Com programação adaptada, coletivo Bando Trapos oferece ações online e gratuitas

Julho 16, 2020

O coletivo Bando Trapos conseguiu adaptar parte da programação do projeto Vozes do Campo Limpo, contemplado pela 4° edição do Fomento a Periferia e que estava em andamento quando foi determinado o isolamento social para conter a pandemia do covid-19 no Brasil. Agora alguns eventos, formações e atividades serão online, abertas ao público e gratuitas.



Até o dia 17 de julho os interessados podem se inscrever para participar do Núcleo de Musicalização que acontece até 25 de agosto, todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas, com orientação de Gabriel Ferreira, conhecido como Gago Ferreira. Os encontros acontecem via Zoom e o link é enviado por e-mail após a inscrição.

Sobre Gago Ferrreira

Gago Ferreira é multi-instrumentista de cordas dedilhadas e desenvolve os seus estudos e trabalhos com viola caipira, violão e guitarra. É estudante do quinto ano de Licenciatura em música pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, tem a musicalidade paulistana como tema de seu trabalho de conclusão de curso e de sua Iniciação Científica, com o foco no Cordão Carnavalesco Barra Funda, de 1914. Também é estudante do curso de formação de Viola Caipira na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP com o professor João Paulo Amaral.

Outra possibilidade é o Núcleo Mulher em Cena - Comicidade Negra que acontece sob a orientação de Vanessa Rosa até 05 de agosto, todas as quartas-feiras, das 16 às 18 horas. Não há prazo limite para as inscrições, mas o número de vagas é limitado (até 20 mulheres). "Nossa ideia é saudar, compartilhar e criar espaços de produção de saberes sobre os caminhos possíveis referente às comicidades negras e afro-indígenas, assim como o reconhecimento e o fortalecimento de mestres, coletivos, brincantes e artistas do riso", explica Rosa.

As inscrições para os dois eventos devem ser feitas aqui.

Atividades Lúdicas

No dia 19 de julho, às 15 horas, o artesão e percussionista Tijolo vai mostrar como podem ser feitos alguns instrumentos de percussão, como pandeiros e tambores, com materiais recicláveis. Os interessados aprenderão a confeccionar, finalizar e dar acabamento aos instrumentos. Não é preciso inscrição prévia para participar e o link do evento será divulgado na página do Bando Trapos no Facebook no dia da ação, que será transmitida nessa mesma rede social.

Sobre Tijolo

Tijolo é o apelido que Genivaldo Amaral ganhou dentro da capoeira Angola Irmãos Guerreiros, da qual é membro desde 1992. Trabalhou por quatro anos na fabricação e na confecção de instrumentos percussivos no Instituto Tambor com Poeira, sete anos em Portugal como professor de capoeira e hoje é contramestre do grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros, integrante do grupo Candearte de Cultura Popular e artesão independente.

Bando Trapos recebe no Caldos e Causos

Como acontece desde 2015, o coletivo receberá um grupo, dessa vez o Filhas da Dita, para a apresentação do espetáculo Baú de Histórias: Afromitologias, seguido de bate-papo, no dia 26 de julho, às 16 horas, via Zoom.

Trata-se de uma contação de histórias para todas as idades, em que as Filhas da Dita resgatam, por meio de um espaço lúdico, poético, cênico e musical, mitos da cultura africana. São apresentadas histórias de diferentes orixás, como Iemanjá, Iansã, Oxum, Nanã, Oxalá e Exú através de uma aposta contemporânea de interpretação das atrizes e atores. O público é convidado a fazer parte das histórias, criando assim um espaço de troca de afeto e empatia. Duração: 30 minutos.

Não é preciso inscrição prévia para participar e o link do evento será divulgado na página do Bando Trapos no Facebook no dia da ação, que será transmitida nessa mesma rede social.

Sobre o coletivo

Bando Trapos, coletivo composto por atores, dançarinos, músicos e arte-educadores, mescla a pesquisa em torno do universo da máscara teatral, com a linguagem do teatro de rua, do bufão e da cultura popular, em especial as manifestações vivenciadas junto aos artistas e grupos parceiros, transformando todas estas influências e vivências em músicas, intervenções, poesia e teatro. Em ação desde 2013, o Bando é o grupo mais antigo que atua artisticamente e também na gestão coletiva da sua sede, o Espaço Cultural CITA.

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php