Coletivo Menelão apresenta A cigana, o palhaço e o astronauta no Teatro Arthur Azevedo

Abril 25, 2025

Nos dias 29, 30, 31 de maio e 01 de junho de 2025, de quinta, sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 18h, o Coletivo Menelão de Teatro ( @coletivomenelao ) apresenta o espetáculo "A cigana, o palhaço e o astronauta" no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, em São Paulo. Os ingressos são gratuitos, e na sessão dia 31 de maio haverá tradução em LIBRAS, e no dia 01 de junho, Audiodescrição.

Misturando performance, música e interação com o público, o espetáculo "A cigana, o palhaço e o astronauta" narra a última tentativa de um grupo teatral de existir como coletivo. Em uma peça-festa itinerante, os espectadores são convidados a escolher entre três pontos de vista — cigana, palhaço ou astronauta — e acompanhar, em grupos, histórias simultâneas que se cruzam ao longo da encenação.

Com forte inspiração na obra "Balada de um Palhaço", de Plínio Marcos, o trabalho reflete sobre as despedidas cotidianas, os desafios do fazer artístico e a utopia da coletividade. A montagem ocupa espaços não convencionais e transforma cada sessão em uma instalação cênica interativa, onde teatro, música e projeções constroem uma experiência sensorial única.

A cigana o palhaço e o astronauta Rai do Sol

As ações são do projeto "Coletivo Menelão - 10 anos de insistência no ABC Paulista", contemplado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Informações: www.facebook.com/coletivomenelao e www.instagram.com/coletivomenelao

Ficha Técnica

Encenação, dramaturgia e produção: Coletivo MENELÃO. Elenco: Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos. Sonoplastia e discotecagem: Mica Matos. Texto: Denise Hyginio. Fotografia: Rai do Sol. Estúdio: Cafofinho. Design: LAH Studio. Redes Sociais: Raffael Santos. Intérpretes de Libras: Sabrina Caires e Karina Nonato. Design de luz: ACID QZ. Costureira: Sônia Aparecida. Conceição Áudios: Caroline Varani. Vídeos: Berenice Filmes. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini

Serviço

Espetáculo "A cigana, o palhaço e o astronauta" (Teatro Adulto)
Com Coletivo Menelão de Teatro
Sinopse: Partida: Jogo, início, saída, romper, fugir, desvincular-se de algo ou alguém, mesmo que doa e você não queira. Nos entremeios do adeus, três figuras transitórias nos acompanham: Uma cigana, um palhaço e um astronauta. Partir é ato sem volta que requer coragem. Nesta experiência o público é conduzido a uma peça-festa de despedida, que pode ser a de qualquer pessoa presente neste encontro-espetáculo. Adeus!

Duração: 150 minutos. Grátis - Classificação etária: acima de 16 anos

Quando: 29 de maio a 01 de junho 2025 - Horários: Quinta, sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 18h

Onde: Teatro Arthur Azevedo - Sala Multiuso - Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo
Acessibilidade: Rampas de acesso e elevador - Capacidade: 70 lugares - Estacionamento: Sim

No dia 31 de maio haverá intérprete de Libras e no dia 01 de junho, Audiodescrição

Pessoas com deficiência que utilizarão o recurso de audiodescrição na sessão do dia 01/06, podem solicitar os ingressos pelo e-mail coletivomenelao@gmail.com, até um dia antes do espetáculo.

Outras notícias

Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php

Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php

Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php

NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php

Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php

Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php

Sesc Belenzinho apresenta Helena Black, a drag queen contadora de histórias.
A programação acontece de 22 de agosto a 13 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+belenzinho+apresenta+helena+black+drag+queen+contadora+historias.php

Sucesso de público e crítica, Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, da Cia. Mungunzá, ganha nova temporada na Funarte SP.
Espetáculo dirigido por Luiz Fernando Marques, aborda o sentimento de imobilidade vivido pelas pessoas nos dias de hoje.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sucesso+publico+critica+poema+suspenso+para+uma+cidade+queda+cia+mungunza+ganha+nova+temporada+funarte.php

Em agosto, espaço ºAndar, tem programação intensa com teatro e cursos todos os dias da semana.
Entre os destaques do mês, estão os espetáculos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/agosto+espaco+ºandar+tem+programacao+intensa+com+teatro+cursos+todos+dias+semana.php

Musical O Céu de Bibi Ferreira estreia em São Paulo no Centro Cultural FIESP.
A temporada vai de 20 de agosto a 20 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+ceu+bibi+ferreira+estreia+sao+paulo+centro+cultural+fiesp.php