Com exibições online e gratuitas, 1º Festival Caminhos da Cultura reúne música, poesia, teatro e dança para o público adulto e infantil

Agosto 12, 2021

A primeira edição do Festival Caminhos da Cultura acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto. Completamente gratuito e online, com transmissões realizadas pelo YouTube, o festival aposta na diversidade artística e reúne música, poesia, dança e teatro para todos os públicos.

Abrindo a programação, na sexta (20/08), às 21h, a atriz Mel Lisboa encena monólogo adaptado de "Madame Blavatsky".

No sábado, às 18h, o coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira traz o espetáculo "Makhala". A partir das 19h, Ekena assume o palco com seu poderoso show de voz e violão. Um pouco depois, às 20h30, o Pagode da Dessa embala aquela boa roda de samba na sala de casa.

Já no domingo, às 14h, tem "Bloquinho" para toda a família. Às 15h10, Sarau da Ponte Pra Cá. E às 17h, encerrando a primeira edição do projeto, o grupo "Os Capoeira".

"Pensamos em um circuito de atividades que fossem potentes, acessíveis e extremamente necessárias para amplificar a relação e o olhar para o patrimônio cultural brasileiro. Nossa ideia é deixar um legado de reforço e convivência íntima, e ao mesmo tempo coletiva, com a nossa arte através dos canais digitais, abrangendo apresentações imperdíveis para diversos públicos, agentes culturais, crianças, historiadores e até mesmo estrangeiros", ressalta Thaisa Samahá, Head de Planejamento da Oficina de Alegria, proponente da ação.

Traduzido em libras, o festival será transmitido da Casa de Cultura Os Capoeira, em São Paulo, e realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lab Lei Aldir Blanc nº 40/2020.

"O Caminhos da Cultura já seria importante em qualquer momento: é diverso, mistura diferentes artes e diferentes artistas – todos juntos num mesmo festival. Mas no atual contexto, ficamos ainda mais felizes em poder oferecer não somente estes momentos de escape e emoção para o pessoal que está em casa, como espaço e oportunidade para esses incríveis artistas e profissionais que seguem resistindo pela nossa cultura", acrescenta Mariana Bussab, co-fundadora da Casa de Cultura Os Capoeira.

Serviço

Programação online do 1º Festival Caminhos da Cultura

Sexta, dia 20/08
21h às 22h25 - Espetáculo Monólogo Madame Blavatsky com Mel Lisboa

Sábado, dia 21/08
18h às 19h - Espetáculo de dança Makhala com Rubens Oliveira
19h às 20h30 - Show Voz e Violão Ekena
20h30 às 22h20 – Show Pagode da Dessa

Domingo, dia 22/08
14h às 15h10 – Bloquinho
15h10 às 17h00 – Sarau da Ponte pra Cá
17h00 às 18h50 – Os Capoeira

Todas as apresentações serão transmitidas pelos canais no YouTube Oficina de Alegria e da Casa de Cultura Os Capoeira

Outras notícias

Gira Perifa realiza oficinas de cordel gratuitas na Zona Sul de São Paulo.
As atividades acontecem nos dias 24 e 31 de outubro eexigem inscrição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gira+perifa+realiza+oficinas+cordel+gratuitas+zona+sul+sao+paulo.php

Trupe DuNavô celebra o circo com apresentações no Galpão do Folias.
Grancirco DuNavô traz para o centro do picadeiro as múltiplas formas de família. Entre números clássicos de mágica, dança, equilíbrio e palhaçaria, o espetáculo mistura humor e poesia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trupe+dunavo+celebra+circo+com+apresentacoes+galpao+folias.php

LaMínima inicia a celebração dos 30 anos de circo e teatro com circulação do Cabaré LaMínima ao Máximo.
Companhia criada em 1997 por Domingos Montagner e Fernando Sampaio reúne números de três décadas de repertório e inicia a programação que marca seus 30 anos; apresentações acontecem em teatros, praças e ruas de São Paulo e da região metropolitana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/laminima+inicia+celebracao+dos+anos+circo+teatro+com+circulacao+cabare+laminima+maximo.php

Circo Luz recebe teatro, música, palhaçaria e atrações para o Dia das Crianças em outubro.
Programação gratuita no Bom Retiro reúne apresentações de Translúcida, Banda Cardume, Julian Saintt, Gêmeas Dias e Trupe Cirandá, além de atividades circenses.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+luz+recebe+teatro+musica+palhacaria+atracoes+para+dia+das+criancas+outubro.php

Trançando Arte inaugura Salão Comunitário de Tranças na Zona Norte e promove festa de Dia das Crianças.
Espaço criado pelo projeto será utilizado para atendimentos gratuitos à comunidade e para a prática das participantes da formação em tranças afro. Programação especial de Dia das Crianças terá decoração, atividades e distribuição de brindes para crianças do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trancando+arte+inaugura+salao+comunitario+trancas+zona+norte+promove+festa+dia+das+criancas.php

Circo Marambio estreia temporada na �gua Branca às vésperas do Dia das Crianças.
Pela primeira vez na região, circo reúne artistas de diferentes gerações em sessões a partir de 9 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+marambio+estreia+temporada+agua+branca+vesperas+dia+das+criancas.php

Dança sem Fronteiras leva dança e audiodescrição à Biblioteca Louis Braille.
Oficinas de Performance e Narrativas exploram voz, corpo e diferentes formas de perceber e descrever os espaços do CCSP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/danca+sem+fronteiras+leva+danca+audiodescricao+biblioteca+louis+braille.php