Abril 25, 2025
A partir de 25 de abril de 2025, o Coletivo Noroest ( @coletivonoroest ), estreia uma temporada do espetáculo de breaking "Vértebras Quebradas", que coloca o corpo periférico e sua força de resistência no centro da cena . Ao todo, serão realizadas 10 apresentações — cinco na capital paulista e cinco em cidades do interior e região metropolitana, incluindo Campinas, Indaiatuba, Mauá, Caieiras e Cajati. Em todas as sessões, o público poderá participar de uma roda de conversa pós-espetáculo e todas as atividades contarão com tradução em LIBRAS.
No dia 25 de abril (14h), a apresentação acontece na Casinha do Sonhar - Espaço Cultural, na Zona Leste. Em 27 de abril (10h), a apresentação será no Quilombo da Parada - Instituto Esperança Garcia, na Zona Noroeste, e em 06 de maio (10h e 14h) no CCA Dom Macário, na Zona Norte.
Dirigido por Igor Souza, o espetáculo propõe um mergulho profundo nas realidades de corpos periféricos que, em constante transformação, resistem e se reinventam frente aos desafios cotidianos. "Queremos mostrar a potência desta coluna vertebral periférica. Corpos que buscam existir, resistindo. Entendendo que o caminho é se conectar para não se quebrar e sim quebrar correntes negativas", afirma o diretor. "De um jeito ou de outro, aprendemos a nos virar. Somos corpos em constante adaptação e transformação", completa.
"Vértebras Quebradas" nasceu das vivências do Coletivo Noroest, trazendo uma leitura potente da cultura Hip Hop como ferramenta de transformação social. Fruto de um processo criativo intenso, o espetáculo foi precedido por ações formativas em territórios com pouco acesso à cultura, promovendo reflexões e trocas de saberes a partir das experiências periféricas.
O projeto Autonomia Periférica, Manifesto das Bordas foi contemplado no Edital LPG 20/2023 – Difusão Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Informações: www.facebook.com/ColetivoNoroest e www.instagram.com/coletivonoroest
Ficha Técnica
Direção artística: Igor Souza. Intérpretes Criadores: Bruce Cardoso, Edvan Silva, Elias Soares, Igor Souza, Laura Berteli e Munique Tavares. Figurino: Coletivo Noroest. Sonoplasta: Eddie Guedes. Designer gráfico: Nara Ramires. Registro Videográfico: Victor Godoi. Registro Fotográfico: Lusca Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Junior Cecon.
Serviço
Espetáculo "Vértebras Quebradas"
Com Coletivo Noroest
Sinopse: Um corpo que dança, resiste e se reinventa. Este espetáculo nasce do encontro entre o breaking, o circo, o teatro, a poesia e a música — uma celebração da potência criativa que emerge das bordas. Em cena, corpos periféricos desenham sua própria anatomia de resistência, atravessados por instabilidades e urgências sociais, onde cada gesto carrega marcas, histórias e sonhos. É um manifesto em movimento, onde o chão instável vira palco e a arte, abrigo. Duração: 40 minutos.
Classificação Livre - Grátis - tradução em LIBRAS
25 de abril de 2025 (sexta-feira) - Horário: 14h - Onde: Casinha do Sonhar - Espaço Cultural - Endereço: R. Pixinguinha, 259 - Jardim Cláudia, São Paulo - SP
27 de abril de 2025 (domingo) - Horário: 10h - Onde: Quilombo da Parada - Instituto Esperança Garcia - Endereço: Estrada do Alambique, 53E - Estância Jaraguá, São Paulo
06 de maio de 2025 (domingo) - Horário: 10h e 14h (duas sessões) - Onde: CCA Dom Macário - Endereço: R. Amambaí, 1415 - Vila Maria, São Paulo- SP
Fonte: Luciana Gandelini - Assessoria de Imprensa
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php