Clube de Leitura discute obra do poeta angolano Ondjaki, no Sesc Vila Mariana

Maio 16, 2016

No dia 24 de maio, terça-feira, a partir das 19h30, o Sesc Vila Mariana convida o público amante da literatura para um debate sobre a obra "Os Transparentes" do escritor angolano Ondjaki. O encontro acontecerá na Sala de Leitura da Unidade, com mediação de Rita de Cássia Natal Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O Clube de Leitura é uma série de encontros mensais em que o público se reúne para compartilhar suas experiências literárias, dúvidas e impressões de leitura sobre as mais variadas obras. Trata-se de um espaço interativo, onde os amantes dos livros dividem suas bagagens literárias, sempre com a mediação de um profissional especializado no tema abordado.

A obra "Os transparentes" descreve as histórias de protagonistas simples, habitantes da cidade de Luanda, que vivem e compartilham seus afetos e suas memórias. São personagens surpreendentes, ricos em complexidade humana, que desejam, choram, festejam, lutam e fantasiam. Eles contam suas histórias, relembram os tempos da guerra e fazem planos para o futuro. No decorrer da narrativa surgem personagens como autoridades, fiscais, jornalistas, pesquisadores, todos interessados nas riquezas naturais do país e enredados na experiência urbana de uma grande cidade africana. Neste romance, o estilo do autor permanece inconfundível, tanto por seu humor franco conjugado a crítica inteligente, como por sua habilidade narrativa que sempre leva o leitor a uma vigorosa aventura ficcional.

O escritor e poeta Ondjaki, tem formação em sociologia. Nasceu em Luanda (Angola), no ano de 1977. Suas obras foram traduzidas para diversas línguas, entre elas: francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e polonês. Em outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Juvenil, com o romance AvóDezanove e o Segredo do Soviético.

Serviço

Clube de Leitura
Obra: "Os Transparentes" (2012) - Ondjaki
Mediação: Rita de Cássia Natal Chaves
Dia 24 de maio, terça-feira, às 19h30 horas
Local: Sala de Leitura (5º andar – Torre A)
Duração: 120 minutos
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo - SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br