Coletivo Tresbeira une a oralidade de Guimarães Rosa e Mia Couto em projeto que valoriza a literatura em bibliotecas públicas

Agosto 12, 2021

Inspirados nos universos literários de Guimarães Rosa e Mia Couto, o Coletivo Tresbeira ocupa virtualmente cinco bibliotecas públicas e comunitárias na cidade de São Paulo com o projeto Meio a Meio o Rio Ri: Quando a Palavra de Guimarães Deságua em Mia Couto e Inunda Tudo.

As ações acontecem na Biblioteca Pública Paulo Duarte, nos dias 16, 18, 20, 23 e 25 de agosto, às 13h; na Biblioteca Municipal Clarice Lispector, nos dias 30 de agosto, 1º, 3, 7 e 9 de setembro, às 20h; na Biblioteca Comunitária EJAAC, nos dias 13, 15, 17, 21 e 13 de setembro, às 20h; na Biblioteca Pública Brito Broca, nos dias 28 e 30 de setembro e 4, 6 e 8 de outubro, às 17h; e na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de outubro, às 20h.

A ocupação artística será transmitida pelas redes sociais das bibliotecas e será composta por diversas atividades virtuais. Serão apresentadas narrações e contação de história dos contos escolhidos, seguidas das ações reflexivas, momento onde os especialistas convidados Cintia Ribeirão da Rocha e Serginho Henrique falam a respeito da obra dos dois autores; os integrantes do coletivo também participam comentando suas impressões e relação com o texto. Os assuntos abordados nessas ações serão trazidos de forma a dar uma visão sobre o processo artístico do grupo. Ainda compõem o quadro de atividades da ocupação as postagens de vídeos curtos com leituras dramáticas, chamados de pílulas narrativas, e de composições com fotografias feitas durante o processo criativo do projeto, as aparições poéticas. Ambas as atividades exploram elementos do universo virtual a fim de trazer para o público uma experiência sensível e mais próxima das obras e também oferecer uma prévia das contações de histórias.

São 7 contos selecionados, sendo três de Guimarães Rosa (Desenredo, A Terceira Margem do Rio e Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha) e quatro de Mia Couto (Nas Águas do Tempo, O Cesto, Rosita e O Dia Em Que Explodiu Mabata-bata). Cada biblioteca terá uma ordem diferente de apresentação, sendo escolhido um conto por dia de apresentação.

Foi na universidade, durante a graduação em Artes Cênicas pela Unicamp, que o grupo de artistas se debruçou sobre a recriação de imagens e cenários encontrados em Grande Sertão: Veredas e sua reverberação em contos do moçambicano Mia Couto. Ainda com o nome d'A Pedra Cia, criaram o espetáculo Carcaças, em 2017. Após rearticulações e já instalados na capital paulista como Coletivo Tresbeira, em 2019, decidiram seguir com a investigação deste ambiente literário e buscar um diálogo mais próximo com o público desenvolvendo parcerias com bibliotecas e centros culturais valorizando os espaços públicos de leitura capilarizados por toda a cidade de São Paulo.

O nome do projeto - Meio a Meio o Rio Ri - é uma referência à canção Terceira Margem do Rio, de Caetano Veloso e Milton Nascimento, criada a partir do conto homônimo de Guimarães Rosa, exemplo da relação direta entre a música e as obras escolhidas.

Ao escolher as bibliotecas públicas e comunitárias, em sua maioria com localizações periféricas, o grupo acredita na força da relação como convite ao conhecimento e leitura, não só desses universos poéticos, mas de toda a importância do ato de ler. Além da urgência em incluir esses espaços nos roteiros de fruição artística, em diferentes linguagens.

Ficha técnica

Intérpretes Criadores: Eder Asa, Fernanda Pio e Gabriel Góes. Pesquisa, criação e execução musical: Lucas G. Pesquisa, criação e execução audiovisual: Augusta Gui. Figurino e visualidades: Eder Asa. Iluminação, Identidade visual e social mídia: Gabriel Góes. Pesquisadores convidados: Cintia Ribeiro da Rocha e Serginho Henrique. Direção de Produção: Beatriz Magosso. Produção executiva: Beatriz Magosso e Fernanda Pio.

Siga o Coletivo Tresbeira no Instagram: @coletivo_tresbeira

Serviço

Meio a Meio o Rio Ri: Quando a Palavra de Guimarães Deságua em Mia Couto e Inunda Tudo.

Contação de História + Ações reflexivas + pílulas narrativas + aparições poéticas
Duração: 30 minutos.
Classificação etária: Livre
Ingressos: Grátis

Biblioteca Pública Paulo Duarte
Dias 16, 18 e 20 de agosto - Segunda, quarta e sexta-feira, às 13h.
Dias 23 e 25 de agosto - Segunda e quarta-feira, às 13h.
Contos: A Terceira Margem, Desenredo, O Cesto, O Dia Em Que Explodiu Mabata-Bata e Nas Águas do Tempo.
Transmissão: https://www.facebook.com/BPPauloDuarte/

Biblioteca Municipal Clarice Lispector
Dia 30 de agosto e dias 1º e 3 de setembro - Segunda, quarta e sexta-feira, às 20h.
Dias 7 e 9 de setembro – Terça e quinta-feira, às 20h.
Contos: Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha, Rosita, O Dia Em Que Explodiu Mabata-Bata, Nas Águas do Tempo e A Terceira Margem.
Transmissão: https://www.facebook.com/bibliotecapublicaclaricelispector/

Biblioteca Comunitária EJAAC
Dias 13, 15 e 17 de setembro - Segunda, quarta e sexta-feira, às 20h.
Dias 21 e 23 de setembro - Terça e quinta-feira, às 20h.
Contos: O Cesto, Rosita, Desenredo, Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha e O Dia Em Que Explodiu Mabata-Bata.
Transmissão: https://www.facebook.com/bibliotecaejaac/

Biblioteca Pública Brito Broca
Dias 28 e 30 de setembro - Terça e quinta-feira, às 17h.
Dias 4, 6 e 8 de outubro - Segunda, quarta e sexta-feira, às 17h.
Contos: Nas Águas do Tempo, Rosita, O Dia Em Que Explodiu Mabata-Bata, A Terceira Margem e Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha.
Transmissão: https://www.facebook.com/bibliotecabritobroca/

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
De 18 a de outubro - Segunda a sexta-feira, às 20h.
Contos: O Cesto, Desenredo, Rosita, Nas Águas do Tempo e Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha.
Transmissão: https://www.facebook.com/bijmlobato/