Companhia Barco promove festival sobre a escritora Hilda Hilst

Julho 17, 2019

A Companhia Barco, grupo de teatro da capital paulista, promove durante todos os finais de semana do mês de agosto o Festival Arena Hilda Hilst, com apresentações e oficinas de teatro, música, fotografia, escrita, grafite, entre outras. O evento acontece no Teatro de Arena Eugênio Kusnet e tem apoio do Instituto Hilda Hilst, sediado na Casa do Sol, residência da autora durante grande parte da sua vida.

Nas noites de sábado e domingo, a Companhia Barco abre pela primeira vez o espetáculo em construção Ensaio da Fantasia, livremente inspirado no texto Matamoros (da fantasia), parte integrante do livro Tu não te moves de ti (1980). No texto de Hilda Hilst, Maria Matamoros é uma menina que vive com sua mãe numa aldeia. A chegada de um homem de outras terras faz com que a relação das duas entre em conflito e Maria passe a questionar os limites na relação mãe-filha, humano-Deus, criador-criatura. A trama hilstiana vem como o disparador de uma reflexão sobre a arte, o artista e sua criação.

Durante o processo de pesquisa, a obra de Hilda se revelou vasta e diversa. Passando por poesia, prosa, dramaturgia e até mesmo entrevistas com a autora, a Companhia Barco se viu diante de uma obra multifacetada e densa, que mereceria olhares plurais em diálogo. Assim, o grupo de atores estende o convite a diversos coletivos de artistas para a promoção de um festival multiartístico tendo a obra de Hilda como ponto comum de criação. O Festival contará com apresentações de dança, música e teatro; oficinas de encadernação manual, de grafite, de atuação, de improvisação vocal e de escrita; além de debates e mesas sobre a obra de Hilda e de escritoras contemporâneas que se inspiraram em seu trabalho.

A fim de democratizar o acesso às oficinas e apresentações artísticas, o festival contará também com audiodescrição em algumas atividades - detalhadas abaixo - inclusive em duas apresentações do espetáculo Ensaio da fantasia, com data a definir.

Formação, experiência e criação a partir da obra de Hilda

Pensando no caráter formativo da arte, a Companhia Barco acompanhada de parceiros diversos propõe oficinas artísticas durante a realização do festival. As oficinas não têm taxa de inscrição mínima, mas a companhia e os artistas participantes sugerem uma contribuição espontânea e consciente para o artista realizador do trabalho. Além da apresentação do espetáculo Ensaio da fantasia, o público terá acesso às seguintes atividades:

Oficina de grafite: Hilda no muro, com Ju Costa.

Os participantes terão uma introdução às técnicas do grafite - de stencil a pintura com rolo e spray - e depois serão convidados a grafitar o muro em frente ao Teatro de Arena junto à artista. Essa atividade conta com audiodescrição para o público com deficiência visual. Dia 04/08, às 14h.

Oficina A palavra por um fio | Costurando vozes, com coletivo Som a fio.

Um convite à criação de uma costura poética com as palavras e imagens de Hilda Hilst. Uma oficina de integração entre linguagens artísticas: o canto, o bordado e a literatura. Dia 10/08, às 14h.

Roda de conversa Reverbera Hilda Hilst! - as poéticas de Cândida Almeida e Juliana Valverde.

A Companhia Barco convida as escritoras para debater quem foi Hilda Hilst na literatura e na vida, como a obra da artista interferiu e interfere em suas próprias criações. Dia 10/08, às 17h.

Tapeçaria Viva, com Maíra Lira

Construção coletiva de uma trama-instalação utilizando as técnicas de macramê e tear. Serão ensinados pontos básicos de ambas as técnicas para que os participantes possam tecer juntos um mural a partir de fios e nós. A obra permanecerá exposta durante todo o Festival para acolher intervenções do público sobre a percepção individual das experiências vividas ao redor da obra de Hilda Hilst. Dia 11/08, às 15h.

Oficina Voo livre: improvisação vocal, com As Joanas.

A proposta dessa oficina é aproximar o público das possibilidades e do autoconhecimento oferecido pela prática vocal, em especial do canto a partir do improviso. Experimentar, cantar e se permitir ouvir serão os objetivos dessa vivência. Dia 17/08, às 14h.

Oficina Livros de tecido: experiências literárias e táteis, com Luciana Nobre.

A oficina propõe a criação de um livro tátil têxtil. A partir de frases retiradas do texto Matamoros (da fantasia), os participantes poderão criar um livro de tecido e desenvolver imagens para suas páginas. Essa atividade conta com audiodescrição para o público com deficiência visual. Dia 17/08, ás 16h30.

Oficina de criação literária Poemas sonoros, com As Joanas.

