Rocha comemora 50 anos de trajetória e é celebrada com esta mostra, a reedição de um de seus livros e sendo tema da Mancha Verde no próximo Carnaval.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+ruth+rocha+abre+universo+autora+que+cinco+decadas+forma+geracoes+com+sua+literatura+para+criancas.php
Cisne Negro Cia de Dança apresenta o projeto Pluralidades na CAIXA Cultural São Paulo com os espetáculos lnstar e Calunga.
Uma das companhias brasileiras mais referenciadas no país, a Cisne Negro Cia de Dança, sob direção artística de Dany Bittencourt, apresenta programa gratuito e promove bate-papo do elenco e direção com o público após as sessões.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cisne+negro+cia+danca+apresenta+projeto+pluralidades+caixa+cultural+sao+paulo+com+espetaculos+lnstar+calunga.php
Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Irmãs Botero & Amigos, Variedades Urbanas Parte 2, Acrobatas Saltitantes e Pia Fraus.
As atividades são gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+irmas+botero+amigos+variedades+urbanas+parte+acrobatas+saltitantes+pia+fraus.php