Coletivo Noroest estreia temporada do espetáculo de breaking Vértebras Quebradas

Abril 25, 2025

A partir de 25 de abril de 2025, o Coletivo Noroest ( @coletivonoroest ), estreia uma temporada do espetáculo de breaking "Vértebras Quebradas", que coloca o corpo periférico e sua força de resistência no centro da cena . Ao todo, serão realizadas 10 apresentações — cinco na capital paulista e cinco em cidades do interior e região metropolitana, incluindo Campinas, Indaiatuba, Mauá, Caieiras e Cajati. Em todas as sessões, o público poderá participar de uma roda de conversa pós-espetáculo e todas as atividades contarão com tradução em LIBRAS.

Vértebras Quebradas - Coletivo Noroest
Crédito: Lusca

No dia 25 de abril (14h), a apresentação acontece na Casinha do Sonhar - Espaço Cultural, na Zona Leste. Em 27 de abril (10h), a apresentação será no Quilombo da Parada - Instituto Esperança Garcia, na Zona Noroeste, e em 06 de maio (10h e 14h) no CCA Dom Macário, na Zona Norte.

Dirigido por Igor Souza, o espetáculo propõe um mergulho profundo nas realidades de corpos periféricos que, em constante transformação, resistem e se reinventam frente aos desafios cotidianos. "Queremos mostrar a potência desta coluna vertebral periférica. Corpos que buscam existir, resistindo. Entendendo que o caminho é se conectar para não se quebrar e sim quebrar correntes negativas", afirma o diretor. "De um jeito ou de outro, aprendemos a nos virar. Somos corpos em constante adaptação e transformação", completa.

"Vértebras Quebradas" nasceu das vivências do Coletivo Noroest, trazendo uma leitura potente da cultura Hip Hop como ferramenta de transformação social. Fruto de um processo criativo intenso, o espetáculo foi precedido por ações formativas em territórios com pouco acesso à cultura, promovendo reflexões e trocas de saberes a partir das experiências periféricas.

O projeto Autonomia Periférica, Manifesto das Bordas foi contemplado no Edital LPG 20/2023 – Difusão Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Informações: www.facebook.com/ColetivoNoroest e www.instagram.com/coletivonoroest

Ficha Técnica

Direção artística: Igor Souza. Intérpretes Criadores: Bruce Cardoso, Edvan Silva, Elias Soares, Igor Souza, Laura Berteli e Munique Tavares. Figurino: Coletivo Noroest. Sonoplasta: Eddie Guedes. Designer gráfico: Nara Ramires. Registro Videográfico: Victor Godoi. Registro Fotográfico: Lusca Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Junior Cecon.

Serviço

Espetáculo "Vértebras Quebradas"
Com Coletivo Noroest
Sinopse: Um corpo que dança, resiste e se reinventa. Este espetáculo nasce do encontro entre o breaking, o circo, o teatro, a poesia e a música — uma celebração da potência criativa que emerge das bordas. Em cena, corpos periféricos desenham sua própria anatomia de resistência, atravessados por instabilidades e urgências sociais, onde cada gesto carrega marcas, histórias e sonhos. É um manifesto em movimento, onde o chão instável vira palco e a arte, abrigo. Duração: 40 minutos.
Classificação Livre - Grátis - tradução em LIBRAS

25 de abril de 2025 (sexta-feira) - Horário: 14h - Onde: Casinha do Sonhar - Espaço Cultural - Endereço: R. Pixinguinha, 259 - Jardim Cláudia, São Paulo - SP

27 de abril de 2025 (domingo) - Horário: 10h - Onde: Quilombo da Parada - Instituto Esperança Garcia - Endereço: Estrada do Alambique, 53E - Estância Jaraguá, São Paulo

06 de maio de 2025 (domingo) - Horário: 10h e 14h (duas sessões) - Onde: CCA Dom Macário - Endereço: R. Amambaí, 1415 - Vila Maria, São Paulo- SP

Fonte: Luciana Gandelini - Assessoria de Imprensa

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php