Julho 16, 2020
O coletivo Bando Trapos conseguiu adaptar parte da programação do projeto Vozes do Campo Limpo, contemplado pela 4° edição do Fomento a Periferia e que estava em andamento quando foi determinado o isolamento social para conter a pandemia do covid-19 no Brasil. Agora alguns eventos, formações e atividades serão online, abertas ao público e gratuitas.

Sobre Gago Ferrreira
Gago Ferreira é multi-instrumentista de cordas dedilhadas e desenvolve os seus estudos e trabalhos com viola caipira, violão e guitarra. É estudante do quinto ano de Licenciatura em música pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, tem a musicalidade paulistana como tema de seu trabalho de conclusão de curso e de sua Iniciação Científica, com o foco no Cordão Carnavalesco Barra Funda, de 1914. Também é estudante do curso de formação de Viola Caipira na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP com o professor João Paulo Amaral.
Outra possibilidade é o Núcleo Mulher em Cena - Comicidade Negra que acontece sob a orientação de Vanessa Rosa até 05 de agosto, todas as quartas-feiras, das 16 às 18 horas. Não há prazo limite para as inscrições, mas o número de vagas é limitado (até 20 mulheres). "Nossa ideia é saudar, compartilhar e criar espaços de produção de saberes sobre os caminhos possíveis referente às comicidades negras e afro-indígenas, assim como o reconhecimento e o fortalecimento de mestres, coletivos, brincantes e artistas do riso", explica Rosa.
As inscrições para os dois eventos devem ser feitas aqui.
Atividades Lúdicas
No dia 19 de julho, às 15 horas, o artesão e percussionista Tijolo vai mostrar como podem ser feitos alguns instrumentos de percussão, como pandeiros e tambores, com materiais recicláveis. Os interessados aprenderão a confeccionar, finalizar e dar acabamento aos instrumentos. Não é preciso inscrição prévia para participar e o link do evento será divulgado na página do Bando Trapos no Facebook no dia da ação, que será transmitida nessa mesma rede social.
Sobre Tijolo
Tijolo é o apelido que Genivaldo Amaral ganhou dentro da capoeira Angola Irmãos Guerreiros, da qual é membro desde 1992. Trabalhou por quatro anos na fabricação e na confecção de instrumentos percussivos no Instituto Tambor com Poeira, sete anos em Portugal como professor de capoeira e hoje é contramestre do grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros, integrante do grupo Candearte de Cultura Popular e artesão independente.
Bando Trapos recebe no Caldos e Causos
Como acontece desde 2015, o coletivo receberá um grupo, dessa vez o Filhas da Dita, para a apresentação do espetáculo Baú de Histórias: Afromitologias, seguido de bate-papo, no dia 26 de julho, às 16 horas, via Zoom.
Trata-se de uma contação de histórias para todas as idades, em que as Filhas da Dita resgatam, por meio de um espaço lúdico, poético, cênico e musical, mitos da cultura africana. São apresentadas histórias de diferentes orixás, como Iemanjá, Iansã, Oxum, Nanã, Oxalá e Exú através de uma aposta contemporânea de interpretação das atrizes e atores. O público é convidado a fazer parte das histórias, criando assim um espaço de troca de afeto e empatia. Duração: 30 minutos.
Não é preciso inscrição prévia para participar e o link do evento será divulgado na página do Bando Trapos no Facebook no dia da ação, que será transmitida nessa mesma rede social.
Sobre o coletivo
Bando Trapos, coletivo composto por atores, dançarinos, músicos e arte-educadores, mescla a pesquisa em torno do universo da máscara teatral, com a linguagem do teatro de rua, do bufão e da cultura popular, em especial as manifestações vivenciadas junto aos artistas e grupos parceiros, transformando todas estas influências e vivências em músicas, intervenções, poesia e teatro. Em ação desde 2013, o Bando é o grupo mais antigo que atua artisticamente e também na gestão coletiva da sua sede, o Espaço Cultural CITA.
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php