Coletivo Garapa apresenta leitura dramática da obra Postais para Charles Lynch

Novembro 08, 2017

Neste sábado, 11 de novembro, às 11h, o coletivo Garapa realiza uma leitura dramática referente ao trabalho Postais para Charles Lynch, que aborda os linchamentos no Brasil e integra a mostra Corpo a Corpo, em cartaz no IMS Paulista até dia 30 de dezembro. O evento é gratuito e possui vagas limitadas.

O livro "Postais para Charles Lynch" é dividido em três partes. Na primeira, fotogramas dos vídeos de linchamento têm seus códigos numéricos manipulados com a inserção dos comentários que os acompanham nas redes sociais. Os comentários destroem o código das imagens e causam uma distorção visual que lembra os antigos ruídos de televisão.

A segunda parte traz o roteiro de vídeo de um linchamento fictício, que será interpretado por atores no evento, para mostrar como o teatro da violência tem uma estrutura conhecida e repetida. Estão ali as cenas e os personagens arquetípicos, incluindo linchadores e instigadores, apaziguadores e espectadores, policiais, câmera e linchado.

O livro termina com um arquivo de todos os filmes assistidos, reunido num índice e numa fita magnética que permite a conservação de longo prazo e que só pode ser acessada com equipamento específico. É como uma cápsula do tempo terrível, embalada em couro e aço.

Na mostra Corpo a Corpo os artistas Jonathas de Andrade, Sofia Borges, Letícia Ramos, Bárbara Wagner e os coletivos Garapa e Mídia Ninja foram convidados a pensar sobre o retrato, individual ou coletivo, e sobre como as imagens podem nos ajudar a enxergar os conflitos sociais que emergiram no Brasil nos últimos anos. O mote da exposição é o uso do corpo como um elemento de representação social e atuação política – seja pela presença física e simbólica nos espaços públicos, seja como o veículo condutor da câmera, seja como lugar de expressão da individualidade, que aproxima e separa os indivíduos. A exposição conta com um catálogo com seis opções de capa.

Serviço
Leitura dramática de Postais para Charles Lynch
Data: 11 de novembro
Horário: às 11h
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista
Local: Galeria 2
Gratuito
Mais informações: 2842-9120

Fonte: barbara.aguiar@ims.com.br