Qual é a relação entre poesia e som? O que acontece quando um poema é lido em voz alta? Entrando um pouco mais na obra da poeta e também a partir de referências pessoais dos participantes, será proposto um espaço de experimentação livre de composição de poemas sonoros a partir da pergunta: como o som das palavras se relaciona com o poema? Dia 18/08, às 14h.

Oficina O teatro fora do teatro, com Roberto Borenstein.

O ator Roberto Borenstein, idealizador do Teatro Delivery, abordará o fazer teatral fora de espaços convencionais, sua filosofia e as diferenças básicas entre apresentar em locais privados e públicos. Dia 18/08, às 14h.

Roda de conversa e crítica, com Alcir Pécora.

Professor livre-docente no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP/SP, editor da obra completa de Hilda Hilst e crítico literário, Alcir Pécora propõe uma roda de conversa após uma das apresentações do espetáculo Ensaio da fantasia, trazendo à luz questões do texto da autora. Dia 18/08, às 21h.

Oficina Teatro antitédio, com Companhia Barco.

A partir da obra Pequenas sugestões e receitas de espanto antitédio para senhores e donas de casa durante o Carnaval, publicado originalmente como crônica no jornal Correio Popular em 1993, a Companhia Barco ministrará uma oficina, voltada a atores e não-atores, de jogos teatrais de improviso e interpretação. Dia 24/08, às 14h.

Oficina Matamoros: do texto à imagem, com espaço cultural Vacca Madre.

Oficina de fotografia a partir da leitura e análise de trechos do conto Matamoros (da fantasia). O espaço cultural Vacca Madre conduzirá os participantes pelos elementos simbólicos, os arquétipos e significantes que podem servir de elementos para a construção de uma narrativa visual e fotográfica. A oficina é voltada para o público em geral e conta com audiodescrição para o público com deficiência visual. Dia 24/08, às 14h.

Oficina Fotografia de espetáculo, com espaço cultural Vacca Madre.

O espaço cultural Vacca Madre ministrará uma oficina que tem como objetivo apresentar e testar técnicas básicas de fotografia para a captura de imagens cênicas em espaço fechado e com iluminação de palco. A oficina é voltada para pessoas com equipamento fotográfico de controle manual. Dia 25/08, às 14h.

O Festival Arena Hilda Hilst contará também com apresentações diversas, também sem cobrança de ingresso em valor fixo, mas com estímulo à contribuição consciente do público:

Show de abertura, com grupo vocal As Joanas.

Para dar início ao festival, o grupo vocal As Joanas realiza um show que inclui novas composições a partir de poemas de Hilda Hilst. Essa atividade conta com audiodescrição para o público com deficiência visual. Dia 03/08, às 17h e 04/08 às 16h.

O Verdugo, com Teatro da Vértebra. O grupo teatral apresenta seu último trabalho "O Verdugo", texto de Hilst. Um carrasco de uma aldeia, o Verdugo, hesita em executar um homem que professa discursos revolucionários e é amado pelo povo. A lei é então posta em cheque quando seus representantes ignoram os argumentos do Verdugo e tentam subornar sua família para que a execução aconteça. Dia 04/08, às 14h.

Mostra Teatrinho Nota Zero, com artistas convidados.

Uma mostra de cenas curtas realizada por vários artistas a partir dos textos Teatrinho nota 0, parte integrante da obra Contos d'Escárnio. Dia 11/08, às 14h e 30/08, às 19h30.

Sussurro poético e Diálogo poético, com Companhia Barco.

No Sussurro poético, com aparelhos feitos de conduíte e funil, atores da companhia se espalharão pela Praça Roosevelt e recitarão poesias da autora aos transeuntes que queiram escutá-las. Já na intervenção Diálogo poético, duas cadeiras colocadas frente a frente na Praça Roosevelt e acompanhados da coletânea de poesias da autora, atores da companhia se disponibilizarão a ler e/ou ouvir poesias para/dos transeuntes. Todas as sextas-feiras de agosto, às 21h.

Cortejo Hilda Hilst, com Companhia Barco e convidados. A companhia realizará um cortejo pela Praça Roosevelt e arredores do Teatro de Arena, com músicas e poesias da autora ou com textos que remetam ao seu universo de criação. Todos os sábados de agosto, às 20h e todos domingos de agosto às 19h.

Show de encerramento, com La Once.

O grupo vocal La Once realiza dois shows de música com repertório que inclui canções criadas a partir do universo da autora no último final de semana do festival. Os shows antecedem as últimas apresentações do espetáculo Ensaio da fantasia. Essa atividade contará com audiodescrição para o público com deficiência visual. Dia 31/08, às 18h e dia 01/09, às 17h.

Serviço:

Festival: de 03 de agosto a 1º de setembro, às sextas, sábados e domingos, com atividades das 14h às 22h, de acordo com a programação.
Ensaio da fantasia: sábados às 20h e domingos às 19h.
Contatos: companhiabarco@gmail.com