Com o tema Perspectivas Políticas, XV Semana das Artes do Corpo da PUC-SP pretende se inserir na programação cultural da cidade e propor diálogo com a população

Setembro 18, 2018

Organizada por alunos do curso de Artes do Corpo da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a XV Semana das Artes do Corpo acontece entre os dias 24 e 28 de setembro na Casa Líquida (R. Alves Guimarães, 1417 – Pinheiros), na própria universidade (R. Monte Alegre, 984 e R. Ministro Godoy, 969 – Perdizes) e no Teatro Tucarena (R. Bartira, esquina com a R. Monte Alegre, 1024 – Perdizes). A programação, composta por 26 apresentações que incluem espetáculos, oficinas, aberturas de processos, ações performativas, vídeos e rodas de conversa, é gratuita e aberta ao público.
Nesta edição, a ideia da semana é a busca pelo diálogo. "Diante de uma sociedade que está acostumada com dois lados, queremos ver terceiros, quartos e quintos para escapar às bolhas impostas pelas redes sociais, para fugir das certezas e para entrar em contato com o que nos é alheio", destacam os idealizadores do evento. Para tanto, os alunos contaram com grande adesão de professores e artistas, que irão oferecer aulas e debates abertos.
Um dos destaques da programação é a conversa sobre políticas identitárias com a professora e crítica de dança Helena Katz. Outra conversa interessante acontece sobre a temática do teatro nô, forma clássica de teatro profissional japonês que combina canto, pantomima, música e poesia. Haverá apresentação de trecho do trabalho do grupo Yoroboshiza, do professor Toshi Tanaka. E continuando com a ideia de produzir um espaço de diálogo saudável, os performers Chris Mello, Samira Brandão, Luciana Ramin e Maurício Ianês comporão a mesa de debate "Perspectivas Performativas".
O "Encontro Trágico", com turmas da Escola de Artes Dramáticas e de Comunicação das Artes do Corpo, é um dos exemplos das diversas apresentações que ocorrerão na semana. Além disso, haverá espaço também para oficinas, como a "Poesia Sonora", com Lucila Tragtenberg.
Com financiamento praticamente nulo, a programação só será possível devido ao engajamento dos alunos, artistas, professores e daqueles interessados nas propostas. "Também é importante a visibilidade que o evento traz ao curso. Muitas pessoas que participam da semana acabam ingressando na graduação de Artes do Corpo em seguida", comenta Junior Lima, um dos alunos envolvidos na edição atual. Ele, que está há três anos integrado com a programação, conta que ao longo deste período notou-se uma preocupação coletiva para que o evento tivesse um alcance mais amplo, trazendo à PUC e a outros espaços da cidade outro público que não apenas o ligado à instituição. "A Semana também é uma oportunidade para que os alunos experimentem na prática questões políticas e artísticas estudadas ao longo ano", conta Junior, complementando que neste ano haverá um encontro inédito entre alunos da PUC e da EAD (Escola de Arte Dramática), da USP, que irão apresentar material cênico e debater acerca de temas presentes em tragédias gregas.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira, dia 24 de setembro

14h - Ritual de abertura
15h30 – O Amaral Amarelo: gestação + Flerte vibracional nº 4, com Caroline do Amaral e Narany Mireya
16h30 – Workshop de Mapas, com Adriano Chuva
18h30 – Processo Aberto – Arthur A. Baldin
19h – Eu nasci aqui, com Samira BR
20h – Exibição de curtas: Cartilha do Estrangulamento (2018) por Painformer; Ao Lado (2016), dirigido por Taine Araújo; Saltatitório - Matiz de um intervalo (2018), dirigido por Renata Lembo. Haverá conversa após exibição.

*Neste dia, todas as atividades acontecem na Casa Líquida.

Terça-feira, dia 25 de setembro

10h – As teias do corpo - Abertura de processo da turma 18, com Francisco Medeiros (Tucarena)
12h – À vista, com Katie Carnicelli (Prainha)
14h – Encontro trágico: turma 17 + turma 70 EAD (Sala 519 – 5º andar – Prédio novo + Tucarena)
17h – Bagaça Class, com Késsia Midory (Tucarena)
19h – Ou Via do Ponto Cego, com Via Querida Eu (Tucarena)
20h – Abertura de processo da ColetivA Brada (Sala 529 – 5º andar – Prédio novo)


Quarta-feira, dia 26 de setembro

11h – FAROFA.TRA! - Abertura de processo do TCC em Dança (Tucarena)
14h30 – Núcleo de Improvisação Zélia Monteiro (Tucarena)
17h30 – Perspectivas performativas (Tucarena)
20h – Faca Lâmina, com PAY (Tucarena)


Quinta-feira, dia 27 de setembro

10h – Oficina: Poesia sonora, com Lucila Tragtenberg (Tucarena)
14h – Teatro Nô, com Grupo Yoroboshiza (Tucarena)
18h – Corpa gorda como instrumento do caos, com Anna Lima/La Sacerdotiza (Prainha)
20h – [:a.cinema:], com Rodrigo Gontijo, Sérgio Basbaum e Dino Vicente (Tucarena)


Sexta-feira, dia 28 de setembro


10h – Perspectivas políticas: as políticas identitárias, com Helena Katz (Sala 529 – 5º andar – Prédio novo)
13h30 – Perspectivas futuras: encontro com ex-alunos de Comunicação das Artes do Corpo (Sala 529 – 5º andar – Prédio novo)
16h30 – O mais longe daqui, com Projeto Rolê (Pátio da Cruz – Prédio velho)
18h – As formas de dizer que te amo e objetos afiados - parte II, com Kênia Bergo (Prainha)
20h – Em carne VIVA, com Coletivo Encarnadas (Prainha)
21h30 – Mundo Grande, com Taine Araújo (Sala

Semana das Artes do Corpo nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Site

Fonte: ensaiocomunica@gmail.com